O marketing é um elemento indispensável para o sucesso de um empreendimento. Por meio dele, é possível fazer com que mais pessoas reconheçam a sua marca e cheguem ao seu negócio. Além disso, também funciona para fidelizar os clientes e para conseguir um posicionamento mais estratégico no mercado.

Essa é uma verdade tanto para negócios próprios quanto para franquias. A partir do uso daquele recurso, pode-se conseguir que o seu ponto na rede se destaque e gere cada vez mais resultados incríveis.

Para chegar lá, as bases de conhecimento são indispensáveis. Os 4 Ps de marketing, por exemplo, fazem parte da estrutura necessária para chegar a uma tática de mercado mais eficiente. A seguir, veja mais sobre o assunto e entenda como utilizar os 4 Ps a seu favor!

1. O que são os 4 Ps de Marketing?

Os 4 Ps de marketing são os principais elementos dessa abordagem para conseguir chegar ao sucesso. Basicamente, eles permitem que sejam traçadas ações em busca de efeitos melhores quanto a essa atuação.

O conceito também é conhecido como composto de marketing e foi criado por Philip Kotler, considerado o pai do assunto. Essa ideia orienta a criação de estratégias que são mais práticas e vantajosas.

Basicamente, para que a estratégia funcione como o esperado, é preciso cumprir com todos esses pontos, sem exceção.

As franquias, inclusive, se beneficiam dessa abordagem, tornando-se mais relevantes e robustas no mercado. As ações se tornam mais orientadas e impactantes, firmando a marca perante os consumidores.

O composto de marketing colabora, ainda, para a fidelização dos clientes já existentes. Somando isso à capacidade de atrair mais pessoas e de aumentar a exposição da marca, é possível conquistar o sonhado sucesso para o empreendimento.

2. Produto

O produto é o começo da engrenagem que envolve os outros 3 Ps. Ele diz respeito ao que é oferecido para o cliente, de modo a entregar valor e solucionar um problema ou sanar um desejo por parte de quem o adquire.

Sem produto, a empresa não vende e, com isso, não lucra. Além disso, nenhum dos outros conceitos faz sentido se não houver algo para ser vendido para as pessoas de interesse.

Essa definição é feita de acordo com cada negócio e, é claro, com cada demanda. Além disso, não precisa ser um elemento físico, podendo se tratar de um serviço.

Ele está ligado, portanto, às características tangíveis e intangíveis do que vai ajudar o cliente a ter suas necessidades específicas atendidas. Uma loja de cosméticos, por exemplo, tem como produto todos os itens de beleza que são vendidos.

Já uma escola de inglês oferece as aulas do idioma e todos os recursos que são utilizados para que os alunos consigam o nível de compreensão desejado.

O principal objetivo de sua definição é justamente alcançar a satisfação do cliente, de modo a entregar aquilo que ele procura.

Uma empresa que não determina corretamente o que ela tem a oferecer não consegue criar estratégias que valorizem esses pontos. Com isso, o marketing jamais é efetivo sem a atenção para esse P principal.

3. Preço

O preço é o único P capaz de gerar renda para o negócio. É por meio dele que acontece a relação de venda ou contratação, além de ser por ele que a empresa é remunerada.

A sua definição correta é importante por uma série de motivos. Deve, por exemplo, ser atrativo o bastante, de modo a garantir que os clientes façam a compra. Ao mesmo tempo, não pode ser muito baixo, já que isso prejudica a constituição da marca e, também, a rentabilidade do negócio.

Além disso, ele não pode ser fixo ou definitivo. O ideal é que haja flexibilidade o bastante para que se adapte a novas possibilidades. Porém, isso não pode significar uma flutuação muito intensa, de modo a não haver perda de valor em relação ao produto.

Essa definição se torna crucial para a continuidade da empresa. É graças a ela que o negócio vai ter dinheiro o suficiente para se manter e fazer novos investimentos, além de estabelecer como o público percebe a marca.

Marcas de luxo, por exemplo, apostam em preços mais elevados de modo a criar uma sensação de exclusividade. Isso tem a ver não apenas com a questão das finanças, mas também com toda a construção de marca.

4. Praça

Vem do inglês “placement” e, por isso, algumas vezes causa confusão nas pessoas que procuram entender esse conceito. Não se trata — apenas — do local onde o produto é vendido, mas como o consumidor chega até a empresa em busca de realizar a compra.

Os canais de distribuição têm tudo a ver com essa questão e é necessário escolher corretamente. No caso de franquias, esse é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes.

