O Brasil é um dos países com maior número de empreendedores e esse cenário está em plena expansão, com um número expressivo de novas empresas abertas a cada ano. Porém, dados do Sebrae-SP, apontam que cerca de 27% dessas organizações fecham suas portas em menos de um ano de existência. Tal dado mostra que a falta de gestão impacta diretamente nos negócios, resultando em prejuízos financeiros e frustrações pessoais.

Diante desse forte indicador, muitas pessoas têm preferido investir no mercado de franquias, minimizando assim os riscos de algo não dar certo. Neste post vamos explicar um pouco melhor como funciona esse sistema, dar dicas de como obter sucesso em seu empreendimento e também mostrar o segmento das franquias de idiomas, que estão em plena expansão.

Diagnóstico do negócio

Quando a pessoa resolve abrir seu próprio negócio, será necessário em um primeiro momento realizar um diagnóstico e um plano de ações para entender melhor os objetivos, perspectivas do mercado e chances de sucesso.

Na etapa de diagnóstico é fundamental levantar todas as informações possíveis relacionadas ao negócio que pretende abrir, desde dados sobre o mercado, concorrentes, produtos ou serviços oferecidos, preço, localização, nome, franquias disponíveis no segmento, investimentos possíveis, entre outros itens.

Contar com o auxílio de especialistas em finanças ou franqueados de negócios que obtiveram sucesso também são ferramentas importantes no momento de definir qual a escolha ideal.

O mercado de franquias no Brasil

As franquias conquistaram os empresários brasileiros por apresentarem uma solução pronta para abrir uma empresa, ganhando em facilidade e praticidade. Esse sistema representa o investimento em um negócio sólido, já testado e com chances de crescimento. Ao optar por esse tipo de empreendimento, a pessoa já recebe todo o suporte e treinamentos para sucesso da rede.

Porém, para de fato conseguir crescer no negócio e ter bons resultados, são necessárias outras ações que potencializarão seus esforços, que falaremos a seguir. O importante é entender que as franquias são unidades de negócio independente, mas que integram uma rede maior, um conjunto.

Os motivos para acreditar no mercado de franquias

Os benefícios ao escolher abrir uma franquia são inúmeros, vamos citar alguns que são diferenciais no momento de decisão por um negócio.

Independência jurídica e financeira

Apesar de não possuir uma autonomia total nas franquias, o empreendedor é responsável por suas operações na empresa, juridicamente e financeiramente. Porém, pode contar com o apoio do franqueador em caso de dúvidas ou problemas relacionados a isso.

Marca consolidada

Abrir um negócio que já possui uma marca consolidada, ajuda na captação de público para o negócio. As pessoas já conhecem e já se relacionam com a marca, por isso, não há necessidade de grandes esforços para instituição dos serviços ou produto no mercado.

Suporte especializado

O franqueador oferece profissionais qualificados para ajudar você a implantar e desenvolver seu negócio. Isso envolve desde a inauguração, comunicação, assessoria financeira e contábil, entre outros. Tal suporte especializado minimizará as chances de fracasso do negócio.

Treinamentos para franquias

Aqui entra em cena os treinamentos voltados para a gestão e condução de pessoal, envolvendo regras voltadas para o departamento de recursos humanos, além de capacitações sobre atendimento, melhoria das competências, bem como ensinar a trabalhar com a mesma qualidade de serviços oferecidas pela empresa original. No caso das franquias de idiomas é fundamenta que os professores sejam capacitados e formados na área.

Poder de barganha

Devido ao renome da marca, o novo franqueado, apesar de emergente no mercado, consegue bom poder de barganha com os fornecedores, conquistando melhores condições de pagamento, frete, entrega e credibilidade. Desta forma, as condições favorecem inovação e investimentos iniciais.

