Com o agravamento da crise econômica e o crescimento das taxas de desemprego no Brasil, experimentamos também um aumento da evasão e a dificuldade de reter alunos em uma escola de idiomas. Ao terem as finanças mais apertadas, as pessoas, apesar de saberem da importância de aprender uma segunda ou terceira língua, acabam deixando a matrícula para outra oportunidade.

Porém, apesar de esse fato soar como uma má notícia para os empreendedores do ramo, é necessário também esclarecer que é justamente nos momentos de crise onde se pode inovar. Com criatividade é possível repensar e desenvolver ótimas estratégias para reter um aluno em sua escola e atravessar a “maré baixa”, sem grandes prejuízos.

A realidade é que a demanda por cursos de idiomas está somente represada. Encontrando maneiras de fazê-la fluir novamente, é possível manter a estabilidade do negócio. Pensando nisso, confira abaixo algumas estratégias que podem ser bastante efetivas nesse sentido!

1. Investir no relacionamento e inclusão

Essa, sem sombra de dúvidas, é a melhor estratégia para se investir na hora de reter um aluno. Como você já deve saber, há muita competitividade no ramo de escola de idiomas.

Isso, somado à instabilidade econômica e ao fato de que os consumidores estão muito mais exigentes nos dias de hoje, torna imprescindível o desenvolvimento de um bom relacionamento com seus alunos. Ao fazer com que as pessoas se sintam incluídas, os níveis de evasão tendem a cair de maneira significativa

Manter um relacionamento próximo e cordial com todos os alunos, estando atento às necessidades pessoais de cada um, é uma maneira de fazer com que eles se sintam queridos e contemplados. Além disso, oferecer uma metodologia de ensino de qualidade ajuda muito nessa questão.

Tente envolver-se também não só com as pessoas matriculadas, mas também com seus familiares e com a comunidade no entorno da escola. Organizar uma festa no bairro, aberta a todos, é uma excelente maneira de divulgar seu negócio e interagir com as pessoas.

Lembre-se sempre: o marketing boca a boca ainda é extremamente poderoso. Por isso, faça com que as pessoas tenham coisas positivas a dizer sobre a sua escola.

2. Oferecer cursos específicos

Os cursos regulares, oferecidos durante todo o ano, apesar de terem muito valor agregado, costumam também ser os mais onerosos para o bolso dos alunos. Em vista disso, oferecer outras modalidades de cursos, mais curtos e baratos, voltados a objetivos específicos, pode ser uma excelente forma de reter alunos e driblar os efeitos da crise.

Quem sabe um curso intensivo para quem vai fazer um intercâmbio ou estudar no exterior? Ou então, alguma opção exclusivamente voltada ao ramo dos negócios?

Mesmo em momentos de instabilidade econômica, muitas pessoas têm a necessidade (profissional ou estudantil) de desenvolver fluência em outro idioma com um propósito particular. Por isso, esteja atento a estas demandas!

3. Flexibilizar pagamentos e negociar vantagens

Para reter alunos, nem sempre baixar os preços pode ser uma boa saída. Essa estratégia pode, inclusive, fazer com que você acumule prejuízos em longo prazo. Dentro desse contexto, flexibilizar as formas de pagamento e negociar vantagens pode se mostrar muito mais efetivo.

Algumas escolas de idiomas têm apostado no oferecimento de seguros para seus alunos no momento da matrícula. Assim, caso a pessoa fique desempregada ou passe por dificuldades financeiras durante o curso, a sua permanência na escola fica assegurada até que ela termine o módulo que contratou. Claro que, a escola arca com os eventuais prejuízos, caso o aluno realmente necessite fazer uso do seguro.

Porém, essa estratégia é bastante efetiva na retenção do aluno, pois o receio de fechar um contrato de longa duração é amenizado. Ademais, ela não costuma trazer prejuízos significativos para a escola visto que, quem realmente necessita utilizar o seguro o faz, em média, durante três a cinco meses. Além disso, quando a situação financeira deste estudante se estabiliza, as chances de ele realizar uma nova matrícula são altíssimas!

Outras estratégias que costumam funcionar na hora de reter um aluno é oferecer descontos para grupos, familiares ou determinadas faixas de idade, por exemplo. Flexibilizar as formas de pagamento ou facilitar o parcelamento das mensalidades também costumam ser estratégias bastante efetivas nesse sentido.

4. Contar com o apoio de uma franquia

Para quem está pensando em começar uma escola de idiomas, o momento atual pode parecer desfavorável para investir. Porém, é possível amenizar bastante os riscos do empreendimento ao ter o apoio estratégico e administrativo de uma franquia consolidada.

Além de poder contar com a expertise de uma empresa com anos de experiência nesse ramo, existe também a vantagem de já sair na frente da concorrência ao utilizar um nome que possui um peso considerável no mercado. Fora que, como franqueado, você poderá contar com todo o apoio da franqueadora no que diz respeito a questões administrativas e de gestão, o que diminui muito os riscos do negócio vir a naufragar.

Por fim, ser franqueado de uma marca célebre e com valor reconhecido entre os consumidores, é a receita certa na hora de atrair e, mais do que isso, reter um aluno. Afinal, ele já conhece aquela marca e confia em sua qualidade. Isso faz com que nem você nem sua equipe necessitem fazer grandes esforços para “convencê-lo”.

Para quem é dono de uma escola de idiomas, a tarefa de manter um estudante se tornou imprescindível para a sobrevivência do negócio. É necessário atuar, na prática, para que o empreendimento seja sustentável em longo prazo e mantenha o nível de competitividade alto diante da concorrência.

Por isso, alie as estratégias descritas nesse post com outras que você mesmo pode criar e as coloque em ação o mais rápido possível! Acredite, você colherá os frutos dessas ações muito antes do que imagina!

Agora é a sua vez! Quais estratégias você utiliza para reter alunos em sua escola de idiomas? Você conhece alguma outra que não foi citada nesse artigo? Conte para nós aqui nos comentários e ajude a enriquecer a discussão sobre esse assunto! Suas contribuições podem ser bastante úteis para outras pessoas!