Quando se opta por uma franquia, você está adotando uma praça — ou canal de distribuição — para aquele determinado produto ou serviço. Sendo a escolha adequada, é possível atingir os clientes da maneira esperada.

Essa questão tem a ver com a elaboração de ações que sejam segmentadas, de acordo com a localização. Imagine, por exemplo, um restaurante localizado em vários pontos do país.

Ao usar a praça para segmentação de clientes, é possível empregar produtos sazonais e locais, criando uma oferta diferenciada.

5. Promoção

A promoção, por sua vez, está ligada mais precisamente ao marketing, de uma maneira geral. É por meio desse conceito que você divulga e amplia o alcance da sua marca, de modo a conquistar mais oportunidades.

A atuação consistente nesse sentido constrói uma marca que é realmente reconhecida pelos clientes e por outros negócios.

Novamente no caso de franquias, essa é uma possibilidade muito explorada. A partir de uma marca que já é estabelecida e conhecida no mercado, consegue-se uma promoção mais eficaz e mais ampla.

O principal objetivo dessa abordagem é fazer com que o consumidor reconheça que você oferece algo que é de interesse dele. Com esse alcance, é possível trabalhar as oportunidades, de modo a conquistar novos negócios fechados e um aumento de faturamento.

6. Como aplicá-los?

Conhecer a teoria dos 4 Ps de marketing é importante, mas tudo isso só será realmente útil se passar a ser aplicado dentro da realidade de um negócio. Nesse cenário, até mesmo uma franquia pode se beneficiar dessa aplicação.

Apesar de utilizar um modelo de negócio já testado e de funcionamento comprovado, esse tipo de negócio ainda precisa realizar um esforço contínuo para atrair novos clientes.

Além da propaganda realizada pela franqueadora, também é importante que cada unidade se empenhe para atrair a atenção e o interesse do público. É justamente nesse momento que entram os 4 Ps que foram tratados anteriormente.

Como cada um traz uma abordagem, faz mais sentido estabelecer sua aplicação de maneira separada. Assim, para aplicá-los em sua franquia, use as seguintes dicas:

6.1 Produto

Tratando-se de uma franquia, o portfólio de produtos já está previamente definido. Isso significa que, sendo o franqueado, você não pode ofertar novas coisas que não tenham a ver com a estratégia completa da empresa.

Porém, é possível trabalhar em cima dos produtos ou serviços que você deve oferecer. Esse cuidado faz com que a unidade se destaque não apenas em relação aos concorrentes, mas também às outras da rede.

As recomendações incluem:

6.1.1 Conheça os diferenciais dos produtos

É fundamental, como franqueado, conhecer profundamente quais são os diferenciais do produto ou serviço que você oferece ao mercado. A etapa garante uma comunicação mais eficiente e capaz de gerar novos contatos e oportunidades.

Se você tem uma franquia de escola de idiomas, por exemplo, procure entender quais são diferenciais do método de ensino utilizado. Isso vai garantir que, ao fazer a divulgação, seja mais fácil conseguir uma comunicação envolvente e prática.

Procure, inclusive, ir além do que a empresa fala. Coloque-se na posição do cliente — ou, nesse caso, do aluno — e compreenda de uma maneira diferenciada o que é oferecido.

6.1.2 Entenda como ele resolve os problemas dos clientes

Para fazer alguém comprar ou contratar algo, é preciso que esse item sirva para solucionar um problema ou necessidade. É isso que motiva a compra, que, de outro jeito, seria sem propósito.

Sabendo disso, é fundamental entender por que a sua pessoa de interesse precisa daquilo que sua franquia oferece. Entenda que tipo de mudança isso pode causar na vida da pessoa e como esse é um fator de convencimento.

Novamente no caso da de idiomas, uma das possibilidades nesse sentido é que aprender um novo idioma é muito importante para o mercado de trabalho. Além disso, é uma forma de se comunicar em um mundo cada vez mais globalizado.

Com isso, o cliente que se matricula e passa a ser aluno tem como objetivo solucionar o desconhecimento sobre o idioma e ganhar a capacidade de se comunicar adequadamente.

6.1.3 Compreenda a relação entre cliente e produto

Também é relevante compreender como se dá a relação entre o cliente e o produto. Isso significa, por exemplo, entender que um curso de idiomas tende a utilizar uma metodologia fixa e que é preestabelecida.

