Para vencer na vida e na profissão, é preciso ter um espírito empreendedor. Isso significa ser capaz de criar, de enfrentar desafios e superá-los, de visualizar oportunidades e detectar riscos. Há inúmeros exemplos de empreendedores que cresceram na vida e alcançaram o sucesso, seja no mundo dos negócios, seja em outras áreas.
Confira a seguir os benefícios de ter um espírito empreendedor!
Tendência para fazer o que gosta
Sempre se ressalta a importância de o profissional trabalhar no que gosta, de fazer aquilo que ama. Sem dúvida, quando você se identifica com o que faz, as chances de crescimento são maiores. Quem tem o espírito empreendedor é assim, capaz de atuar no que gosta, buscando oportunidades.
Por isso, o empreendedor costuma ir sempre mais longe, pois trabalhando naquilo que entende e sente prazer, consegue melhores resultados e está mais apto a acertar.
Mais possibilidades de alcançar sonhos e objetivos
Sem coragem e força de vontade, é muito difícil chegar a algum lugar. O empreendedor tem coragem de perseguir coisas consideradas impossíveis ou que, até o momento, sejam pouco promissoras.
A disposição do empreendedor permite que ele corra atrás de seus sonhos e alcance seus objetivos, por mais difíceis que possam parecer. O empreendedor consegue se dedicar o suficiente para transformar seus sonhos em realidade.
Santos Dumont, por exemplo, é um exemplo de grande empreendedor. Em uma época em que muitos cientistas julgavam impraticável fazer voar um objeto mais pesado que o ar, ele conseguiu provar o contrário. Santos Dumont era leitor das obras de ficção científica de Júlio Verne, que narravam viagens à lua, ao centro da terra, ao fundo do mar. Dumont se encantava e sonhava com essas possibilidades fantásticas.
Fonte de aprendizado com os próprios erros
Outra característica do empreendedor é que ele não tem medo de errar e, errando, ele se aperfeiçoa, corrige suas falhas e consegue acertar. Os erros podem indicar um caminho para o sucesso. Eles permitem que a pessoa conheça melhor suas qualidades e defeitos e possa evitar arriscar-se demais. Se uma criança leva um pequeno choque elétrico, aprende que não deve mais tocar na tomada ou fio e evita, a partir de então, correr um risco maior.
Todos sabem que errar é humano. O importante é não permanecer no erro depois que perceber as consequências negativas que ele pode trazer.
Transmissão de valores e chance para deixar legado
Outro benefício em ter espírito empreendedor é que é possível servir de exemplo e modelo para outras pessoas e empreendedores, inclusive para filhos e funcionários.
Transmitir valores é uma característica positiva para qualquer pessoa: ela marca sua existência com boas experiências e boas lições. O empreendedor também é um professor, um modelo de vida, é alguém que não somente agrega patrimônio material, mas conquista e transmite bens de maior valor, como coragem, perseverança, criatividade, previdência, companheirismo e muitas outras coisas.
Além de uma possível herança material, o empreendedor deixa um legado imaterial muito grande, sem fronteiras, que pode servir a qualquer pessoa.
Irmã Dulce é outro exemplo de grande empreendedora e seu legado permanece. Em Salvador, ainda existe o hospital dedicado a atender pessoas carentes e, mais que isso, ele cresceu, se desenvolveu e deu origem a outras instituições. E é importante ressaltar que ela começou de baixo, sem muitos recursos.
Maior autonomia
O empreendedor também possui a vantagem de agir com mais autonomia, sem depender tanto dos outros ou de dinheiro. Essa capacidade de atuação facilita as coisas para ele, já que ele é capaz de tomar iniciativas e assumir riscos.
Assim, mesmo quando as coisas não dão muito certo, ele supera as dificuldades e consegue dar a volta por cima.
Que benefícios você enxerga em ter um espírito empreendedor? Deixe seu comentário, e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas novidades!