A escola se esforça para que exista uma excelente relação com os pais de alunos. Por isso, algumas dicas e orientações podem ser sugeridas para que os pais saibam como agir tanto em relação aos professores quanto em relação aos filhos. Dessa forma é possível melhorar o aprendizado e atingirmos, juntos, os resultados esperados.

Acredite no feedback do professor

As crianças podem comportar-se de maneira diferente na escola. Nem sempre um comportamento que elas possuem em sala de aula pode ser percebido pelos pais na rotina doméstica. Por isso, se o professor e demais gestores pedagógicos relatarem determinado comportamento das crianças para seus pais, é interessante que eles acreditem nesse feedback e tentem encontrar soluções para remediá-los junto à escola.

Tenha em mente: o professor e a escola estão do seu lado

Professores realmente se importam com seus alunos e desejam o seu sucesso em todas as esferas (acadêmica, pessoal, profissional, etc.). Quando a escola contata os pais para relatar algum problema ou algo que aconteceu ou vem acontecendo com seus filhos, entendam que professores e coordenadores estão tentando trabalhar com vocês para tentar resolver esse conflito. Lembre-se: somos uma equipe.

Marque horários para reuniões

É realmente muito bom ter reuniões e encontros com pais, pois são nesses momentos que podemos dialogar e trabalhar em prol de melhorias. Apesar disso, é importante que esses encontros sejam marcados com antecedência, pois a instituição possui uma logística funcional, ou seja, os gestores e professores possuem inúmeras atividades e deveres ao longo de seu dia. Por isso, para que as reuniões sejam de fato proveitosas, é interessante que elas sejam definidas previamente. Portanto, evite aparecer para encontros a qualquer momento e agende horários para que possamos nos preparar e prover o que for necessário para recebê-los.

Recorra ao professor antes de tudo

Se a criança estiver tendo algum problema com o professor, é interessante primeiramente que ela (ou seus pais) tente resolver a questão com o próprio professor, pois pode ocorrer de o mesmo não estar percebendo essa questão. Além disso, se uma criança relata alguma situação para seus pais, é recomendado que eles não assumam estar ouvindo toda a história, e sim parte da história. Alguns detalhes podem ser omitidos intencionalmente ou não. Por isso, certifique-se de tentar resolver a questão com o professor e não tire conclusões precipitadas.

Envolva-se no aprendizado do seu filho

O sucesso do aluno depende de vários fatores. Um deles é o envolvimento dos pais. Por isso, não esqueça de:

Acompanhar as notícias pela agenda diariamente

A comunicação é a chave para o bom relacionamento entre a escola, os alunos e os pais. Por isso, acompanhar as notícias pela agenda é uma maneira de demonstrar que você está presente e se importa com a rotina escolar de seu filho;

Verificar se as tarefas de casa estão sendo regularmente realizadas

Outra forma de envolver-se com a educação de seu filho é checar a realização das atividades em casa. Além de perceber a evolução do seu filho, você poderá ficar por dentro dos assuntos que são tratados e das habilidades e dificuldades dele.

Ficar de olho no comportamento do seu filho

A negligência é a grande inimiga na formação da personalidade de seu filho. Por isso, observe os comportamentos dele nos diversos ambientes e tenha uma postura ativa em sua criação, corrigindo e tentando ajudá-lo no que for necessário.

Respeite e compreenda a relação pai-filho

“Meu filho é meu melhor amigo”. Alguns professores têm ouvido bastante essa frase equivocada em sua rotina profissional. E por que a consideramos equivocada? Bom, o seu filho não é seu colega. Vocês são parentes e a sua relação de pai/mãe é única: você possui uma grande responsabilidade na criação de seu filho e deve orientá-lo e impor limites. Vocês podem manter um excelente relacionamento e, acredite, é exatamente isso que desejamos. Mas lembre-se que, antes de tudo, você é pai e mãe, e não um colega, parceiro ou camarada.

Estimule a independência

Estimular a independência talvez seja uma das formas mais sinceras de demonstrar amor e preocupação pelos filhos, pois é quando percebemos que, para crescer, eles precisam desenvolver segurança e autonomia. Desenvolver independência e autonomia no que se refere ao aprendizado é também uma maneira de ajudá-los a prosperar em sua vida. Por isso, evite fazer as tarefas de casa por eles, deixe-os “quebrar a cabeça” com suas dificuldades, comece a instituir obrigações, tais como: guardar o material escolar, separá-los na mochila, organizar a resolução das atividades e trabalhos escolares, etc. Fazendo isso, você irá se surpreender ao descobrir que o seu pequeno de apenas 8 anos consegue se lembrar daquele trabalho que deverá ser entregue na segunda-feira que vem, por exemplo, ou que o caderno de português está acabando e que você precisa comprar outro.

Saiba que o aprendizado não depende somente da escola

As escolas e os professores desejam o mesmo para todos os seus alunos: que cresçam, que progridam e que tenham um ótimo rendimento na escola e na vida. Muitas vezes, porém, percebemos que por mais que nos esforcemos para alcançar tais resultados, para um ou outro aluno esse esforço está sendo em vão. Metaforicamente, é como se estivéssemos tentando “empurrar um objeto imóvel”.

Se o seu filho de 8 anos não está conseguindo progredir na escola, talvez não seja por que “ele está cansado”, às vezes ele só está demonstrando o quanto é preguiçoso, o quanto não deseja a função de aluno. O que estamos tentando dizer é que é difícil — para não dizermos impossível — tentar ajudar e ensinar alguém que não deseja ser ajudado ou que não quer aprender. Por isso, compreenda que a escola é um ambiente que pode ser, sim, enriquecedor, desde que o seu filho esteja preparado para tal.

Dê o exemplo

Os filhos se baseiam nos exemplos de seus pais, pois são eles — geralmente — o primeiro ponto de apoio, as primeiras referências em sua vida. Por isso, seu filho dificilmente será responsável com suas tarefas escolares se perceber que você não é responsável com seus deveres no dia a dia. Eles dificilmente irão respeitar as normas e regras da escola se não tiverem normas e regras em casa. Não irão querer aprender na escola se não são ensinados dentro de sua própria casa. Em outras palavras, pais de alunos precisam ser bons exemplos dentro de casa para que seus filhos queiram se tornar bons exemplos dentro da escola. Por isso, fique atento a todas essas questões e tenha certeza de estar contribuindo para a prosperidade acadêmica, pessoal e profissional de seu filho!

Quer saber mais sobre como ajudar seus filhos a terem bom desempenho? Não deixe de ler!