Abrir uma franquia é o sonho de muitos empreendedores. Mesmo assim, eles nem sempre contam com o valor necessário para dar início a esse empreendimento. Por tal razão, recorrer às diferentes linhas de crédito para franquias disponíveis no mercado é uma atitude cada vez mais frequente entre esses novos empresários.

Continue a ler este post para saber quais são as linhas de crédito para franquias e para as pequenas e médias empresas (PMEs).

Microcrédito

O microcrédito é uma das linhas de financiamento mais comuns entre as pequenas e médias empresas. Nessa opção de crédito, é liberado um montante de até R$ 15.000,00 pela Caixa Econômica Federal.

A concessão desse crédito se dará a partir da avaliação da capacidade de pagamento da empresa, e fica a critério da instituição definir a quantia.

O microfinanciamento de uma empresa é uma das formas mais facilitadas para conseguir crédito no mercado, e seus benefícios vão desde o prazo de pagamento (que chega a 12 meses) até a exigência de garantia mais simples por parte dos pequenos e médios empresários na hora de retirar o financiamento.

Cartão BNDES

Recorrer ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma atitude corriqueira entre os empresários. A sua linha de crédito disponibiliza uma quantia limite maior do que a do microcrédito, em que o valor do cartão BNDES pode chegar até a R$ 1 milhão.

Porém, o crédito concedido pode ser destinado apenas para a compra de produtos credenciados no BNDES.

A taxa de juros incide mensalmente no financiamento adquirido. Suas formas de pagamento e parcelamento devem ser acordadas com a instituição escolhida.

FINAME

FINAME é o nome dado ao financiamento do BNDES destinado à aquisição de maquinários e equipamentos para a sua empresa.

A fim de sustentar o controle sobre essas aquisições, a entidade exige que as instituições escolhidas sejam credenciadas no local, assim como os produtos solicitados.

Programa BB Franquia

Esse programa do Banco do Brasil tem como propósito incentivar a abertura de franquias em solo nacional. Esse acordo é assinado entre a franqueadora e o banco, e dá direito às franqueadas de usufruírem dos serviços dessa instituição bancária.

Entre os diversos serviços prestados, estão linhas de crédito para franquias e PMEs, mais voltadas para o capital de giro, além de investimentos e outros financiamentos.

Conte com a ajuda da franqueadora

Ao abrir uma franquia, é sempre bom contar com o auxílio da franqueadora para atingir o sucesso. Um bom exemplo dessa empreitada é a Academia Washington Cursos de Inglês, uma escola de idiomas que oferece todo o auxílio na hora de abrir e estabelecer a unidade franqueada no mercado.

Contando com os serviços da empresa, o empreendedor pode montar um plano de metas para a franquia aberta, e também é produzido um plano de ação para que esses objetivos sejam alcançados ao longo do ano!

Escolher bem a linha de crédito ideal para a abertura de sua empresa é extremamente importante na hora de entrar e se estabelecer no mercado atuante. Nessas ocasiões, é preciso estudar detalhadamente as opções e contar com o auxílio de sua franqueadora.

Quer ficar por dentro de outras notícias e dicas como essas? Assine a nossa newsletter e amplie suas noções sobre o universo das franquias e PMEs.