Muitas pessoas já sabem que ter inglês como segunda língua é fundamental para o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Mas o que leva uma pessoa a escolher uma escola e não outras? Você que tem ou pretende ter um empreendimento nesta linha sabe como captar novos alunos para sua escola de inglês?

Muitas vezes ter um alto grau de conhecimento na língua ou todos os certificados do mundo não são suficientes para tornar seu negócio um sucesso. Um dos maiores desafios na área, sem dúvida, é saber como captar alunos para a sua escola.

Com um mercado altamente competitivo nos dias de hoje, ser bom, infelizmente, não é o suficiente para garantir salas lotadas. Existem várias opções de divulgação de um negócio, passando pela propaganda tradicional até os formatos mais novos, como as redes sociais.

Mas você saberia quais passos seguir para captar novos alunos para sua escola de inglês?

De cara, já te damos a primeira dica: o segredo é montar sua estratégia de captação de alunos, formada por vários meios, de acordo com o seus diferenciais, seu mercado e seus potenciais.

Parece difícil? Pois é… Mas fique calmo! Conte com a expertise da Academia de Inglês Washington, nós podemos te ajudar!

Apresentamos abaixo um passo a passo do que você deve fazer para captar novos alunos para sua escola de inglês. Acompanhe com a gente!

 

Passo 1

IDENTIFIQUE OS DIFERENCIAIS DA SUA ESCOLA DE INGLÊS

O mercado só absorve quem tem algo novo para oferecer. Abrir uma escola de idiomas igual às milhares outras existentes, para ser apenas “mais uma”, é meio caminho para fechar as portas dentro de alguns meses.

Se você está em uma cidade onde o mercado de escolas de idioma está engatinhando ainda, sorte a sua!

Seus diferenciais podem se basear apenas nos famosos 4 P’s do Marketing:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Ter um produto diferente, um preço mais competitivo, estar num local estratégico na sua cidade e ter uma forma de comunicação efetiva já podem garantir o sucesso da sua escola.

Agora… Se você está em uma grande cidade, com um mercado saturado de opções, aí as coisas começam a ficar mais desafiadoras!

Atualmente, um único diferencial não é mais o suficiente para colocar uma empresa, qualquer que seja, em uma vantagem competitiva. Diz-se que são necessários, pelo menos, três diferenciais: um de produto, um de processo e um de organização.

O diferencial de produto é algo diferente relacionado diretamente ao que você comercializa. Nesse quesito, pode entrar o nível de domínio do idioma dos professores, o material didático utilizado e por aí vai.

O diferencial de processo, por sua vez, está ligado à forma de executar o serviço, como: novas técnicas, metodologias, equipamentos e softwares.

Por fim, o diferencial de organização, que são as mudanças internas na forma de fazer o serviço. Talvez você atenda apenas fora do horário comercial, ou seus professores tenham uma forma diferente de remuneração. Qualquer mudança na organização interna que o diferencie do que é oferecido atualmente no mercado é uma opção válida.

Mas cuidado! Você deve ficar atento a dois aspectos:

  • PRIMEIRO:

Existe demanda para esse diferencial? De que adianta dar aulas fora do horário comercial se não existe esta demanda por parte do seu público alvo para estes horários?

  • SEGUNDO:

Você tem vocação para esse diferencial? Não é válido tentar usar uma metodologia super revolucionária que você não a domina.

Ter um diferencial é o ponto de partida para você ter o que falar para os seus potenciais alunos, e aí sim começar a captá-los de maneira eficiente.

 

Passo 2

FAÇA PROPAGANDA PARA ATRAIR E CAPTAR NOVOS ALUNOS PARA SUA ESCOLA DE INGLÊS

A boa e velha propaganda tradicional tem seu valor. Não é à toa que ela está aí desde a metade do século XX.

Como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. Essa frase pode ser entendida erroneamente como algo para dizer que a propaganda é essencial.

Bom, é isso também, mas o mais importante é que uma boa propaganda vai te ajudar a dar “alma” para a sua escola.

