Depois da crise econômica no Brasil, muitas pessoas enxergaram nesse fato a oportunidade de usar a criatividade para ter uma renda. Assim, surgiram milhares de novas empresas no país. Muito embora esse tenha sido o maior motivo para o empreendedorismo, trabalhar por conta própria é o desejo de muitos brasileiros que estão deixando seus empregos e poupando grana para empreender. Saiba mais nesse post!
Por que brasileiros querem empreender?
Muita gente ignorou a máxima “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” e apostou todas as fichas em um empreendimento que trouxesse a tão sonhada realização profissional. Com “muita gente”, queremos dizer que em 2016, nasceram mais de 2 milhões de empresas no Brasil. O que significa a superação do último recorde registrado em 2010 e 0,6% a mais do que o número de empresas que nasceram em 2015.
Uma explicação rápida para isso seria que o brasileiro tem se preocupado mais com o negócio próprio atualmente do que com aquele velho sonho da casa própria e, assim, alcançar a independência financeira, além de flexibilidade com a carga horária de trabalho. E sabe que eles estão certos? Claro que não sem antes passar por um caminho de muita economia, investimentos e trabalho pesado. Porém, o prestígio chega com várias vantagens.
Maiores ganhos financeiros
Quando você se determina a trabalhar por conta própria, seja abrindo seu negócio ou prestando serviços, é fato que o seu rendimento será maior. Isso, porque é você quem determina o seu pró-labore, o seu custo por hora ou trabalho. Para quem atuará com vendas, você determinará a margem de lucro para o seu melhor índice de faturamento.
Crescimento profissional contínuo
Outra vantagem acerca de trabalhar por conta própria é que você não depende da empresa para uma promoção. Você determina como e onde quer chegar e passa a trabalhar para alcançar os próprios objetivos sem rodeios ou vínculos. Isso demanda muito envolvimento com o seu projeto, afinal de contas, o sucesso ou insucesso depende apenas de você. Você será o seu patrão.
Mais flexibilidade e qualidade de vida
Quem pensa que com um negócio próprio o trabalho diminui, está muitíssimo enganado! Na verdade, o seu trabalho aumenta bastante, principalmente no início. Por outro lado, você ganha flexibilidade determinando seus horários sem regras para cumpri-los. Você poderá tirar algumas horas durante o dia para as questões pessoais, folgar nos fins de semana, ou viajar durante a semana, por exemplo.
Direitos trabalhistas
Mesmo trabalhando por conta própria, o brasileiro pode ter os seus direitos assegurados. Existem outras formas de continuar pagando a previdência social e, assim, manter a maioria dos direitos previstos quando você trabalha em um regime CLT, por exemplo. Essa contribuição engloba a aposentadoria, licença maternidade e auxílio doença, deixando para trás o 13º e as férias remuneradas, que serão compensados com maiores rendimentos. Aliás, você também pode fazer a própria reserva para estes itens.
Realização pessoal/profissional
Talvez a maior vantagem do empreendedorismo seja a realização que se pode obter. Trabalhando em um negócio seu, os esforços, apesar de maiores, compensarão muito mais, pois você terá a certeza de colher todos os frutos e não apenas um salário no quinto dia útil do mês. Além disso, muitos negócios nascem de um propósito e, nesses casos, a realização pode ser ainda maior.
Se você pensa em trabalhar por conta própria, agora só falta encontrar o melhor negócio para você! Planeje-se bem e boa sorte!