Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas não podem olhar só para si mesmas. Ao ignorar o que as cerca, como o mercado de concorrentes, fica mais difícil identificar oportunidades, aproveitar brechas e chegar a resultados mais adequados.

Para evitar que a empresa perca expressividade e deixe de se destacar, o benchmarking é um processo importante que funciona como uma relevante ferramenta competitiva. Utilizado corretamente, ele vai fazer com que o seu negócio tenha mais consciência sobre si e também sobre o que está ao seu redor.

Para tanto, é importante tomar cuidado para não errar em sua execução, e o conhecimento é indispensável. Diante disso, veja a seguir o que é essa prática e aprenda como utilizá-la corretamente.

O que é benchmarking?

O benchmarking nada mais é do que a prática de estabelecer um parâmetro de comparação para entender como a sua empresa se equipara em relação a determinado referencial.

Essa é uma forma de entender, por exemplo, qual é o nível de competitividade ou de eficiência do seu negócio em relação a outros do mesmo setor.

No geral, trata-se de uma prática que não apenas permite o monitoramento de resultados do mercado, mas que também favorece a análise e a inferência de resultados. Baseando-se nisso, o negócio pode realizar mudanças e melhorias para conseguir chegar a uma atuação mais adequada e competitiva.

Quais são os tipos de benchmarking?

Sendo uma estratégia altamente versátil, o benchmarking aparece em diferentes tipos. Eles podem ser usados isoladamente ou em conjunto, para garantir uma análise mais completa, estratégica e voltada para os objetivos do negócio.

Nesse sentido, há quatro tipos principais:

Competitivo

Um dos mais utilizados é o benchmarking competitivo, que serve para que a sua empresa saiba como se posiciona em relação a concorrentes diretos. Essa é uma forma de identificar oportunidades e ameaças de mercado, o que ajuda a garantir que o negócio consiga se destacar.

Ao mesmo tempo, ela é mais difícil de executar, já que conhecer os resultados da concorrência não é tão simples quanto parece — e, algumas vezes, pode nem ser possível.

Interno

Já o benchmarking interno é especialmente útil para que a empresa entenda como um determinado processo ou setor se posiciona em relação a outros pontos da mesma empresa.

Uma franquia, por exemplo, pode utilizar o benchmarking para se comparar com outras unidades da mesma marca ou, então, para analisar processos entre setores dentro do próprio negócio.

Funcional

Já o funcional serve para comparar operações que sejam relativamente iguais, mesmo entre empresas de setores diferentes. Isso facilita o processo porque amplia as possibilidades para a empresa, que não precisa se manter restrita somente aos concorrentes.

Também é especialmente útil quando não há um concorrente de relevância realizando a mesma tarefa ou quando é algo relativamente inovador dentro do segmento em questão.

Cooperativo

O cooperativo, por sua vez, é feito quando duas empresas compartilham informações em uma relação de parceria. Também pode ser o caso quando uma empresa modelo é aberta para adquirir mais informações que são repassadas para a outra empresa que faz parte dessa cooperação.

Qual é a importância dessa ferramenta?

Em primeiro lugar, o benchmarking colabora para a inteligência de negócio. A partir da aquisição de informações e de suas análises, é possível compreender melhor o panorama do mercado e o posicionamento do negócio.

Isso aumenta a eficiência de atuação porque favorece o processo de tomada de decisão. Além disso, consegue-se mais produtividade e menos custos, além de resultados melhores e mais consolidados.

Outro ponto importante é que o negócio consegue aprender com o que, comprovadamente, já deu certo. Sendo assim, é mais fácil motivar a equipe para que ela vá atrás de resultados equivalentes e até mesmo superiores.

Não menos importante, há o ganho de competitividade e a redução de ameaças, já que a empresa aprende com os melhores como agir da maneira certa. De quebra, é possível aprender com os erros alheios, evitando que o seu negócio cometa os mesmos equívocos e perca com situações conhecidas e que poderiam ser evitadas.

Como fazer benchmarking?

Para conseguir aproveitar todas essas vantagens é necessário que o processo seja elaborado e conduzido da maneira adequada. Para tanto, é necessário utilizar um passo a passo, o qual é dado da seguinte maneira:

1. Entenda qual é a situação interna da empresa ao mapear processos e identificar pontos de excelência, pois isso vai dizer o que é o que não é comparável ao seu negócio.

2. Estabeleça objetivos para o uso das informações coletadas e analisadas. Isso permite avaliar se a estratégia tem sido ou não bem-sucedida.

3. Identifique os indicadores-chave de performance (KPIs) para o negócio, de modo a entender quais são os pontos mais estratégicos e importantes para a sua empresa;

4. Selecione as empresas que serão avaliadas, processos internos, etapas equivalentes de empresas de outros setores ou negócios em cooperação, dependendo do tipo de benchmarking;

5. Defina como vai ocorrer a coleta de dados, que pode acontecer digitalmente, manualmente ou de ambas as formas;

6. Faça o acompanhamento de dados e realize análises e cruzamentos sobre as informações obtidas para encontrar tendências e respostas;

7. Estruture a transformação de dados em ações. As mudanças devem ser adaptadas ao negócio e não devem ser meras cópias de outros setores ou empresas;

8. Monitore os resultados das mudanças e continue realizando o processo para garantir a melhoria contínua.

Ao fazer isso, você vai notar que é fundamental que o processo seja feito de maneira contínua, já que isso garante a consolidação da mudança e também permite que o empreendimento se mantenha sempre competitivo e equiparado aos melhores da indústria ou às melhores práticas.

O benchmarking é um processo importante e estratégico para que o seu negócio entenda o seu posicionamento no mercado e reconheça oportunidades e ameaças. Ao fazer a análise de dados, ele consegue reconhecer boas práticas que podem ser adaptadas e aplicadas de modo a maximizar os resultados da empresa. Por isso, vale a pena conhecer seu passo a passo para colocá-lo em prática o quanto antes.

O que você acha de utilizar essa técnica? Conte nos comentários e, se tiver alguma dúvida, aproveite para tirá-la!