Ensinar um novo idioma não é uma tarefa fácil. Prender a atenção dos alunos e fazer com que o conteúdo seja absorvido envolve muito mais do que dominar o inglês. Além de ter vocação para o ensino, os professores precisam desenvolver técnicas e estar atentos a novas formas de melhorar o aprendizado dos alunos para cumprir com o grande objetivo de ajuda-los a falar inglês fluentemente.

Se essa é uma preocupação constante que você tem ou se você deseja conhecer novos métodos de ensino para atrair e reter mais alunos, continue lendo o nosso artigo e confira 10 dicas incríveis para melhorar o aprendizado dos estudantes de inglês!

1 – Rimar para ensinar

A primeira dica para melhorar o aprendizado de estudantes de inglês é usar músicas e vídeo clips como parte do plano de ensino. Essa é uma ótima forma de mostrar um pouco mais da cultura do país e ainda ampliar o vocabulário dos alunos.

Os clips permitem com que os alunos tenham um contato maior com a cultura do país, despertando o interesse incentivando-os a pesquisarem mais sobre o assunto.

Você ainda pode criar atividades envolvendo a música e pedir para os alunos criarem, por exemplo, um RAP com rimas em inglês sobre um tema atual. Dessa forma, você engaja os alunos a desenvolverem o idioma com um exercício divertido e prazeroso!

2 – Um dia de aluno, outro de professor

Que tal colocar os próprios alunos para ensinarem uns aos outros? Essa é uma excelente forma de incentivar os alunos a estudarem e mostrar, na prática, alguns dos conceitos ensinados em sala de aula.

Os alunos mais velhos ou que estão em um nível mais avançado do inglês podem ser divididos em grupos e convidados a criarem eBooks para ensinar os mais novos ou os que estão começando. Dessa forma, eles reforçam o conteúdo já estudado e ainda passam pela incrível experiência de ajudarem uma pessoa a aprender um novo idioma!

3 – Proporcione contato com nativos

Você conhece algum nativo que fale inglês? Encontre um estrangeiro disposto a ajudar (o que, convenhamos, não é muito difícil) e marque um dia para ele ir até a sala de aula ou, até mesmo, bater um papo via Skype com os alunos.

Incentive os alunos a perguntarem sobre como é a sua vida em seu país de origem, porque ele veio para o Brasil, quais as principais diferenças culturais, entre outros. A curiosidade é um poderoso instrumento de ensino e os alunos com certeza vão se esforçar muito mais para conseguirem se comunicar com alguém de fora!

4 – Promova debates

Quando os alunos se engajam com um tema, a tendência é que eles corram atrás e procurem saber mais sobre todos os tópicos envolvidos. Uma ótima dica nesse sentido é promover debates em inglês sobre assuntos atuais.

Separe a turma em dois grupos e peça para que um deles defenda e o outro argumente contra o assunto em questão. Além de incentivar o trabalho em grupo e exercitar o poder de argumentação, essa atividade fará com que os alunos pesquisem, escrevam e discutam em inglês.

5 – Aprendizado que mais parece lazer

Os famosos sitcoms são excelentes formas de ampliar o vocabulário e colocar os alunos em maior contato com a cultura do país. Existem diversos seriados com episódios curtos e fáceis de entender que você pode recomendar aos alunos ou simplesmente por para eles assistirem em sala de aula.

A sensação será de que eles estão em um momento de lazer, porém, essa é uma excelente forma de conhecer expressões e fixar estruturas gramaticais.

6 – Se não pode vencer as redes sociais, junte-se a elas!

Há uma grande dificuldade em prender a atenção dos alunos nos dias de hoje e evitar com que eles utilizem os celulares e as redes sociais durante as aulas. Ao invés de tentar bater de frente com esse hábito, aproveite da tecnologia para incentivar o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Crie grupos no WhatsApp ou Facebook e interaja com os alunos utilizando abreviações e expressões comuns no inglês para a internet. Além de ensinar coisas novas, você consegue fazer com que os alunos estudem mesmo não estando na sala de aula.

7 – O poder do storytelling

O storytelling é uma poderosa ferramenta para engajar pessoas e isso também envolve os alunos que estão aprendendo a falar inglês. Proponha algumas atividades orais e escritas em que todos participem e, juntos, vocês construam histórias. Quer um exemplo?

Você pode começar contando uma história e pedir para os alunos darem continuidade, um por vez, com um novo trecho da trama. Proponha também que os alunos escrevam essa história e montem um eBook para que as demais turmas possam ler.

8 – Dica bônus: atividade com caracterizações

Peça para cada aluno criar uma personagem e escrever algumas de suas características, como o que ela gosta e não gosta, quais suas motivações e falhas. Feito isso, cada aluno deve entregar a sua folha com o descritivo da personagem para outro aluno, que escreverá um breve parágrafo com o máximo de detalhes possível sobre como é um dia na vida dessa personagem.

Esse é um exercício divertido que os alunos adorarão fazer, ao mesmo tempo em que desenvolverão as habilidades de leitura, compreensão e escrita e terão a oportunidade de ampliar o vocabulário.

9 – Vamos jogar?

Não há forma mais divertida de aprender do que brincando e participando de jogos. Com certeza, os alunos ficarão bastante animados e você conseguirá atenção total da sala ao propor atividades do tipo. E não precisa nem comprar jogos ou propor atividades muito elaboradas para isso!

Divida a sala em dois times e escreva em pedaços de papel nomes de alguns animais. Um por vez, o representante de cada time deverá ir até a frente da sala, sortear um animal do papel e desenhá-lo na lousa. O restante da equipe precisa adivinhar o mais rápido possível qual é o animal, tudo em inglês, claro! O time que acertar primeiro ganha um ponto e, no final da atividade, o grupo com mais pontos será o vencedor.

botao_CTA_estudo_viabilidade2

10 – Mude o ambiente de ensino

Muitas vezes, uma simples mudança de ambiente pode ser suficiente para aumentar o interesse dos alunos e conseguir ensinar um tema específico. Proponha aos alunos algumas aulas em locais diferentes, como parques e museus e mostre, na prática, alguns conceitos ensinados em sala de aula!

Com essas dicas simples e fáceis de serem implementadas, o aprendizado dos estudantes de inglês será muito maior e mais divertido. Com certeza, os alunos não verão a hora de a aula começar e o conteúdo será absorvido de forma muito mais fácil e rápida!

E você, usa alguma outra técnica para ensinar inglês que não falamos aqui? Não deixe de contar para a gente nos comentários!