Se você quer abrir uma escola de idiomas, mas não sabe muito bem por onde começar. Este post foi feito para você!

É bastante comum que o empreendedor entenda tudo sobre o ensino, mas não conheça muito da parte de gestão. Esse é um problema que precisa ser resolvido.

Por isso, vamos mostrar o passo a passo para começar seu próprio negócio. O objetivo é que você entenda de todos os detalhes necessários para esse processo, o que facilita a abertura da sua escola. Então, vamos saber mais?

O perfil do empreendedor na área

Nos últimos anos, a tecnologia modificou muitos setores de atuação e a educação foi um deles. Para ser um profissional de sucesso e empreender nesse ramo, é fundamental estar alinhado às novas necessidades dos estudantes.

Mas, obviamente, essa não é a única exigência do perfil empreendedor. Na realidade, se você quer empreender na área da educação, precisa pensar sobre uma série de questões que serão apresentadas a seguir.

Em relação ao perfil que precisa ter, as principais características são:

Proximidade com a tecnologia

O empreendedor deve entender de tecnologia e ter ideias relacionadas a ela para o processo de ensino. Somente dessa forma é possível inovar na sala de aula e ter resultados positivos por meio da criação de aulas interativas e criativas. Aproveite que os alunos possuem smartphones e tablets e familiaridade com computadores e ensine usando essas ferramentas. Explore aplicativos, games e outros recursos, porque isso traz engajamento aos alunos.

Vontade de colaborar

A colaboração é um requisito importante para o empreendedorismo. Quando você abre uma escola de idiomas, precisa pensar no todo e considerar não só o que é importante para si mesmo, mas principalmente para os alunos e até mesmo para suas famílias.

Atenção às tendências

Para trabalhar com o ensino de maneira efetiva, o profissional precisa estar atento às tendências e conhecer as novidades, porque isso ajuda a se aproximar dos alunos e garantir mais atenção em sala de aula. Ou seja, o conhecimento técnico é válido, mas saber o que há de novo no ramo também é imprescindível para uma boa atuação.

Conhecimento do aluno

Para que a aula surta efeito e o aluno aprenda como falar determinado idioma, você, como empreendedor, precisa conhecê-lo. Isso ajuda a aplicar técnicas diferenciadas e dar a atenção necessária a cada estudante para que ele chegue ao seu potencial máximo.

Reinvenção do método

Você deve sempre procurar reinventar seu método de ensinar. Por mais que use uma metodologia fixa, de uma franquia, você pode trabalhar o conteúdo trazendo novos elementos. É importante lembrar sempre de que o procedimento de ensino-aprendizagem é complexo e abrange uma série de elementos. Quanto mais você inovar e trouxer técnicas diferentes, mais terá a atenção dos estudantes.

Trabalho com um conteúdo interdisciplinar

A regra do momento é a interdisciplinaridade. Relacionar o conteúdo das aulas de idiomas com situações do cotidiano dos estudantes é uma maneira de trabalhar melhor os assuntos e deixá-los mais tangíveis para os alunos.

A escolha do local do empreendimento

Um fator determinante para o sucesso ou o fracasso da sua escola de idiomas é a localização dela. Como qualquer outro empreendimento, é preciso abrir sua unidade em um local que seja atrativo para o público-alvo. Caso contrário, o problema pode ser a falta de alunos matriculados.

É fundamental, portanto, que a escola esteja localizada em um ponto de fácil acesso, próxima a uma área comercial e ofereça estacionamentos e pontos de ônibus próximos.

Você também deve lembrar que esse negócio faz parte do ramo de serviços, o que significa que outros elementos devem ser pensados. Entre eles, podemos citar:

  • Atendimento ao cliente: nesse caso, acontece dentro da própria escola. Para isso, é preciso ter uma estrutura adequada, com espaço suficiente e objetos como mesas, cadeiras, quadro etc.
  • Recursos financeiros: para oferecer o conforto necessário aos alunos, você precisará fazer investimentos. Verifique o quanto tem para gastar para que a escola tenha todos os recursos necessários.
  • Processo operacional do negócio: em uma escola, você precisará guardar livros, lápis e canetas, computadores ou notebooks, jogos e diversos outros itens necessários ao ensino. Considere essas questões antes de definir o local mais adequado para o seu empreendimento.
  • Concorrência: existem diversas escolas de idiomas instaladas em todos os municípios brasileiros. Analise a concorrência da região em que você pretende instalar sua unidade e verifique se há espaço para a entrada de mais uma escola. Uma opção é abrir uma unidade franqueada, já que a marca acaba tendo um peso maior na escolha dos estudantes e seus pais.
  • Potencial do mercado: está relacionado à concorrência, mas se refere mais ao dinheiro que determinado segmento pretende investir. No seu caso, considera-se o bairro, a região ou o município (dependendo do tamanho) que a sua escola será instalada.
  • Hábitos do cliente: atualmente, muitas pessoas buscam aprender um segundo ou terceiro idioma. Mesmo assim, você precisa verificar os hábitos dos consumidores da região em que vai abrir a escola, porque isso pode atrapalhar o seu negócio. Por exemplo: abrir sua unidade em um bairro em que as pessoas não têm dinheiro para gastar em cursos complementares pode ser um mau negócio.
  • Infraestrutura local: a região na qual a escola estará deve ter uma boa infraestrutura, como atendimento de saúde, segurança, limpeza, ponto de ônibus etc. Isso facilita para os estudantes e valoriza o local em que a escola está situada.

