1. Introdução
O modelo de franquias é uma excelente opção para quem sonha em abrir um negócio próprio, mas não sabe ao certo por onde começar. Ou, até mesmo, está procurando um formato que seja altamente rentável. Isso porque, o modelo de franquias oferece estrutura e grande suporte aos franqueados durante todo o processo, sem contar que você tem acesso às estimativas de faturamento e lucratividade da franquia antes mesmo de começar.
Nesse sentido, abrir uma franquia de idiomas é uma excelente aposta, devido à demanda constante por pessoas de todas as faixas etárias em aprender novas línguas. O público existe e o potencial de sucesso é enorme!
Ficou interessado, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como ter uma franquia de sucesso na área? Continue lendo o nosso artigo e descubra!
2. Por que investir em uma franquia?
As franquias são uma excelente opção para quem está cansado de trabalhar para os outros e sonha em empreender. Investir em uma franquia é a solução que muitos encontram quando querem conquistar autonomia e abrir um negócio próprio. Por quê? A seguir, vamos listar ótimos motivos do porquê uma franquia pode ser exatamente o modelo de negócio que você está procurando!
2.1 Investimento baixo e faturamento alto
Um dos grandes atrativos de abrir uma franquia é o valor do investimento inicial que, dependendo da franquia escolhida, pode ser infinitamente menor do que aquele que você precisaria dispor para estruturar e consolidar uma marca do zero.
A cereja no topo do bolo é que você já sabe qual será a previsão de faturamento do seu negócio e em quanto tempo você poderá recuperar o seu investimento antes mesmo de começar. Por investir em uma marca já conhecida, o retorno costuma ser rápido e o faturamento alto. Ou seja, a segurança de que o seu negócio dará certo é muito maior.
2.2 Suporte e apoio do franqueador
As chances de obter sucesso com uma franquia são maiores do que com um negócio próprio e que está partindo do zero, justamente, porque você conta com todo o suporte e experiência do franqueador.
Além de possuir grande conhecimento sobre o mercado e o público-alvo, o franqueador te dará todo o apoio e treinamentos necessários sobre gestão de franquias para promover a sua escola e fazer o negócio crescer e ser lucrativo. Outro ponto muito bacana é o fato de que a maioria das franqueadoras investe em treinamentos constantes dos seus franqueados e esse é um diferencial crucial para obter sucesso no mercado.
2.3 Planejamento sem surpresas
Quando abrimos um negócio próprio sozinhos, temos que desenvolver todo o planejamento, não apenas estratégico, mas também prever os custos das instalações e os fatores externos que possam influenciar no sucesso da escola.
Numa franquia, esse risco é muito menor, senão inexistente. A franqueadora já possui a experiência e conhecimentos necessários para elaborar um plano de negócios consistente e que preveja todos os riscos e oportunidades que você possa vir a enfrentar. Além disso, você saberá exatamente quais os custos envolvidos para abrir e manter a sua franquia, evitando surpresas desagradáveis.
2.4 Mais segurança e tranquilidade
Resumindo, investir em uma franquia traz muito mais tranquilidade e segurança, uma vez que você está amparado por pessoas que possuem profundo conhecimento do mercado e terá a oportunidade de trabalhar com uma marca já conhecida e consolidada.
O índice de risco é baixo e os resultados são comprovados e garantidos pela própria história e suporte que a franqueadora dará a você.
3. Conheça o mercado de franquias
Mesmo com a crise, o mercado de franquias no Brasil continua crescendo nos últimos anos e a estimativa é que ele não pare por aí.
De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o franchising cresceu 8,3% no Brasil em 2015, sendo que o segmento de Educação e Treinamento já corresponde a 6,6% do faturamento total das franquias brasileiras.
Ainda falando especificamente sobre o segmento de Educação e Treinamento, o crescimento foi de 12% em 2014 e de 8,7% em 2015 (em relação aos anos anteriores). Ou seja, esse é um segmento bastante promissor para quem está pensando em investir em uma franquia.
Quer mais um dado bacana? Ainda de acordo com a ABF, o número de novas lojas franqueadas abertas cresceu 14,7% em 2015, sendo que apenas 4,4% do total de lojas foram fechadas.
3.1 Projeções e tendências
Para 2016, a expectativa é que o mercado de franquias no Brasil apresente um incremento de 6% a 8% no faturamento, de acordo com dados da ABF. Uma excelente projeção para o momento em que o país está vivendo.
Muitas franquias brasileiras também estão expandindo para o exterior. Para ter uma ideia, o segmento de Educação e Treinamento já representa 12% das marcas brasileiras que estão em outros países, um potencial enorme de expansão para os negócios.
Outra oportunidade muito grande no mercado de franquia são os nichos, ou seja, pequenas parcelas da população que possuem necessidades e desejos específicos e que não conseguem encontrar marcas ou alternativas que as ajudem.
