Conseguir que os alunos façam com regularidade as tarefas de casa é um desafio para os professores de idiomas. Entre as crianças e os adolescentes, a concorrência com os afazeres da escola regular e das demais atividades extracurriculares podem ser o problema. Entre os adultos, apesar da importância do inglês para a carreira, a desculpa normalmente está atrelada à falta de tempo e dificuldades de conciliação com o trabalho.

Identificados esses obstáculos, o próximo passo é buscar alternativas para solucioná-los. Por isso, confira a seguir algumas dicas para vencer essas resistências e incentivar alunos de todas as idades a se empenharem a fazer o homework.

Proponha atividades interessantes

É muito comum que os professores usem apenas o livro de atividades para definir as tarefas de casa. Apesar de válida, o uso exclusivo dessa ferramenta pode desestimular os mais jovens e causar a procrastinação nos adultos.

Proponha atividades complementares relacionadas aos interesses dos alunos — saiba o que eles mais gostam de fazer e inclua nas tarefas para casa exercícios que se relacionem com esses assuntos: pode ser esportes, jogos, desenhos, filmes e séries para crianças e adolescentes; literatura, noticiário político e econômico, linguagem corporativa e música para os adultos, por exemplo.

Esteja atento ao tamanho e frequência das tarefas

Tarefas de casa mais frequentes e mais curtas terão mais chances de serem entregues do que aquelas muito extensas. Mantenha uma regularidade nas atividades exigidas, isso facilita a incorporação delas na rotina. Não proponha exercícios muito longos, eles se tornam cansativos e podem facilmente serem abandonados e entregues incompletos.

Um tempo médio de 10 a 20 minutos para a finalização de toda a tarefa destinada às crianças é uma boa medida — já que elas têm mais dificuldades de se manterem concentradas. Para adolescentes e adultos, esse período pode ser de 30 a 40 minutos — que é também um tempo razoável e que pode ser mais facilmente encaixado entre os intervalos de outras atividades que eles possuem.

Incentive grupos de estudo

Atividades em grupos são sempre boas opções para trabalhos especiais e podem ser usadas para incentivar os alunos a fazerem as tarefas de casa. Crianças e adolescentes adoram estar juntos com seus pares — explorar essa característica certamente trará melhores resultados na entrega das tarefas. Não precisam ser grupos grandes, o que pode dificultar a reunião — duplas e trios funcionam bem.

Para os adultos talvez essa opção seja mais complicada, porque exige uma conciliação de agendas. Mas, pode ser uma alternativa interessante para incentivar a colaboração e o aprendizado conjunto em atividades especiais, sendo uma excelente aliada para o treino da conversação. O formato happy hour costuma ser bem aceito e pode ser sugerido a cada 15 dias ou mensalmente.

Faça com que o homework seja prático

O principal objetivo do homework é que o aluno pratique o que foi ensinado em sala de aula e fomente o conhecimento para receber e agregar novas informações nos próximos encontros. Por isso, as tarefas de casa devem ser sempre práticas e relacionadas ao conteúdo já apresentado. Se o aluno ficar confuso sobre o que está sendo pedido na tarefa, ele ficará desmotivado a fazê-la.

Deixe claro o que será solicitado na tarefa

Um quadrado no canto do quadro-negro indicando apenas as páginas e os exercícios a serem feitos em casa não é um bom atrativo. O aluno pode até anotar, mas será fácil esquecer o que precisa ser feito — e provavelmente será a última coisa que ele se proporá a fazer. Deixe claro o que será pedido no homework e com qual assunto da aula ele se relaciona.

Faça com que a tarefa de casa seja importante

É rotineiro que a tarefa de casa seja a última coisa dita durante a aula, fechando os trabalhos e liberando os alunos. Esse hábito acaba por reduzir a ideia da importância do homework — os alunos já estão cansados e darão pouca importância ao que está sendo dito. Não que as tarefas não possam nunca ser apresentadas ao fim da aula, mas é bom alternar o momento de se falar delas.

Aproveite o assunto que está sendo trabalhado e aponte a relação dele com as atividades que serão enviadas para casa. Destaque que as tarefas de casa irão ajudá-los a fixar aquele conteúdo. Essa é uma forma certeira de incentivá-los a fazer o trabalho e já resolve a questão colocada acima.

Corrija sempre os exercícios solicitados

Se você não der um feedback do trabalho de casa, toda a importância dele vai por água abaixo. Não há motivação para fazer no prazo estipulado uma tarefa que não será cobrada. E é muito frustrante para o aluno se dedicar a um trabalho e não ter a oportunidade de mostrá-lo.

Além disso, a correção dos exercícios é um excelente momento para identificar e sanar as principais dúvidas, que possam ter surgido durante sua realização e serve também para verificar os tópicos do conteúdo que podem ter sido mais problemáticos na aprendizagem — o que permite corrigir erros de metodologia e planejar atividades de reforço.

Utilize a tecnologia a seu favor

As novas tecnologias podem e devem ser utilizadas como aliadas para incentivar os alunos a fazerem a tarefa de casa. Plataformas digitais para entrega e compartilhamento de trabalhos e material audiovisual educativo são atrativas e tornam o aprendizado mais próximo da realidade de crianças e adolescentes, cada vez mais conectados. Para os adultos, ferramentas como o hangout do Google ou o Skype, por exemplo, podem ser soluções para a realização de tarefas em grupos — já que dispensam o encontro presencial.

Disponibilize com antecedência o calendário de atividades previstas

Quanto antes os alunos souberem das atividades que serão desenvolvidas no semestre, melhor poderão se planejar e menores serão as chances de deixarem as atividades para a última hora — mesmo as tarefas de casa. Se possível, divida as atividades avaliativas em maior número e menores espaços de tempo — isso também vai incentivá-los a fazerem os trabalhos de casa, que poderão ser vistos como preparatórios para os testes.

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