Assim, ao se tornar um aluno, o cliente vai utilizar aquele método, especificamente falando. O tempo vai variar de acordo com o nível de proficiência que já possui no idioma e do objetivo que deseja.

A partir disso, é possível compreender o quanto será gasto na franquia e qual é o ticket médio do público. Isso permite dimensionar o tempo e a intensidade de relacionamento e como ele se dá.

6.2 Preço

O preço, como visto, é uma das variáveis mais importantes. Ele depende dos custos fixos do empreendimento, assim como das questões ligadas à margem de lucro e das condições de mercado em geral.

Quanto a uma franquia, o dono de uma unidade nem sempre é obrigado, necessariamente, a manter um determinado valor. Normalmente, a franqueadora oferece um preço sugerido que é considerado ótimo para aquele produto ou serviço, de modo a criar uma unidade para a marca.

Nesse número, estão embutidos custos ligados não apenas à produção ou oferta em si, mas também os valores com royalties e taxa de propaganda.

O recomendado é que esse preço não seja modificado, mas, em alguns casos, é possível determiná-lo de maneira diversa.

Dentro dessa questão, os pontos que mais merecem sua atenção são:

6.2.1 Compreenda os valores cobrados

É muito importante que o preço cobrado na sua franquia tenha a ver com o valor estabelecido em toda a rede, em geral.

Naturalmente, algumas variações regionais ou sazonais podem aumentar ou diminuir os preços em determinados pontos, mas, no geral, tende a haver uma homogeneidade sobre o que é escolhido.

Nem sempre isso é uma obrigação, mas faz mais sentido que os clientes encontrem no seu empreendimento aquilo que veem como propaganda de maneira geral. A partir dessa análise, você pode determinar com mais precisão qual é a quantia a ser cobrada pela sua franquia.

6.2.2 Agregue valor ao produto

Quanto custa um produto ou serviço não está ligado apenas a questões monetárias. Na verdade, o produto ou serviço que você oferece em sua franquia tem um aspecto intangível, que é o valor.

Se tem muita qualidade ou é muito diferenciado, por exemplo, existe mais valor agregado ao produto. Nesse caso, os clientes se sentem mais satisfeitos em fazer a aquisição, já que têm a impressão de estar levando mais por menos.

A sua franquia pode aproveitar esse cenário e investir para melhorar a questão das ofertas. Com um atendimento com mais qualidade, por exemplo, é possível fazer com que esse objetivo seja alcançado.

6.2.3 Avalie o preço constantemente

Ao mesmo tempo, é fundamental avaliar o preço de maneira constante. Novas negociações podem mudar o panorama de valores, de modo que determinado preço fique menos competitivo ou menos lucrativo do que o necessário.

Sendo assim, não hesite em fazer avaliações constantes que demonstrem se o valor cobrado atualmente está ou não adequado à proposta e aos objetivos ligados à franquia.

6.3 Praça

Você também já percebeu que a praça tem tudo a ver com a existência de uma rede franqueadora. É por meio dela que a empresa principal amplia seu alcance e cria novos pontos de entrada para o seu empreendimento.

Como franquia, entretanto, é preciso pensar em canais de distribuição que estejam de acordo com os objetivos. Nesse sentido, logística, capacidade e disponibilidade são palavras-chave para conquistar resultados mais robustos e mais adequados.

Dentro desse P de marketing, as boas práticas de aplicação incluem:

6.3.1 Facilite a chegada do cliente

O fato de ser um dos pontos de uma rede de estabelecimentos já é uma forma de facilitar para o cliente. Estando próximo do mercado consumidor, as pessoas conseguem fazer as compras e contratações de maneira mais tranquila.

Mas e se você pudesse tornar tudo ainda mais fácil para a pessoa que tanto interessa ao seu negócio?

Nesse sentido, é indispensável facilitar a chegada do cliente até o seu empreendimento. Isso significa, por exemplo, criar novos pontos de captação. Uma escola de idiomas pode estabelecer stands de matrículas em locais movimentados, como shoppings.

Isso faz com que a pessoa de interesse seja atingida, de modo que ela possa consumir de uma maneira muito mais conveniente.

6.3.2 Fique atento à disponibilidade

Já que um dos objetivos consiste em facilitar as coisas para o cliente, é importante ficar de olho na disponibilidade. Quem vende produtos está bastante familiarizado com o tema, que se relaciona a pontos como estoque e pronta entrega.

No caso de serviços, pode ser um pouco mais complexo. Para entender melhor, tenha em mente que a sua empresa possui uma capacidade limitada. Atingi-la significa crescimento e sucesso, mas também imprime a necessidade de expansão.