Por fim, o mundo está se tornando cada vez mais digital, por isso, a demanda por serviços à distância e integrações entre a internet e espaços físicos são cada vez maiores. Franquias que oferecem modelos de negócios adaptados a este universo, com certeza, já saem na frente no mercado!
4. Como abrir uma franquia de idiomas?
Agora que você já está convencido de que abrir uma franquia de idiomas é o melhor caminho para obter sucesso e empreender, vamos dar algumas dicas sobre como começar e escolher a melhor opção entre as disponíveis no mercado!
4.1 Pesquisa e escolha da franquia
O caminho para ter uma franquia de sucesso começa antes mesmo de você abrir o negócio. Lembre-se que você está investindo dinheiro e tempo nessa decisão e, por isso, ela deve ser muito bem pensada.
Antes de começar a pesquisa sobre as opções de franquias de idiomas, estude o máximo que puder sobre o mercado. Dessa forma, você estará munido de todas as informações importantes quando começar a entrar em contato com os franqueadores.
Outro ponto muito importante é avaliar a marca, o planejamento de negócio e o suporte que cada franqueadora oferecerá para você. Veja se o posicionamento da marca e o formato da franquia têm a ver com você e com o que está procurando. Esses itens serão essenciais para tomar a melhor decisão.
4.2 Localização e infraestrutura
Agora que você já escolheu a franquia de idiomas mais adequada, chegou a hora de pôr a mão na massa e começar a estruturar, de fato, a escola. Provavelmente, a franqueadora te dará todo o apoio necessário durante esse processo. Mesmo assim, é muito importante estar atento a fatores como a localização da escola, renda média dos moradores do bairro e outros negócios e escolas de idiomas que podem atrair ou repelir os clientes.
Atente-se também para a estrutura do imóvel. Veja se é possível ter um estacionamento próprio e se o imóvel comporta salas de aulas, de reuniões e a área administrativa. Tente visualizar também se o imóvel escolhido tem potencial de melhorias para futuras expansões que você possa querer fazer.
4.3 Equipe e metodologia de ensino
Esse é um fator-chave para o sucesso da sua franquia de idiomas. Afinal, serão os professores, a equipe de funcionários e a metodologia de ensino que atrairão e manterão os alunos satisfeitos com a sua escola.
Monte uma equipe que tenha a ver com a proposta da franquia e com a sua visão de negócio. Mantenha-os constantemente treinados e atualizados sobre as novidades do mercado e esteja sempre por perto para garantir o melhor atendimento aos alunos.
Também é importante inovar e manter o ritmo de aperfeiçoamento da escola. Pense em quais os diferenciais que você pode oferecer para fidelizar e atrair novos alunos constantemente, como atividades extras e culturais, que facilitam o aprendizado e inserem o aluno diretamente no contexto do idioma.
Definir uma metodologia de aulas atraente é essencial para o sucesso de um escola de idiomas. Pense em como ensinar inglês de forma divertida e descomplicada, seja com bastante conversação ou com jogos e brincadeiras. O importante aqui é fazer com que os alunos sejam estimulados e notem o progresso que estão fazendo no aprendizado.
5. Gestão de franquias
Não é só porque a sua franquia de idiomas está funcionando a todo vapor que o trabalho parou por aí! Muito pelo contrário, ele acabou de começar!
A gestão de um negócio, independentemente do modelo ou do segmento, deve ser acompanhada de perto desde os primeiros passos. Caso contrário, você jamais conseguirá avaliar se a sua franquia está obtendo lucro e em quais pontos é necessário melhorar.
Vamos falar um pouco mais sobre a gestão de franquias a seguir!
5.1 Indicadores de sucesso
Como saber se você tem uma franquia de sucesso? Bom, o primeiro passo é determinar quais são os indicadores que mostram se a sua escola está alcançando os resultados ou não.
Definir os objetivos a curto, médio e longo prazo para o seu negócio é essencial. Porém, para saber se eles estão sendo alcançados, é preciso também traçar os indicadores de resultados para cada iniciativa. Esses indicadores serão o seu guia ao longo dos meses e dos anos para saber se a sua franquia está crescendo e o que precisa ser melhorado para que ela chegue lá.
5.2 Controlar para melhorar
Nós só conseguimos mudar e melhorar as coisas se estivermos atentos ao que está acontecendo. Por isso, quando falamos em gestão de franquias, é essencial monitorar e avaliar constantemente o desempenho da sua escola.
Fique atento não apenas aos resultados e indicadores internos, como também aos números da sua franqueadora, do mercado, concorrentes e do país como um todo. Quanto mais informações você tiver, mais preparado estará para enfrentar ameaças e aproveitar oportunidades.