Diferentes opções

Quando definir qual negócio deseja investir, é fundamental conhecê-lo profundamente. Cada franquia possui regras próprias de gestão que podem impactar diretamente no alcance de bons resultados. Será necessário, num primeiro momento, estabelecer uma relação de confiança entre franqueador e franqueado, pois a administração será conjunta, com responsabilidades diferentes.

Normalmente, os franqueadores oferecem um plano de ações completo, com estudos de viabilidade por localização, concorrência, investimentos necessários, além de oferecer treinamentos para a equipe do modo de trabalho. Tais regras devem ser seguidas à risca para que o negócio decole, por isso, procure conhecer os direitos e deveres e analisar se seu perfil e suas aspirações se encaixam com a franquia.

Contribuição com o negócio

Outra sugestão para que sua franquia dê certo é ter uma postura proativa para sugerir ideias de melhorias em toda a rede. No dia a dia do trabalho, é possível perceber maneiras de realizar os processos mais eficientemente, ganhando tempo e economizando recursos. A importância de construir em conjunto com o franqueador, agrega para toda a cadeia, e você, consequentemente, terá melhores resultados.

Postura empreendedora e de liderança

Marcas de renome já disponibilizam para seus franqueados um público consumidor ativo e potencial. Porém, a maneira como as regras teóricas dos franqueadores são praticadas farão a diferença no resultado entregue aos clientes.

O dono do negócio precisa ter uma liderança presente, participando no dia a dia da empresa e auxiliando os colaboradores na boa execução do negócio. O exemplo é um ótimo aliado na orientação das equipes, por isso, seja parceiro de seus colaboradores e exemplo de trabalho para seus clientes.

Believe

Atendimento de excelência

O atendimento, seja em qual área for, é a chave do sucesso de fidelidade dos clientes. Por isso, participar de treinamentos sobre como melhor atender os consumidores, sanando suas dúvidas, sendo gentil e cortes, e ficando a disposição para resolução de qualquer problema, seja com relação ao produto ou serviço ou ao atendimento em si, é essencial para o sucesso. Muitos deles inclusive são oferecidos pela própria franqueadora.

No entanto, as franquias têm sucesso quando apresentam um atendimento diferencial, que preza por um bom relacionamento com os clientes, caso contrário, o interessado irá para outra franquia do mesmo negócio ou similar. No caso de uma franquia de idiomas oferecer o auxílio de monitores e aulas especiais, são bons diferenciais.

As oportunidades das franquias de idiomas

A cobrança por melhor qualificação das competências e habilidades para permanência no mercado de trabalho tem feito muitas pessoas, jovens e adultos, a procurarem por escolas de idiomas. Diferentemente do que há alguns anos, a ideia de ficar muito tempo nas escolas é realidade diferente da atual, que requer bons resultados em menos tempo.

O segmento educacional de idiomas teve um crescimento médio de cerca de 25% nos últimos três anos, isso em virtude da necessidade de capacitação de outras línguas pelos eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Além disso, o inglês é disciplina obrigatória nas escolas e quanto mais qualificação em idiomas a pessoa tiver, melhores são as chances de conseguir uma boa colocação profissional.

Devido a estruturação e respaldo oferecidos por uma franquia de idiomas, essa boa fase de demanda pelos serviços deve continuar em ascensão, indo na contramão da crise econômica do país, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising. Desta forma, as franquias de idiomas ganham mercado ascendente na escolha dos empresários.

O mais importante é conseguir identificar qual o melhor negócio para seu perfil dentro das inúmeras opções no mercado das franquias e após a definição, trabalhar para alcançar resultados concretos e efetivos.

Antes de decidir em abrir uma franquia de idiomas, recomenda-se fazer um estudo de viabilidade da cidade ou bairro. Analisar o potencial da área em que o candidato pretende abrir a sua escola, dados de público, concorrentes, localização, potencial de clientes, entre outros fatores. Tal estudo é fundamental para que o negócio tenha mais chances de sucesso. Se quiser ganhar um estudo de viabilidade personalizado, solicite-o aqui.

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