Uma propaganda bem feita, além de te ajudar a perceber os diferenciais da sua empresa, irá divulgar isso para todos de forma criativa e, consequentemente, eficiente.

A propaganda te destaca no mercado e te ajuda a achar um espaço só seu dentro dele, o famoso “nicho de mercado”. Nele, é como se você vivesse dentro de um mini monopólio, onde só você irá oferecer aquele produto.

Para isso, a propaganda valoriza muito a experiência do cliente. Oferecer refrigerante, muitas empresas oferecem, mas proporcionar um “momento Coca-Cola”, apenas uma empresa proporciona. É isso que a propaganda pode fazer por você.

 

Passo 3

NÃO TENHA MEDO E MOSTRE A CARA

Sabemos que o início é complicado, e às vezes a timidez pode tomar conta, mas empreender é isso: dar a cara a tapa para que o mercado e o público em geral julguem e avaliem seu trabalho.

Então, não tenha medo e comece por aquelas pessoas que estão próximas de você. Divulgue sua escola primeiro para a sua família e para os amigos. Além de potenciais clientes, eles serão ótimos promotores da sua escola e poderão ajudá-lo a conquistar os primeiros alunos nesse início difícil.

 

Passo 4

INVISTA NO MARKETING DIGITAL

Um dos meios mais baratos e com alto potencial de êxito para qualquer empresa hoje é a internet.

Para captar alunos para sua escola de idiomas, não é diferente. Na web, você tem infinitas possibilidades, e os limites para o seu negócio praticamente não existem.

Seja grande ou pequeno, na internet destaca-se quem entende melhor a linguagem e a cabeça do público.

Você pode investir nas várias redes sociais disponíveis, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Snapchat, e até usar os princípios do marketing de conteúdo para criar seu próprio blog e atrair os clientes com o seu conhecimento.

Parece promissor, não é mesmo? E o melhor: com algum estudo, ou com uma agência para te apoiar, e com um pequeno investimento mensal em anúncios, você pode começar a fazer e já colher os primeiros resultados. Parece mentira, mas não é. Basta começar!

EM RESUMO

Para montar uma estratégia eficiente para captar novos alunos para sua escola de inglês, lembre-se de montar uma gama de opções de captação que tenham a ver com você e com seu mercado.

Identifique seus diferenciais e não tenha medo de se arriscar, seja com seus amigos, seja com a propaganda ou nos novos meios de comunicação.

A ousadia é o sentimento motriz de quem quer chegar a um lugar ainda inexplorado.

Se você se sente inseguro em começar sozinho do zero ou se você já é professor de idiomas ou tem uma escola de inglês e não sabe como atrair alunos para seu empreendimento, saiba que uma franquia de uma escola que já é sucesso também pode te ajudar na missão de crescer e tornar seu negócio um sucesso!

Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising -, uma das maiores variações de crescimento foi registrada na área de serviços educacionais, que cresceu 9,7% no 3º Tri de 2017. A previsão é que este crescimento se expanda ainda mais ao longo de 2018.

A Academia de Inglês Washington, fundada em 1963 na cidade de Arapongas/PR, já conta com mais de 60 unidades de sucesso espalhadas em todo o Brasil.

Nos 3 primeiros meses de 2018, a Academia Washington Franchising inaugurou novas unidades em: Canaã dos Carajás/PA, Palmas/TO, Mandaguaçu/PR e Ribeirão do Pinhal/PR. Nossa rede tem como foco de expansão as regiões de Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

A metodologia diferenciada e todo material didático próprio desenvolvido por nosso fundador, o Prof. Luis Octávio da Costa, além da experiência e do o suporte completo ao franqueado (que vão desde o treinamento, passando pelo sistema de gestão até o atendimento ao aluno) pode ser o diferencial que você precisa para se destacar em um mar de concorrentes.

Com investimento a partir de 90 mil reais e ponto de equilíbrio com apenas 50 alunos, ser um franqueado Washington é o que você precisa para conquistar o tão almejado sucesso pessoal, profissional e financeiro.

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Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender um pouco mais sobre como você pode captar alunos para a sua escola de idiomas. Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!