Para iniciar a defesa deste tópico, cito um pequeno trecho da entrevista com a renomada comentarista econômica Miram Leitão para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios: “Não adie, não desista. Abra seu negócio agora!

No caminho contrário do que muitos pensam, abrir negócios em épocas ditas como “crise” é uma excelente estratégica. O Brasil esta passando por um momento singular aonde a instabilidade do mercado de trabalho sugere um despertar empreendedor e isto ganha ainda mais força devido a grande profissionalização e crescimento do setor de franquias, em especial franquias de inglês.

Por exemplo, o setor de franquias de idiomas (Educação e treinamento, fonte Censo ABF 2015) apresentou nos últimos 2 anos um crescimento acumulado superior a 20%. Isto é muito mais do que o crescimento do PIB Brasileiro e se comparado a outros setores econômicos.

Aqui estão alguns dos principais motivos que fortalecem a ideia de “Empreender Agora”:

  • Os fracos e não preparados saem do mercado

Não é mentira que as coisas ficam desaceleradas durante turbulências econômicas. Aqueles muitos concorrentes que não sabem gerir um negócio e estavam apenas aproveitando a onda de alto consumo não sobrevivem a estes períodos. É como se fosse um processo natural do ecossistema ou uma “peneirada econômica” aonde apenas os mais fortes e preparados sobrevivem. Isso quer dizer que um mercado anteriormente tomado se torna aberto para novos entrantes. A título de exemplo, se uma escola de inglês fecha, haverão mais alunos disponíveis para a que se mantiver ativa.

  • Aumento do seu poder de negociação e barganha

O dono do imóvel não consegue alugar. O comerciante não consegue vender. O publicitário não consegue renovar contas para prestar seus serviços. É a lei de oferta e demanda. Muitos ofertando para poucos que estão comprando. O poder de negociação esta de volta na mão do cliente e isso permite iniciar um novo negócio com menos do que se investiria ha poucos meses atrás. Isto é uma ótima oportunidade para franquias iniciarem suas atividades com menor desembolso.

  • Aproveitar o repique econômico

Já reparou como é um gráfico de crescimento da bolsa de valores? Se analisarmos o crescimento do índice Bovespa desde sua fundação até hoje é nítido que há um crescimento, mas este crescimento é irregular. Uma tendência altista, mas que sobe e desce o tempo todo. Talvez até por causa de nossa cultura imediatista, este conceito não é bem difundido e conhecido, mas neste instante estamos no ponto mais baixo de um desses momentos onde no curto prazo parecem ser uma crise, mas que na verdade é um ajuste do crescimento que temos tido desde 2010. O repique sempre vem com força e cresce mais do que o ajuste decadente que se passou.

E você? Vai ficar de fora? Empreenda já!

A Academia de Inglês Washington lhe oferece condições de realizar este grande sonho que é ter seu próprio negócio ou sua própria escola de inglês. Aproveite também as condições especiais que são oferecidas a novos franqueados.

Empreenda, acredite, tenha o plano e o parceiro certo!

Boa Sorte!

Veja entrevista com Mirian Leitão na integra: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/02/nao-adie-nao-desista-abra-seu-negocio-agora.html

 Veja algumas projeções econômicas da Empiricus: http://www.empiricus.com.br/artigos/os-5-melhores-investimentos-para-2016/?key=b32ba18d-4956-4cee-971c-ed1b957eb308&utm_source=outbrain&utm_medium=artigo&utm_campaign=outbrain-artigo-0-0-0-0-0&xcode=XE16OB02

 

botao_CTA_estudo_viabilidade

Autor: Sidd