Na hora de investir, nada melhor que a segurança de dar uma tacada certeira para não perder dinheiro! Descubra alguns detalhes deste mercado e conheça quais as franquias em alta para as próximas temporadas!
O setor de franquias brasileiro é um dos segmentos que mais cresce. Segundo a Pesquisa de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franquias) o faturamento do setor saltou de R$ 151,247 bilhões em 2016 para R$ 163,319 bilhões em 2017.
Isso demonstra um grande crescimento do setor de franquias, impulsionando a economia do país, mesmo em momentos de crise.
Os segmentos que tiveram os maiores faturamentos no período foram:
- Alimentação;
- Saúde, Beleza e Bem-Estar;
- Serviços;
- Moda;
- Hotelaria e Turismo;
- Serviços Educacionais;
- Casa e Construção.
Na hora de escolher no que investir, é muito importante lembrar que não basta escolher as franquias mais lucrativas ou os segmentos da “moda”, deve-se fazer uma análise profunda do tipo de negócio e verificar se existe uma afinidade real do empreendedor com o segmento.
DESCENTRALIZAÇÃO
São Paulo e Rio de Janeiro já não são mais as sedes das redes de franquias mais promissoras do país.
É possível observar um grande movimento de franquias que nascem no interior (ou em capitais fora do eixo Rio-São Paulo) e se expandem para todo o território nacional.
Podemos destacar marcas como a escola de música Academia do Rock (de Curitiba – PR) e a Doutor Resolve, rede de manutenção predial nascida em São José do Rio Preto – SP, até nomes consagrados como a rede de cursos de informática e profissionalizantes Microlins (de Lins – SP) e a Água Doce Cachaçaria, nascida em Tupã – SP.
Dentro do segmento de Serviços Educacionais, destacamos o caso da Academia de Inglês Washington.
A empresa iniciou as atividades no interior do Paraná e hoje está em mais de 65 cidades nas cinco regiões do país.
Apostando em um curso de alta qualidade e tecnologia aliados ao ensino do idioma, a franquia vem ganhando espaço entre as gigantes nacionais.
“Meu pai sempre colocou o aprendizado dos alunos em primeiro lugar e isso é algo que não abrimos mão”, comenta Siddhartha Costa, filho do fundador da Academia de Inglês Washington Arapongas e diretor executivo da rede de escolas de inglês Washington.
A partir de R$90mil reais já é possível inaugurar uma franquia com estrutura para atender mais de 300 alunos o que garante um faturamento milionário e margem de lucro que pode chegar em até 40%.
“Nossa equipe de suporte comercial e de marketing acompanha passo a passo a inauguração da nova franquia e isso vem trazendo resultados impressionantes! Assim as escolas de inglês já inauguram com lucro” comenta Rodrigo Leontino, diretor de operações do grupo.
As aulas contam com materiais didáticos especialmente desenvolvidos para o público brasileiro e ainda utilizam de recursos como Óculos Virtual, Aplicativos em Smartphones e a Plataforma WWEB para engajar os alunos e aumentar ainda mais a experiência de aprendizagem do inglês.
“Estou muito satisfeita com o suporte e qualidade da Marca. Minha cidade tem apenas 22mil habitantes e já temos mais de 300 alunos”, comenta a franqueada Ana Lucia de São Lourenço do Oeste (SC).