Um dos maiores desafios de abrir uma franquia é arcar com os investimentos necessários para isso. Muita gente não sabe exatamente quanto deverá gastar para inaugurar o negócio e para manter tudo rodando até que os lucros comecem a aparecer.

Além de identificar quais serão os custos, é muito importante ter uma boa organização financeira a fim de alcançar a quantia necessária para investir no negócio, e até para administrar bem o dinheiro posteriormente.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas essenciais para quem está nesse momento de juntar dinheiro para atingir o sonho de abrir uma franquia.

Colocar no papel quanto você precisa para abrir uma franquia

Como dissemos, é extremamente importante identificar quanto será necessário gastar. Por isso, essa deve ser sua etapa inicial para administrar o dinheiro. 

Comece definindo todos os gastos prováveis. O valor de investimento inicial na franquia, gastos com estrutura, pessoal e manutenção, estoque etc. Depois, você deve organizar suas finanças de acordo com essa meta. É válido também juntar uma quantia maior do que o esperado para cobrir qualquer imprevisto ou aumento de custo futuro.

Essa prática deverá ser mantida até mesmo depois de abrir a franquia, como uma forma de administrar o negócio. Então não tenha receio ou preguiça de registrar diariamente as quantias.

Guardar um valor fixo mensalmente

A melhor forma de juntar dinheiro é fazer isso aos poucos. Para criar o hábito, busque poupar uma quantia fixa mensalmente.

Um bom número para começar é 10% dos seus ganhos totais. Deixe sempre essa quantia reservada e organize seus gastos a partir do restante. Mas evite postergar, poupando apenas se sobrar algum dinheiro no fim do mês. Ao contrário, já separe o valor assim que receber seu salário, pois seu objetivo deve ser prioridade.

Quando for possível, tente aumentar a porcentagem guardada mensalmente, principalmente se você conseguir economizar mais ou complementar seus ganhos. Se poupar pelo menos 30%, você chegará muito mais rápido ao seu objetivo.

Tenha uma conta-poupança

Nada de guardar o dinheiro debaixo do colchão ou na conta-corrente. Você precisa ter uma conta separada para o valor que está poupando, a fim de evitar que ele seja gasto no dia a dia.

A conta-poupança é uma ótima solução para isso. Além de ser separada da corrente, ela gera um rendimento mensal em cima da quantia que você depositou. Ou seja, você deixa seu dinheiro a salvo e ainda ganha com isso.

Pesquise sobre investimentos e comece a investir

Se você quer ir além talvez deva estudar mais sobre investimentos, como ações, tesouro direto, títulos públicos e outros. Eles podem oferecer um rendimento maior do que a poupança, fazendo com que seu dinheiro cresça ainda mais.

É preciso ter muito cuidado com alguns tipos de investimento, porque, mesmo que o rendimento seja maior, o risco também pode ser mais alto. Portanto, estude sobre finanças e os diferentes tipos de investimento antes de começar.

Se decidir mesmo investir seu dinheiro, o primeiro passo é definir seu perfil de investidor. Você pode ser conservador, se preocupando mais em ter segurança, ou mais arrojado, focando em rendimentos e riscos maiores. Independentemente do seu perfil, diversificar a carteira de investimentos é uma ótima dica, pois assim você não coloca todo o dinheiro em um só formato e pode ganhar mais correndo um risco mais baixo.

Corte algumas despesas

Para quem quer juntar dinheiro, cortar gastos pessoais é a dica mais básica, mas não deixa de ser importante. Gastando menos, você vai conseguir poupar mais para alcançar seu objetivo.

Para economizar de forma organizada, coloque todos os seus gastos no papel e verifique quais são supérfluos e podem ser cortados ou diminuídos. Nesse processo, podem aparecer gastos muito grandes com lazer, alguma assinatura que não é tão importante ou um valor muito alto nas contas de luz e água, por exemplo. Depois de anotar tudo, você vai perceber que alguns desses valores não são tão necessários assim no seu cotidiano.

Fuja de investimentos com juros altos

Quem está juntando dinheiro para alcançar um objetivo pode cair na tentação de encurtar o caminho com a ajuda de empréstimos e financiamentos. Isso pode até ser uma boa solução, mas é preciso ter muito cuidado para não ser prejudicado.

Muitos financiamentos no mercado oferecem uma grande quantidade de parcelas pequenas com juros mais altos. Fuja deles! Se você quer financiar, busque uma alternativa em que, ao final, você não pague um valor muito maior do que pegou emprestado.

Tenha atenção também para o pagamento das parcelas. Antes de fazer o financiamento, certifique-se que você consegue arcar com todas elas, e tente não atrasar nunca.

Utilize aplicativos de controle financeiro

Que tal simplificar sua administração financeira com a ajuda de um aplicativo? É possível encontrar diversas opções para celular e computador, como o Guia Bolso, Mobills, Moni, Organizze e outros. Eles permitem que você registre seus gastos e despesas de forma regular. Isso auxilia bastante no controle financeiro, pois possibilita o acompanhamento constante do dinheiro para tomar melhores decisões sobre novos gastos.

Analise seu desempenho regularmente

Falamos diversas vezes sobre registrar valores e colocar as coisas no papel — ou no aplicativo financeiro. Isso não foi à toa. Um bom controle financeiro acontece de forma constante, verificando novos gastos, avaliando oportunidades de economia e direcionando melhor os ganhos.

Tente analisar mensalmente o seu progresso. Verifique quanto dinheiro você já juntou, quanto falta e como estão os seus gastos. Veja se tudo está saindo como planejado.

Se algo estiver errado, essa é a chance de reorganizar sua estratégia para fazer com que tudo funcione. Tenha em mente que uma gestão financeira não é algo imutável. Seus ganhos e gastos podem ser afetados por algum fator externo e você deve saber se adaptar para administrar bem o dinheiro.

Os registros que você fizer regularmente serão de grande ajuda para analisar seu desempenho.

Quem consegue ter uma boa administração financeira e juntar o valor necessário para abrir uma franquia, com certeza tem grandes chances de se dar bem na gestão do negócio.

Invista em nossas dicas e lembre-se de acompanhar o desempenho do seu dinheiro. Se quiser saber mais sobre como ter sucesso com uma franquia, leia o texto em que explicamos quais são os papéis de um franqueado e de uma franquia.