A segmentação do público-alvo

Outro ponto-chave para sua escola de idiomas é o público-alvo. A dica aqui é fazer um mapeamento de 3 possíveis vertentes do mercado. São elas:

Mercado consumidor

São os alunos da sua escola de idiomas ou os pais (que matricularão os filhos). Você pode obter informações sobre os consumidores por meio de pesquisas, como as de mercado.

Mercado concorrente

São as outras escolas de idiomas, que prestam um serviço igual ou similar ao seu. Nesse caso, você deve se atentar a valores cobrados, qualidade do curso, atendimento etc. Se você fizer parte de uma franquia, uma boa parte desses elementos já é definida pela franqueadora.

Mercado fornecedor

É composto das empresas que fornecem os livros e todos os materiais necessários ao ensino. Novamente, no caso da franquia, os fornecedores já são predefinidos, o que isenta de procurar por melhores preços e ter uma grande preocupação em relação a esse ponto.

Mas a dúvida é: como segmentar o público-alvo? Primeiramente, você precisa entender que esse processo é a divisão do mercado em grupos de potenciais compradores do seu serviço. Esses grupos possuem desejos e demandas semelhantes, bem como percepções de valor e comportamento de compra.

Em termos práticos, a segmentação pode ser realizada de 2 maneiras:

  • Segundo as características dos consumidores, que podem ser demográficas geográficas (bairro, região ou cidade nos quais a escola está instalada) ou psicográficas (consideram a opinião, a atividade e o interesse do público-alvo). No caso de uma escola de idiomas, a primeira opção é mais interessante, porque o interesse das pessoas nesse tipo de negócio é sempre o mesmo: aprender outra língua.
  • De acordo com a relação dos consumidores com o serviço, que leva em consideração os benefícios e a fidelização com a marca. Essa é outra possibilidade de segmentação para uma escola de idiomas, especialmente se ela fizer parte de uma franquia.

A possibilidade de abrir uma franquia

Até este momento, citamos diversas vezes a possibilidade de você ligar sua escola a uma rede franqueadora. A pergunta que você deve estar se fazendo é: vale a pena?

Existem muitas vantagens ao optar por essa possibilidade. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que foram apurados para o Sebrae, 75% das unidades franqueadas estão localizadas em capitais e regiões metropolitanas.

O restante, 25%, está no interior dos estados, regiões em que há possibilidade de amplo crescimento nos próximos anos. Essa mesma pesquisa apurou que o consumo em cidades do interior chega a R$ 827 bilhões por ano, somando 38% do total do consumo brasileiro.

Ou seja, se a sua dúvida é abrir uma franquia em uma cidade pequena ou média, saiba que não há problemas.

Outro ponto positivo dessa possibilidade é o fato de que a franquia apresenta menores riscos, especialmente nos casos em que o empreendedor não tem grandes conhecimentos em gestão.

Isso ocorre porque a franqueadora já fornece uma série de documentos e o plano de negócios, que leva em consideração uma análise do mercado, da concorrência e do público-alvo, além de também avaliar cenários políticos e econômicos que podem afetar a empresa.

Com o plano de negócios, você tem um guia do que deve ser feito e de como fazer. Como suporte, a franqueadora ainda fornece treinamentos e indica toda a estrutura necessária para que a sua escola esteja dentro dos padrões exigidos e com o máximo de qualidade.

Porém, como qualquer outro negócio, você precisa tomar alguns cuidados antes de abrir a sua franquia. Veja quais são eles a seguir:

Pesquise a franqueadora

Avaliar o histórico da marca é uma boa maneira de saber se ela é confiável. É importante ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que especifica todos os detalhes da história da franqueadora, suas finanças, cursos oferecidos, investimentos realizados etc.

Converse com franqueados e ex-franqueados

Essa é a melhor maneira de saber se é um bom negócio abrir uma franquia da marca e descobrir possíveis problemas, como falta de suporte. Falar com ex-franqueados também é importante, porque eles indicam o motivo pelo qual desistiram de se manter no negócio.

Analise seu perfil

Mesmo sendo uma franquia, você precisa analisar seu perfil. Não adianta escolher uma franqueadora que promete retorno em menos tempo se você não concordar com seu método de ensino, por exemplo.

Avalie as taxas cobradas e seu orçamento

Ao abrir uma franquia, você precisará dispor de um investimento inicial e também deverá pagar valores mensais. Você deve considerar isso antes de assinar o contrato, porque precisa se certificar de que esses montantes cabem em seu orçamento.

