Investir em uma escola de idiomas é uma ótima opção para quem tem paixão pelo ensino de línguas e deseja usar seus conhecimentos para empreender. Além disso, é um ramo que está sempre em expansão, sendo um dos poucos que resiste às oscilações da economia. Mesmo em tempos de crise as pessoas continuam apostando em educação – aliás, ela se torna mais necessária do que nunca.
Contudo, abrir uma escola de idiomas também oferece riscos e desafios caso não haja estudo de mercado, planejamento e expertise. Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você possa analisar os prós e contras antes de tomar qualquer decisão. Continue lendo e conheça os principais obstáculos ao investir na sua própria escola!
Investimentos financeiros
Naturalmente, a primeira barreira a ser superada são os investimentos financeiros. Muitas vezes o empreendedor não conhece exatamente os custos que terá até o momento de colocar tudo em prática.
Novas despesas podem surgir durante a abertura da escola, dificultando esse início. Lembre-se que além do investimento para começar o negócio em si, você precisará de uma reserva financeira que garanta a operação até que o lucro comece a aparecer.
Recrutamento de mão de obra qualificada
A falta de mão de obra qualificada é um desafio em qualquer área. E, no Brasil, sabemos que uma porcentagem muito pequena da população possui os requisitos necessários para ensinar inglês.
Com isso, muitas escolas têm dificuldade para formar o quadro de professores. Inclusive, várias instituições optam por contratar os próprios alunos que se destacam no aprendizado do idioma.
Entretanto, isso não será possível enquanto sua escola ainda estiver começando. Por isso faz diferença contar com um plano de busca e qualificação de profissionais.
Recessão do mercado
Com a crise em nosso país, vimos o aumento do desemprego prejudicar muitas pessoas que gostariam de investir em cursos de inglês. Por outro lado, quem tem condições mínimas para investir na sua educação quer apostar no aperfeiçoamento como forma de se destacar no mercado de trabalho.
Conhecendo esse cenário, é fundamental que sua escola tenha opções de cursos que sejam acessíveis à população. Ao mesmo tempo, deve-se tomar cuidado para não sair no prejuízo.
Nessa “gangorra” que o consumidor enfrenta, o seu marketing também deve estar bem alinhado. Afinal de contas, a comunicação deve transmitir a importância do investimento em um idioma estrangeiro mesmo quando as contas estão apertadas.
Outro desafio é a obtenção de crédito. Com a economia em recessão, fica cada vez mais difícil conseguir empréstimos para investir no próprio negócio. Para vender esse desafio, o ideal é que você tenha um plano de negócio bem elaborado, pois isso pode ser o fator decisivo na hora de convencer o seu banco.
Definição de preço
Como comentamos no tópico anterior, um dos grandes desafios de um empreendedor é encontrar o equilíbrio entre o preço que o consumidor pode pagar e o valor que dará lucro à empresa.
Agora, de maneira nenhuma a definição de preço deve ser feita no “achômetro”. Esse, aliás, é o pior erro que você pode cometer. Do contrário, você deve ter um planejamento financeiro bem feito. Precisa conhecer seu ponto de equilíbrio, sabendo qual o número de alunos necessário para empatar as contas e não sair no prejuízo.
Além disso, como os cursos de inglês trabalham com mensalidade, qualquer pequena variação no preço pode acabar fazendo uma diferença enorme nas contas anuais. Por isso, tenha atenção redobrada nesse ponto e não poupe esforços ao fazer os cálculos.
Captação de alunos
Essa é a parte em que a maioria dos novos empreendedores sente arrepios só de pensar. De qualquer maneira, é preciso lembrar que nenhum negócio sobrevive se não souber vender.
Por causa disso, você precisa ter estratégias claras de captação de alunos. Um dos pontos a considerar é o marketing, sobre o qual comentamos acima. Sua escola definitivamente precisará de uma identidade visual própria, materiais publicitários e campanhas atrativas que tenham o máximo de divulgação possível.
Mas não basta apenas investir em mídia: é preciso saber como construir uma marca forte que seja reconhecida pela excelência no ensino.
Escolha da metodologia
O maior pesadelo de um proprietário de escola de idiomas é optar por uma metodologia que não agrada aos alunos. Ou pior: descobrir que ao final de três anos os estudantes ainda não estão dominando a língua estrangeira.
Quando se trata de ensino de inglês, não existe nada mais importante do que utilizar o método certo. Pense bem: nem mesmo os melhores professores e a melhor infraestrutura são capazes de salvar uma metodologia ruim.
Por outro lado, imagine uma escola que tenha aulas desenvolvidas com métodos inovadores, capazes de acelerar o aprendizado.
Uma instituição com esse perfil constrói rapidamente sua reputação. Os alunos falam bem da empresa e trazem mais matrículas. É um ciclo virtuoso que só acontece se você tomar decisões acertadas no início.
Como diminuir os riscos e fazer um investimento seguro
Uma das maneiras mais eficientes de reduzir os riscos ao investir em uma escola de idiomas é se afiliar a uma marca já consagrada no mercado. Isso é possível por meio do modelo de franquias.
Quando o empresário opta pela abertura de uma franquia, passa a contar com o apoio completo da franqueadora. Isso significa que o empreendedor terá suporte em todos os aspectos necessários, desde a escolha do ponto comercial até o marketing e a captação de alunos.
Ao trabalhar com uma grande rede, você sabe exatamente quanto precisa investir para abrir o negócio. Também conhece as previsões de faturamento e lucro, podendo se preparar financeiramente.
Como gestor, você ganha a vantagem de focar na operação do negócio, sem precisar se preocupar com questões como a precificação, a construção de marca e a criação de campanhas promocionais.
Além disso, tem a oportunidade de trabalhar com uma metodologia testada e aprovada por alunos em todo o Brasil. Quando o aprendizado na sua escola é fácil e divertido, o crescimento do negócio ocorre com muito mais velocidade.
Chegou a hora de abrir sua escola!
Investir em uma escola de idiomas, assim como qualquer outro negócio, engloba uma série de riscos e desafios. A principal questão é saber como reduzir esses riscos ao máximo e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso do
Como mencionado, o modelo de franquia permite que você tenha sua própria escola ao mesmo tempo em que conta com uma estrutura de negócio testada e comprovada.
Nós, da Academia de Inglês Washington, temos um modelo de franquia ideal para os empreendedores apaixonados pelo ensino de inglês. Nosso objetivo é fazer cada aluno “Pensar em Inglês”, sabendo usar as palavras certas no momento certo e naturalmente.
Para conhecer todos os detalhes sobre a franquia e ter sua própria escola, visite nossa página de franqueado.