5.3 Estude e se desenvolva
Mesmo com todo o apoio e suporte que a franqueadora te dará, é muito importante manter-se atualizado sobre as práticas de gestão de franquias e de negócios em geral. Estudar sobre o tema permitirá com que você consiga otimizar os processos da escola, acompanhar mais de perto os resultados e encontrar os gargalos que precisam ser melhorados para, dessa forma, diminuir os custos e aumentar o lucro do negócio.
Mantenha-se aberto a conhecer e ouvir sugestões de todos os lados: da franqueadora, dos funcionários e dos alunos, e saiba como usar essas informações de forma com que a sua escola obtenha mais vantagens competitivas.
Também não deixe de pesquisar e implementar novos métodos de ensino e atividades que diferenciem a sua escola das demais. Que tal promover algumas atividades em sala de aula que ajudem o aluno a praticar o idioma enquanto aprende mais sobre a cultura do país? Você ainda pode levar nativos para conversar com os alunos, exibir filmes, promover passeios, entre outros.
Outro ponto importante e que não pode nunca ser deixado de lado é a escolha e aperfeiçoamento dos professores. Garanta com que os professores conduzam as aulas de acordo com a metodologia de ensino definida e mantenham-se sempre atualizados, não apenas com as normas gramaticais do idioma, mas também sobre os acontecimentos e a cultura dos países.
6. Métodos de vendas
A essa altura, você já deve estar perguntando: quando vamos começar a falar de dinheiro? Pois saiba que chegou a hora!
Todos os pontos que tratamos até aqui ajudarão — e muito — na gestão e vendas da sua franquia. No entanto, ainda temos mais algumas dicas que você precisa conhecer para implementar um método de vendas de sucesso e potencializar o faturamento da sua franquia de idiomas. Vamos lá!
6.1 Funil de vendas
Já ouviu falar em funil de vendas? Esse é um processo que consiste em acompanhar o seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento sobre a sua escola até o fechamento da matrícula.
É muito importante entender e monitorar o funil de vendas, pois ele permitirá saber exatamente em que ponto o seu cliente está e o que precisa ser feito para que ele continue o processo se efetive, de fato, em uma matrícula.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada etapa do funil e comentar algumas estratégias que você pode usar para aumentar a taxa de conversão da sua escola.
Topo do funil
O topo do funil é onde está concentrada a maior porção de pessoas. Aqui, o seu cliente acabou de tomar consciência de que possui um problema que precisa ser resolvido, como “preciso me desenvolver profissionalmente para conseguir uma promoção” ou “faço uma viagem para o exterior em breve e quero conseguir me comunicar bem”. Note que o cliente ainda não está em busca de uma solução, ou um serviço, para sanar esse problema, uma vez que ele acabou de tomar consciência sobre ele.
Meio do funil
Descendo um pouco mais no funil de vendas, chegamos ao momento em que o seu cliente já está ciente do problema e começará a buscar por uma solução. Ele ainda não sabe ao certo quais as opções e nem se realmente escolherá alguma delas. Nesse ponto, o cliente começa a pesquisar mais detalhadamente sobre as opções disponíveis no mercado.
Fundo do funil
Chegamos agora na etapa em que o seu cliente já está decidido a fazer uma escolha e fechar o negócio. No fundo do funil, o cliente pesquisa mais a fundo sobre o seu negócio e o compara com alguns concorrentes antes de tomar uma decisão e efetivar a compra.
6.2 Por quê preciso conhecer o funil de vendas?
Quando você conhece e acompanha os seus clientes no funil de vendas, consegue saber exatamente como abordar e o que oferecer em cada momento do processo.
Quer um exemplo? Suponhamos que um cliente sentiu agora a necessidade de aprender um novo idioma. Nesse primeiro momento, ele não está interessado em ouvir sobre a metodologia ou os diferenciais e condições de pagamento da sua escola, ele apenas quer entender um pouco mais sobre quais as opções disponíveis para que esse problema seja resolvido. Por isso, se você chegar até ele com um discurso focado na escola, é bem capaz que você afaste um cliente em vez de conquistar um novo aluno.
Outro benefício em conhecer o funil de vendas da sua escola é conseguir identificar exatamente em que momento você está perdendo clientes. Se for no fundo do funil, por exemplo, vale analisar se os concorrentes estão oferecendo algum diferencial que a sua escola não tem ou se as condições de pagamento não estão adequadas, por exemplo.
7. Aposte no marketing para a sua franquia de idiomas
O marketing e a divulgação da sua escola são essenciais para abrir e manter uma franquia de idiomas de sucesso. Afinal, se as pessoas não ficarem sabendo sobre os seus diferenciais e promoções, você nunca conseguirá conquistar ou fidelizar os alunos.