Fazendo um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta que ajuda a guiar o empreendedor a fim de que sejam tomadas decisões mais acertadas.

Esse documento indica quais ações devem ser realizadas para que os objetivos traçados sejam atingidos. Ou seja, é uma forma de verificar as oportunidades proporcionadas pelo ambiente externo e alinhá-las às condições internas com a finalidade de conquistar as metas pretendidas.

Para conseguir fazer o planejamento estratégico, é preciso responder a 3 perguntas:

  • Onde minha empresa está?
  • Para onde eu quero ir?
  • Como posso chegar lá?

Para dar mais subsídios a esse processo, você também deve cumprir as seguintes etapas:

Análise do cenário

Considera os ambientes externo e interno. No ambiente externo, deve-se identificar oportunidades e ameaças, ou seja, verificar a influência de fatores econômicos, políticos, sociais, de mercado etc.

Já o ambiente interno passa pela identificação dos pontos fortes e fracos da empresa. O foco deve ser os aspectos financeiros, técnicos, de recursos humanos, de infraestrutura física, entre outros.

Definição de objetivos

Os objetivos devem ser definidos a partir do histórico da empresa e precisam ser quantificáveis. Geralmente, eles estão relacionados ao faturamento, posicionamento de mercado, rentabilidade etc.

Definição de estratégias

Essa é a definição de como os objetivos podem ser atingidos. Cada estratégia, então, está diretamente ligada a um objetivo.

Elaboração de um programa de ações

A ideia dessa etapa é que cada ação seja realizada de maneira organizada e que permita a revisão frequente do planejamento estratégico. Esse programa deve ser elaborado por um comitê interno de acompanhamento, que deve especificar os prazos de implantação, os custos de cada atividade e apresentar indicadores de responsabilidade.

A atração e a retenção de alunos

Como você está abrindo uma escola de idiomas, precisa pensar sobre a atração e a retenção de alunos. Algumas ações que podem ser adotadas para essa finalidade são:

Apostar em um diferencial

Existem diversas escolas de idiomas, mas para que a sua unidade se destaque, você precisa saber o que os alunos e seus pais estão buscando.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas. A partir da constatação da demanda, você pode e deve valorizar esse diferencial, mostrando como o ensino na sua escola pode ser mais eficiente que o da concorrência.

Você deve considerar, também, que a percepção de valor pode ser diferente de acordo com o segmento de ensino e com a idade dos alunos.

Envolver toda a escola

Uma escola de idiomas tem estudantes em diferentes cursos, com níveis de aprendizado desiguais etc. Para que você tenha sucesso, todos os alunos e funcionários precisam estar no mesmo patamar.

Os alunos, portanto, devem estar satisfeitos, mas os colaboradores precisam estar preparados para apresentar e defender a escola sempre que necessário, mostrando os pontos positivos que ela possui.

Desenvolver o capital social

O capital social é formado por uma rede de relacionamentos da qual fazem parte os clientes, que podem indicar a sua escola se estiverem satisfeitos com o ensino. Essa divulgação positiva do “boca a boca” pode trazer até mais retorno que uma campanha paga.

Para desenvolver o capital social, você deve entender as necessidades dos alunos e os progressos realizados, interagir com eles e oferecer programas de recompensas e descontos.

Divulgar seu negócio

Você traz mais confiabilidade para seu negócio quando apresenta resultados positivos. Aproveite e divulgue-os, seja por meio impresso, seja pela internet. Você também pode conhecer seu público e entender seus comportamentos a fim de adequar melhor suas estratégias de marketing.

Estratégias de marketing para pequenos negócios

Não importa se você é franqueado ou uma unidade autônoma de uma escola de idiomas, você precisa ter uma estratégia de marketing para pequenos negócios. É dessa forma que você conseguirá atrair alunos e mostrar os benefícios que a sua escola poderá trazer.

No caso das pequenas e médias empresas (PME), o mais indicado é investir no marketing digital, que exige menos investimento e traz um retorno maior.

Conheça, a seguir, 3 estratégias que você deve começar a aplicar agora mesmo:

Marketing de conteúdo

É a oferta de conteúdos relevantes e de qualidade que estejam relacionados ao seu negócio. O objetivo é fornecer informações para os clientes em potencial para que eles façam suas escolhas de maneira consciente.

A partir disso, é estabelecida uma relação de confiança, que aumenta a fidelização de clientes e traz retornos garantidos.

SEO

É a otimização para mecanismos de busca. Está diretamente relacionado ao marketing de conteúdo, porque os links do SEO fazem o seu site ou blog ficar melhor ranqueado no Google e aparecer nas primeiras páginas de resultado.

Links patrocinados

São anúncios pagos disponibilizados na primeira página de resultados do Google. Trazem um retorno imediato, mas menos permanente que o SEO. Por isso, é mais indicado para a divulgação de ofertas específicas e pontuais. Por exemplo: um desconto limitado no curso de inglês.