O mercado educacional é um nicho extremamente competitivo. Por outro lado, captar alunos para uma franquia de escola de idiomas hoje se tornou muito mais prático com ajuda da tecnologia, que expandiu as possibilidades de fazer marketing.

Há bem pouco tempo atrás estávamos limitados a recursos como anúncios, panfletos e outdoors para nos comunicar com o nosso público-alvo. Não que esses recursos estejam em desuso, mas a verdade é que evoluímos bastante na forma de fazer publicidade.

Agora temos ferramentas de marketing digital que ajudam a multiplicar os resultados, principalmente porque é possível monitorar tudo em tempo real e mudar o foco da estratégia sempre que houver necessidade.

Diante desse cenário, o empreendedor não tem motivos para se preocupar com a concorrência a ponto de abandonar o seu sonho de crescer. Desafios existem, mas com essas dicas e um bom time de marketing, prepare-se para fazer da sua instituição uma empresa reconhecidamente conceituada.

Conheça, no artigo de hoje, 10 formas de captar alunos para a sua franquia de idiomas!

1. Conhecer o perfil do seu público-alvo

Essa é a regra de ouro do marketing! Conhecer bem o seu público é o pulo do gato para que o seu negócio decole. Identifique o perfil dos seus alunos para ter recursos para saber como agradá-los e conquistar futuros estudantes.

Reúna informações como faixa etária, sexo, renda, ocupação, redes sociais preferidas, hábitos de leitura, enfim, tudo que for importante para a sua estratégia. Provavelmente você precisará de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português).

2. Ter uma identidade visual

Por unanimidade, todas as estratégias de marketing exigem uma identidade visual atrativa capaz de fazer com que as pessoas reconheçam a sua marca. Ela inclui cores, formatos, logotipo e a tipografia do nome da instituição, que deve ser bonita e legível.

Esses detalhes se comunicam com o seu público, transmitem o estilo e a identidade da empresa e por isso são essenciais em todas as estratégias e publicações.

3. Participar de eventos

Você poderá encontrar futuros parceiros de negócios em eventos e seminários no nicho da educação, por isso o ideal é não desperdiçar a oportunidade de praticar networking, ou seja, ampliar a sua rede de contatos.

Antes de fechar parcerias, avalie bem o mercado e as alternativas que se apresentam. Dessa forma, você evitará erros como investir em ideias que não darão retorno financeiro.

4. Marcar presença na internet

Além de buscar meios de encontrar o seu público, é essencial ser encontrado por ele. Uma das maneiras de conseguir isso é por meio de um blog com artigos e vídeos de interesse da sua audiência.

Um blog atualizado regularmente, com conteúdo atrativo focado em técnicas de SEO (otimização de sites por palavras-chave) é facilmente localizado pelo Google. Dessa forma, o usuário poderá adquirir mais conhecimento sobre os seus serviços e considerar estudar com você.

5. Interagir nas redes sociais

Certamente, os seus alunos e potenciais alunos acessam as redes sociais. Na identificação do seu público-alvo, você listou quais as mídias mais utilizadas por eles e, agora, é só montar um plano de ação para engajá-los e conquistar outras audiências. Além das redes mais populares, configure um perfil corporativo no LinkedIn para atrair mais seguidores nessa rede.

É importante colocar em evidência a identidade visual da instituição como imagem de capa e o logotipo no perfil no layout de todas as postagens. Publique os artigos do blog, dicas de como aprender um novo idioma, entre outras pautas que você identificou como de interesse do seu público. Evite fazer apenas publicidade.

6. Investir em e-mail marketing

Você poderá utilizar os artigos do blog e as redes sociais para convidar o usuário para assinar a sua newsletter. A newsletter é uma estratégia de e-mail marketing muito utilizada para enviar conteúdo diretamente para a caixa postal dos assinantes, uma das estratégias que os especialistas utilizam no inbound marketing.

O inbound marketing consiste em oferecer conteúdo relevante para o seu público dentro da estratégia de funil de vendas, ou seja, diferentes estágios na jornada de compra. Quando o usuário assina o recebimento do seu material, ele está no estágio de atração. Conforme ele estiver convencido de que a sua instituição é referência no assunto, esse estágio evolui para a venda.

7. Criar múltiplos canais de comunicação

Evite causar a frustração do seu público sempre que ele procurar informações de contato com a sua empresa e não encontrar, pois isso será um obstáculo para que você consiga captar alunos.

Mantenha múltiplos canais de comunicação: telefone, WhatsApp, e-mail, chat online, redes sociais, etc. Esses canais precisam ser divulgados no blog, nas redes sociais e em publicações impressas. A ideia é fazer com que o consumidor possa escolher a melhor forma de fazer contato, no critério dele.

8. Criar comunidades nas redes sociais

Uma forma de manter um bom relacionamento com os seus alunos é fazer com que eles participem de uma comunidade digital. No Facebook, por exemplo, é possível configurar um grupo em poucos minutos.

É importante ter pessoas interagindo e ajudando umas às outras nos assuntos relacionados aos estudos da sua instituição. Essa também é uma boa oportunidade de interagir sempre que alguém tiver alguma dúvida, fato que irá contribuir para que outras pessoas acompanhem a mesma postagem e possam indicar a sua escola de idiomas para os amigos.

9. Responder todas as dúvidas e comentários

De nada adiantaria incentivar o público a interagir e não oferecer feedback, não é mesmo? Defina um funcionário para cumprir essa missão com exclusividade e certifique-se de que a pessoa tem todas as características de um bom atendente: simpático, prestativo e que saiba escrever corretamente as palavras.

E-mails podem ser respondidos dentro do prazo de 24 horas e isso não representa um problema. Quanto aos demais meios de comunicação, o ideal é interagir dentro de alguns minutos, para que o consumidor sinta mais proximidade.

10. Mensurar os resultados das suas ações

Por meio do marketing digital você poderá mensurar os resultados, calcular a taxa do ROI (métrica usada para medir o retorno do investimento), saber quantas pessoas estão acessando seus artigos, assinando a sua newsletter ou clicando nas suas campanhas. É possível verificar que tipo de conteúdo engaja mais — artigo, vídeo, etc.

Mensurar os resultados é uma forma de ter total controle da administração do seu negócio, pois identificar erros em tempo hábil e poder conhecer as estratégias que estão superando as expectativas é uma evolução capaz de conquistar objetivos e potencializar as suas metas.

Para gerenciar uma franquia de escola de idiomas é preciso buscar soluções inovadoras que possam garantir o investimento aplicado. O marketing digital oferece a possibilidade de captar alunos de maneira inteligente, sem que seja necessário apelar apenas para a publicidade.

E você? O que faz ou pretende fazer para captar alunos? Adoraríamos saber. Deixe um comentário!