Os eventos olímpicos sempre têm muito a ensinar aos empreendedores. Tanto pela quantidade de negócios que surgem nessa época para os mais variados setores, quanto pelos atletas que se tornam exemplos de superação e, por que não, de empreendedorismo.

Afinal, para ter sucesso em uma carreira, os pré-requisitos são os mesmos, independente da área em que ela se encontra. Confira, no artigo de hoje, alguns ensinamentos que os atletas olímpicos têm para os empreendedores!

Perseverança no objetivo

Tanto atletas quanto empreendedores sofrem com o descrédito alheio em seus sonhos, especialmente quando as dificuldades começam a aparecer. Em muitos casos, ambos precisam de apoio financeiro de terceiros para seguir em busca de seus objetivos.

E essa é a lição que precisamos aprender com os atletas: eles fazem acontecer. Mesmo quando as pessoas dizem que perder tempo com treinos em vez de se submeter a um trabalho qualquer é uma má ideia, eles sabem que podem ir além do óbvio e se dedicam ainda mais em busca de medalhas.

Nos negócios, um empreendedor pode usar essa mesma determinação para se aprofundar ainda mais no mercado em que está inserido e descobrir formas de reduzir os custos da sua empresa, por exemplo.

Foco no futuro do empreendimento

Atletas são pessoas profundamente focadas no que estão fazendo. Dificilmente você verá um ginasta checar as redes sociais durante um treino, por exemplo. Hoje, com a tendência de sermos multitarefas, acabamos perdendo tempo com entretenimento fora de hora. Ao conseguir eliminar esse hábito ruim, ganhamos produtividade, o que certamente colabora para o crescimento do negócio.

Capacidade de aprender com os erros

Atletas caem. Se machucam. Erram. E tudo bem, por que eles sabem que isso faz parte do processo de aprendizado que leva à perfeição, e entendem que há limites para o ser humano. Por mais dolorida que seja a queda, dificilmente eles desistem de prosseguir na busca da medalha olímpica, mesmo que esse seja um sonho distante. Porque, no fundo, eles sabem que nada é inatingível quando você se dedica.

Um dos maiores problemas da vida profissional é que temos dificuldade em encarar um erro. No mundo dos negócios, eles podem ser cruciais e até definir se uma empresa sobrevive ou não, mas um bom empresário sabe que não dá para fugir deles. Faz parte do perfil empreendedor saber que o importante é aprender, se recuperar e garantir que o erro não aconteça novamente.

Profissionalismo acima de tudo

A vida não é para amadores. Assim como os atletas estão cada vez mais especializados, se dedicando exclusivamente à prática esportiva, contando com apoio de profissionais renomados, buscando a preparação necessária para dar o melhor de si — do ponto de vista mental, corporal e técnico — nós também precisamos buscar a evolução constante.

Um amador também tem muito a perder no mundo dos negócios se não tiver esse mesmo tipo de atitude. Se você escolheu ter um empreendimento, dedique-se a aprender tudo o que for possível da área, procure cercar-se de bons profissionais, faça um bom networking. Dedique-se como se o sucesso do seu negócio fosse a sua medalha de ouro.

Especialização no que deseja prosperar

É claro que existem fenômenos como Simone Biles, Michael Phelps e Usain Bolt — atletas tão bons que conseguem múltiplas medalhas, em diversas categorias. Mas, na maioria dos casos, aqueles que disputam o ouro têm uma prova em que são especialistas, a grande chance de vitória.

Apesar de o esporte ser o mesmo, cada prova exige um treinamento específico, assim como a preparação do atleta. Quando focam em um tipo de prova, a chance de eles terem bons resultados aumentam.

Nos negócios, o processo é semelhante. É claro que ter uma cartela de produtos variadas é interessante para atrair mais clientes, mas mantenha o foco naquilo que você faz melhor para estabelecer sua clientela e não perder a identidade da empresa. Assim, ela se especializa nesse setor e tem mais chance de se tornar mais competitiva.

Paixão pelo que faz

Ser atleta ou empreendedor exige muito das pessoas. São necessárias horas de dedicação, treinos ou estudo, abrir mão de vida social, deixar de ter uma vida normal — tudo para conseguir realizar seus objetivos. Quando a gente faz o que ama, isso é uma mera formalidade e o peso do trabalho não se torna estresse, pois vivemos com expectativa e felicidade.

Quem não é apaixonado pelo que faz (seja esporte, empreendedorismo ou qualquer outra coisa) desanima facilmente diante das dificuldades, que surgem com frequência. Por isso, ter paixão é fundamental para ter sucesso em qualquer área.

Atenção aos detalhes

Diz o ditado que “feito é melhor que perfeito”, mas nenhum atleta chega ao pódio levando essa máxima como lema. Para quem pode perder uma medalha por milésimos de segundos, os detalhes são importantíssimos — e eles prestam atenção em tudo para serem perfeitos.

Os negócios também exigem esse tipo de cuidado, já que a concorrência é grande e a preferência do cliente é medida por fatores que nem sempre são do controle do empreendedor.

O segredo para se dar bem? Se esforçar não só para prestar um serviço bom, mas sim para ser o melhor na sua área, referência de qualidade até mesmo para os adversários. Assim, você chega próximo a uma perfeição digna de um atleta dos negócios.

Esforço para surpreender

Outro ponto importante para que os atletas tenham bons resultados nas competições é o fator surpresa. Quando eles conseguem se preparar silenciosamente, sem chamar a atenção dos outros competidores, podem se destacar na hora da prova, conquistar a torcida e até mesmo a medalha. Já quando os outros participantes sabem da eficiência deles, eles se tornam alvos.

No mundo do empreendedorismo não é diferente. Surpreender clientes com um bom atendimento e a concorrência com ações inesperadas garantem que você conquiste novos consumidores antes que eles possam ter alguma reação, fazendo com que a empresa ganhe vantagem de tempo e inovação.

Tendência ao desapego

Quem assiste programas de esporte com certeza já ouviu a história de atletas que tiveram que mudar de cidade e até mesmo abandonar a família em busca de um treinamento melhor. Muitas vezes, essa mudança acontece quando eles ainda são muito novos, mas nem isso impede que eles partam em busca do que é melhor para a sua carreira.

Infelizmente, o empreendedorismo exige muita atenção de quem se aventura nessa área, sendo que o afastamento de amigos e familiares é notório. É claro que é importante balancear o pessoal e o profissional, mas, em certos momentos, a dedicação exclusiva ao negócio vai se fazer necessária.

Cabe à família compreender o momento e ao empreendedor conseguir superar a saudade e a solidão. O processo pode ser doloroso, mas muitas vezes rende bons frutos: uma empresa sólida e lucrativa.

E então? Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e saiba como ter mais sucesso como empreendedor da área de idiomas!