Sendo um curso de idiomas, é necessário ficar atento a questões como número de salas de aula, disponibilidade de professores e de horários. Não sendo capaz de absorver a demanda, pode ocorrer a partida das pessoas para o seu concorrente, o que não é desejável.

Portanto, o ideal é contar com um monitoramento adequado de oportunidades e de demanda, de modo a ter sempre a solução disponível para a pessoa que é atraída.

6.3.3 Busque novos canais

Por mais que a situação atual esteja dando bons resultados, é importante buscar novos canais de distribuição de maneira contínua. O motivo é simples: o interesse das pessoas muda constantemente e, se o negócio não se adapta a isso, ele perde oportunidades.

Para tanto, vale a pena buscar o que é mais interessante para o cliente, assim como verificar o que a concorrência anda fazendo.

Dependendo do caso, pode valer a pena criar uma pré-matrícula online, facilitando o processo para quem se aproxima. Já se o objetivo é atrair estudantes, pode fazer sentido participar de feiras de instituições como escolas e faculdades.

A questão aqui consiste em estar onde o seu consumidor está, facilitando a tarefa entre conhecer a marca, reconhecer os benefícios do produto e realizar a compra ou contratação. Aproximar-se de quem mais interessa, portanto, é o grande interesse.

6.4 Promoção

Já que estão sendo utilizados os 4 Ps de marketing, é fundamental pensar nas formas de divulgar a sua franquia e conseguir novos clientes. Essa estratégia tem que ir além da propaganda geral realizada pela franqueadora.

É preciso levar em consideração diversas características do público local, de modo que seja possível conquistar uma captação de oportunidades mais intensa e mais interessante. Nesse cenário, o uso de uma estratégia de marketing robusta é indispensável para melhorar o desempenho.

Para ter sucesso, use as seguintes orientações:

6.4.1 Unifique a comunicação com a franqueadora

A empresa franqueadora, em geral, possui muito mais estrutura e recursos. Isso significa que a estratégia de marketing que ela utiliza e a forma como ela fala com os clientes foi desenvolvida por profissionais amplamente capacitados.

Aproveitar-se disso é uma forma não apenas de gerar mais resultados, mas de conquistar mais integração e credibilidade perante o público.

Sendo assim, procure utilizar uma linguagem que seja similar à que é adotada pela marca em geral, pois isso tende a economizar esforços e melhorar o retorno de investimento.

6.4.2 Aproveite as oportunidades digitais

Exceto em casos muito específicos, é bastante improvável que o seu consumidor de interesse não esteja nas mídias sociais. O marketing digital, em geral, tem tudo a ver com o consumidor de hoje, então vale a pena considerar o investimento.

A grande vantagem é que tende a ser mais barato do que outras opções, e ainda viabiliza muita versatilidade.

Uma escola de inglês pode usar as redes sociais certas para ficar próxima dos alunos mais novos e alcançar os mais velhos. Além disso, pode-se utilizar a produção de conteúdo — como dicas sobre o idioma — e a otimização desses elementos.

Vale dizer que a mídia paga, como os links e publicações patrocinadas, não deve ser desconsiderada como uma ferramenta capaz de oferecer recursos ainda mais interessantes e satisfatórios.

Essas ações devem estar associadas a objetivos, períodos de tempo e métricas de avaliação. Conforme os resultados forem avaliados, é possível chegar a conclusões do que deve ser mantido ou modificado.

6.4.3 Realize promoções

Embora seja importante manter certa unidade em relação ao preço médio da rede, a realização de promoções pode ser um ponto a ser considerado como parte de uma estratégia de divulgação.

É o caso, por exemplo, de criar ações que sejam relacionadas a datas comemorativas. Isso aumenta o fluxo de pessoas no negócio, inclusive durante períodos de baixa demanda.

Além de tudo, é uma forma de utilizar o marketing offline e até mesmo integrá-lo ao digital. A partir daí, fica mais fácil atrair e fidelizar os clientes por parte da estrutura oferecida pela própria franqueadora.

Entretanto, não abra mão de fazer uma avaliação criteriosa de modo a não criar opções que sejam incompatíveis com o empreendimento.

Os 4 Ps do marketing constituem a base de todo o conhecimento sobre esse tema e podem ser utilizados estrategicamente. Ao executá-los de maneira correta, você vai criar a possibilidade de gerar efeitos mais positivos para a sua franquia, levando-a diretamente para o sucesso.