Leia os próximos tópicos e veja como investir da forma correta em marketing para potencializar os resultados da sua franquia de idiomas!
7.1 Saiba que o marketing digital é a bola da vez
Cada vez mais, as pessoas estão conectadas e recorrem à internet para buscar informação e manter contato com amigos e familiares. O marketing digital não é mais um modismo há muito tempo e, não investir em presença on-line e não aproveitar o potencial dos canais digitais é o equivalente a perder negócios.
Uma das grandes vantagens em investir no marketing digital é que não há a necessidade de dispor de grandes orçamentos, como acontece em campanhas em revistas ou jornais, por exemplo. As redes sociais, o e-mail marketing, as campanhas no Google, entre outros, também permitem que você acompanhe e analise os resultados em tempo real, possibilitando a otimização dos investimentos.
7.2 Invista em conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força para divulgar negócios e atrair clientes qualificados. Ele consiste em conhecer a fundo o seu público-alvo e criar formas de educá-lo sobre a importância dos cursos que a sua escola oferece, fazendo com que eles a procurem de forma espontânea.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo não “empurra” a sua escola para potenciais alunos, como no marketing tradicional, mas sim, desenvolve estratégias para mostrar a importância dos seus cursos e tornar a sua escola conhecida.
Investir em conteúdo é uma excelente estratégia para divulgar e potencializar os resultados da sua franquia de idiomas! Que saber como fazer isso? Parece muito complicado, mas não é!
Conheça bem o seu público
O primeiro passo para fazer marketing de conteúdo é entender e conhecer muito bem quem é o seu público-alvo e em que momento do funil de vendas ele está (você viu que está tudo relacionado, não é mesmo?). Com essas informações em mãos, você consegue não apenas direcionar a comunicação, como também criar materiais e produzir conteúdos que ajudem os clientes a passar pelos níveis do funil e fecharem o negócio.
Conteúdo de alta qualidade
A criação de conteúdo exclusivo e relevante para o seu público é a grande chave para divulgar a sua escola na internet. Isso porque, o conteúdo tem como objetivo educar e ajudar os seus clientes a resolverem seus problemas e, consequentemente, chegarem até você.
Quando você investe em conteúdo, você diminui a necessidade de ter uma equipe de vendas inflada ou de realizar grandes esforços comerciais, uma vez que o seu público virá naturalmente até você. E o mais importante: aqueles que procurarem a sua escola, serão leads altamente qualificados e com grandes chances de se tornarem clientes rentáveis para o seu negócio.
8. Conheça o sucesso das franquias de escolas de inglês
Nos últimos anos, as franquias de idiomas vêm ganhando destaque no mercado como um dos segmentos do franchising de maior crescimento e rentabilidade. Isso acontece, porque o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, fazendo com que as pessoas invistam em educação para conquistarem melhores cargos e salários. O inglês deixou de ser um diferencial no currículo há muito tempo para tornar-se um item essencial para qualquer profissional.
8.1 Ensinar inglês é um ótimo negócio
Se você ainda não está convencido de que investir em uma franquia de idiomas é um excelente negócio, nós temos mais alguns dados para você!
Em 2014, o segmento de idiomas gerou mais cerca de R$ 10 bilhões para o franchising brasileiro, sendo que existem mais de 20 milhões de pessoas no Brasil interessadas em estudar inglês. Além disso, apenas 2% da população brasileira fala inglês fluente. E sabe o que esses dados significam? Que há um potencial enorme para as franquias de idiomas e um público altamente interessado em consumir esse tipo de serviço.
8.2 Sucesso na prática
Quer um exemplo prático de como uma franquia de idiomas pode ser um excelente negócio? Com um investimento inicial de R$ 49 a R$ 102 mil, é possível obter o retorno desse investimento dentro de 3 a 12 meses apenas. Nesse modelo, você tem uma lucratividade média de 40% e apenas 50 alunos já custeiam toda a operação da sua escola!
Quer saber como isso é possível? Além de muita dedicação e do suporte que a franqueadora te dará, manter uma escola de idiomas de sucesso está diretamente relacionado ao formato de ensino e à equipe administrativa e de professores que você irá construir. Por isso, esteja sempre atento às novidades da área de educação e use a criatividade para buscar novas formas de ensino e manter os professores motivados.
9. Conclusão
Investir em uma franquia de idiomas é uma excelente opção para quem busca autonomia e sonha em abrir um negócio próprio. O caminho para o sucesso é longo, mas você não estará sozinho: a franqueadora te dará todo o apoio necessário para começar, fazer a gestão e encontrar formas de crescer e se destacar em relação aos concorrentes.
Quer saber ainda mais sobre o assunto e receber dicas que te ajudarão durante essa jornada? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do mercado de franquias e saiba mais sobre como abrir uma franquia de idiomas de sucesso!