O modelo de franquia de escola de idiomas não é nenhuma novidade, porém, devido a outros fatores, como a expansão da classe C, o segmento tem sido muito procurado. A expectativa é que esse tipo de negócio seja ainda mais rentável nos próximos anos, já que a necessidade de aprendizagem de uma nova língua é cada vez maior.

As franquias também estão recebendo muita atenção de quem deseja investir. Isso porque por meio de um modelo pronto é possível construir um empreendimento lucrativo.  Aderindo a uma franquia, o empreendedor tem o suporte necessário para conquistar novos patamares e crescer.

Além disso, quando a empresa está consolidada no mercado, o retorno costuma ser mais rápido se comparado ao faturamento de um novo negócio.

Retorno rápido

Quem opta por ter um empreendimento na área de ensino de idiomas vale conhecer mais sobre as empresas que possuem o modelo de franquia. Além de já ter nome no mercado, as franqueadoras oferecem a estrutura necessária para que se inicie o projeto. Em geral, a franquia oferece uma estimativa de retorno do valor investido em 18 a 24 meses e um lucro de 20 a 30% mensal.

Segundo a Associação de Brasileira de Franchising (ABF), a estimativa é que o setor de franquias aumente seu faturamento em 10% em 2018, número 2% maior que o registrado no ano anterior, com 8%. A ABF considera que a melhora na economia brasileira em consonância com a recuperação de renda e consumo devem refletir nas franquias.

Apoio do franqueador

Em um negócio independente, o empreendedor deve criar suas próprias estratégias. Quando falamos de uma escola de idiomas, é do dono do negócio a responsabilidade de criar um planejamento para captar alunos e crescer. No entanto, se ele optou por uma franquia, o sistema oferece o suporte necessário para que ele se instale estruturalmente e se estabeleça na cidade.

Além disso, o franqueado recebe um treinamento do franqueador, o qual repassa todas as informações que foram estudadas e testadas nos anos em que a empresa está em funcionamento. Isso contribuiu para tomadas de decisão mais assertivas e seguras, garantindo sucesso ao seu negócio.

Mercado promissor

A saturação das escolas de idiomas em grandes cidades abre espaço para um mercado que em muitos casos não recebe atenção: a demanda em cidades do interior. A oferta de ensino de idiomas nas regiões fora dos grandes centros costuma ser baixa, o que faz com que as pessoas que desejam aprender uma nova língua se desloquem semanalmente em busca desse serviço.

Além disso, as cidades do interior oferecem mais qualidade de vida e preços mais acessíveis, o que contribui para o investimento nessas regiões. O sistema de franquias tem sido uma boa opção principalmente por possuir um modelo reconhecido, o que auxilia na consolidação da escola no município.