A tarefa de ensinar requer comprometimento e habilidade dos professores para que o aluno tenha êxito na aprendizagem. No entanto, esse profissional precisa estar atento aos acontecimentos da sala de aula para ajudar as crianças a se desenvolverem na parte acadêmica e comportamental.

Neste post vamos falar um pouco melhor sobre como lidar com as famosas panelinhas em sala de aula e como você, professor, pode ajudar os alunos que sofrem algum tipo de pressão desses grupos, contribuindo para seu desenvolvimento social. Acompanhe!

O que são as panelinhas

As panelinhas em salas de aulas são grupos de crianças que se unem por meio de afinidades e interagem apenas entre si, deixando de lado outros alunos que não fazem parte desse grupo.

A criação desses tipos de grupos é normal na sociedade e podem auxiliar no desenvolvimento do aluno na medida em que estimula a liberdade de expressão de cada um. Porém, quando em exagero, esses grupos trazem malefícios para seus membros e para as outras crianças que passam a ser hostilizadas por eles.

A panelinha e as amizades

As panelinhas estimulam os relacionamentos interpessoais e a amizade na medida em que seus membros estão em contato uns com os outros, trocando experiências, conhecimentos e aprendizados e, no ambiente escolar, elas podem ajudar na socialização.

Porém, é observado que na maioria dos casos, as panelinhas formadas em escolas contribuem para situações de exclusão de outros alunos e práticas de bullying, que é todo tipo de violência, física ou psicológica, praticada intencionalmente contra pessoas que não falam ou pensam a mesma linguagem delas.

Neste momento, as panelinhas perdem o sentido de estimular a amizade e tornam-se motivo de preocupação para os educadores, que precisam tomar atitudes a fim de lidar com esses grupos e superar os problemas que podem surgir para os outros alunos.

Práticas que podem ajudar a mudar essa situação

Quando as panelinhas começam a causar os problemas que citamos acima, elas acarretam diversos malefícios para o rendimento dos alunos que as compõem e, principalmente, para os que não fazem parte delas. Vamos citar aqui as principais práticas que podem ser adotadas pelos educadores para reverter essa situação e construir um ambiente ideal de aprendizagem para todos os alunos.

Mantenha maior aproximação e conhecimento dos alunos

O primeiro passo para minimizar os problemas que as panelinhas em sala de aula podem causar é criar uma relação de proximidade com os alunos. É importante entender melhor os sentimentos do aluno e quais os motivos que fazem com que ele pertença ou não a determinado grupo.

A professora precisa também entender o emocional do aluno e trabalhar de acordo com aquilo que cada criança pode oferecer, estimulando assim os pontos fortes e minimizando os pontos fracos. É importante que os problemas dessa fase não sejam levados durante os próximos anos escolares.

Promova maior relacionamento interpessoal entre todos

O segundo passo para que as panelinhas sejam quebradas e todas as crianças possam se conhecer e se relacionar melhor deve surgir por meio de estímulos ao relacionamento entre as diferentes pessoas.

Aqui, por meio de atividade lúdicas, o educador pode organizar grupos mistos para que os colegas se conheçam melhor e troquem experiências, aprendendo a valorizar as qualidades de cada indivíduo. Por meio de brincadeiras é possível reforçar o companheirismo, a cumplicidade e o trabalho em equipe.

Estimule a amizade fora da sala de aula

Outro ponto importante para reduzir o impacto negativo das panelinhas é estimular a amizade fora da sala de aula, nos intervalos, lanches e em casa. Aqui, o professor pode pedir atividades extracurriculares em grupo, promovendo um ciclo de tarefas a serem cumpridas.

É importante ensinar conceitos de respeito ao próximo, de olhar sempre para os aspectos positivos de cada um, de auxílio aos necessitados. A questão social é um dos trabalhos que precisa ser melhor trabalhado na sala de aula, pois refletirá as atitudes desses alunos no passar dos anos.

Envolva os pais nas ações educacionais

Para potencializar ainda mais os esforços de lidar com as panelinhas, é fundamental contar com o apoio dos pais nessas ações. Reuniões devem orientar e explicar sobre os trabalhos desenvolvidos e sobre o comportamento dos alunos, pedindo para que, em casa, os pais auxiliem na resolução desse tipo de problema.

Os pais precisam conversar com as crianças sobre a participação nas panelinhas de maneira saudável, incluindo outros amigos, auxiliando quem precisa e estimulando o desenvolvimento de comportamentos voltados à amizade e ao respeito ao próximo.

Os benefícios de superar as panelinhas na sala de aula

Saber a melhor forma de lidar com as panelinhas formadas no ambiente escolar pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento dos alunos. O primeiro que podemos citar trata-se da melhoria de relacionamento entre as crianças, que aprendem que apesar das diferenças, todos os indivíduos têm pontos positivos e podem contribuir para a construção do conhecimento.

Outro benefício é o desenvolvimento da comunicação. Ao serem estimulados a conversar e trabalhar em equipe, as crianças conseguem melhorar a capacidade de conversação e argumentação sobre seus pontos de vista para outras pessoas, construindo, assim, uma autoestima melhor e também desenvolvendo a confiança em si mesmo.

Outro benefício que as práticas que citamos acima podem trazer é a criação de um ambiente de estudos saudável, que estimule a participação de todos e a amizade. Além disso, os pais também são convidados a participar do desenvolvimento dos filhos e têm papel fundamental na melhoria do aprendizado e comportamento.

O papel do educador

Os professores são protagonistas na tarefa de educação acadêmica dos alunos e têm também um papel fundamental no auxílio da construção do caráter e da postura dessa criança no futuro. Saber como lidar com situações diferentes das convencionais e ser amigo e companheiro dessa criança ajudará no processo eficaz de aprendizado.

Por isso, é fundamental manter-se constantemente atualizado sobre as novas técnicas e práticas educacionais que irão ajudar no aprimoramento de sua carreira profissional. Se quer saber mais sobre como melhorar seus conhecimentos em inglês com a leitura de livros, clique aqui.