A cada geração, novos métodos de ensino precisam ser implementados para capturar a atenção dos alunos e otimizar o ensino. As pessoas têm muitos elementos proporcionando distrações no dia a dia, o que torna o aprendizado mais difícil e oferece desafios para os professores.

Felizmente, com o tempo surgem, também, avanços tecnológicos e novos conceitos que tornam este processo mais fácil tanto para o professor como para o estudante. Hoje em dia, é possível utilizar os recursos da internet para investir em comunicação, acesso à cultura, aplicação de conhecimentos de sala de aula no mundo real e muito mais.

O ensino em uma aula de inglês, especialmente, pode ser revolucionado por meio de mudanças com potencial para otimizar o entendimento e o engajamento dos alunos com o conteúdo. Pensando nisso, reunimos, a seguir, 9 recursos e materiais pedagógicos para te ajudar a montar uma aula de inglês incrível. Confira!

1. Filmes, séries e games

A cultura pop faz parte do universo de muita gente, principalmente dos jovens. Como boa parte destes produtos vêm dos EUA, é possível utilizá-los para fortalecer o ensino de inglês junto aos alunos. Experimente trazer algum sucesso do cinema ou dos seriados e exiba o conteúdo somente com o áudio original. Em turmas iniciantes ou intermediárias, coloque a legenda em inglês. Já para as mais avançadas, deixe apenas o áudio.

Você também pode recomendar títulos para serem assistidos em casa e comentados na próxima aula. Por fim, os games são outra alternativa presente no universo dos estudantes, sendo a maioria deles em inglês.

2. Videoconferência na aula

A tecnologia por trás do Skype e outros programas semelhantes tornou irrelevantes as distâncias físicas. Para treinar a pronúncia e a compreensão, considere incluir videoconferências na sua aula de inglês. Você pode requisitar a ajuda de um nativo falante da língua inglesa para se comunicar com os alunos sem precisar se locomover até a sala de aula. Isso permite até que estrangeiros possam participar da aula diretamente de seus países de origem, criando um intercâmbio incrível.

3. Passeios virtuais

O aprendizado do idioma inglês gera não só a possibilidade de se comunicar com estrangeiros como também a de aproveitar todo um novo universo cultural disponível a eles. Através de aplicativos de realidade virtual (VR), tours em 360° ou websites convencionais, é possível ter acesso ao acervo de vários museus e bibliotecas de todo o mundo. Alguns exemplos são o Van Gogh Museum, de Amsterdã, e o American Museum of Natural History, em Nova York.

4. Foco nas redes sociais

É difícil ver alguém que não tenha uma predileção pelo Facebook, Twitter ou Instagram. As redes sociais fazem parte do universo de muita gente, em especial dos jovens. Você pode aproveitar todo o potencial delas para proporcionar um conteúdo mais interativo para os seus alunos. Existem muitas publicações em inglês nas redes sociais, de forma que os estudantes podem encontrar assuntos de seus interesses e, ao mesmo tempo, praticar o idioma. Estimule este exercício recomendando perfis e páginas para seguirem nestas plataformas.

5. Compartilhamento de livros digitais

Graças a todo o conteúdo literário em inglês disponível em domínio público e a facilidade de ler livros digitais em tablets ou e-readers, esta acaba sendo uma excelente maneira de otimizar o ensino da língua. Ao mesmo tempo, estimula o hábito da leitura nos alunos. No Project Gutenberg, você consegue encontrar uma vasta seleção de livros em inglês com cópia livre em múltiplos formatos, inclusive aqueles suportados pelo iPad, Kindle, entre outros. Recomende o site ou alguns livros específicos e proponha atividades relacionadas.

6. Storytelling

É uma parte natural do ser humano se engajar em histórias. Narrativas possuem muito mais atenção de um público do que qualquer outro tipo de comunicação. Os professores de inglês podem integrar este conceito à aula de inglês, apostando no storytelling em vez de uma matéria fria enumerada por tópicos. Você pode desenvolver personagens e enredos que girem em torno do aprendizado do idioma, utilizando elementos do cotidiano dos seus alunos e aproveitando o desenvolvimento narrativo para incluir o conteúdo letivo.

botao_CTA_estudo_viabilidade

7. Apresentações interativas

O material tradicional de ensino do idioma pode ser reformulado com a ajuda dos recursos dinâmicos da tecnologia disponível hoje. Em vez de apresentar séries de slides estáticos que podem perder a atenção dos alunos, que tal utilizar apresentações interativas? Inclua imagens, vídeos, links para a web e tudo mais que o conteúdo da aula permitir. Você pode criar tudo usando sites como o Google Drive ou o Prezi. Lembre-se de sempre disponibilizar estes arquivos para os estudantes, o que otimiza os estudos deles depois da lição.

8. Pesquisas aprofundadas

Aprender um novo idioma abre as portas para muitas possibilidades novas envolvendo pesquisas. Quem possui domínio da língua inglesa tem acesso a várias fontes estrangeiras para completar trabalhos sobre qualquer assunto. Apresente este potencial para a sua turma ao designar pesquisas a serem desenvolvidas por eles. Escolha um tópico e restrinja as buscas ao inglês, de maneira que os alunos precisarão procurar dados neste idioma na web. Assim, a aula de inglês consegue se tornar interdisciplinar, agregando conhecimentos de outras áreas.

9. Recursos de gamificação

Os games deixaram de ser apenas produtos de entretenimento para ditarem rumos em outras áreas. Uma delas é a Educação. O conceito de gamificação consiste em implementar elementos dos jogos no aprendizado. Pense em criar pequenas “missões” para seus alunos envolvendo os assuntos da lição da aula ou premiá-los com títulos após certas conquistas. É possível, por exemplo, criar um ranking baseado em performance de modo que todos desejem chegar ao topo através de vários critérios de avaliação. Considere todas as possibilidades e monte um planejamento de gamificação para a sua turma que traga mais produtividade a todos.

E então, que tal implementar algumas destas tendências em sala de aula e acompanhar os resultados? Quer receber várias outras dicas e novidades sobre o universo do ensino de idiomas diretamente na sua caixa de e-mail? Basta assinar a nossa newsletter e você terá acesso a várias dicas e conteúdos com foco na inovação e no aprendizado!