Ter mais tempo para passar com a família e fazer atividades que te agradam, conquistar estabilidade financeira e conseguir tomar as rédeas da própria vida são apenas alguns dos benefícios que buscamos quando começamos a pensar em abrir uma empresa.

No entanto, junto com as expectativas, começamos a nos deparar com uma série de dúvidas, afinal, essa é uma decisão importante e que pode mudar totalmente os rumos de nossas vidas!

Se você quer abrir um negócio em sua cidade, mas tem medo de arriscar por ela ser muito pequena, continue lendo o nosso artigo e conheça alguns negócios de sucesso para quem busca empreender em cidades de 6 a 100 mil habitantes!

Por que abrir um negócio em uma cidade pequena?

Algumas pessoas pensam que é preciso procurar por grandes metrópoles com centros comerciais agitados para se ter sucesso com um empreendimento. É como se esses pontos contassem quase que como uma garantia de que haverá mais clientes e, assim, a empresa conseguirá crescer e se desenvolver.

Mas não é bem assim que acontece. Grandes centros comerciais significam concorrência acirrada, custos elevados, maiores obstáculos para se destacar no mercado, entre outros pontos. A grande dúvida que fica então é: por que abrir um negócio em uma cidade pequena? Essa realmente é a melhor opção?

Benefícios de abrir uma empresa em uma cidade pequena

Em primeiro lugar, é muito importante abrir a mente e se livrar de alguns preconceitos quando se trata de empreender, principalmente em cidades pequenas.

A quantidade de pessoas e a infraestrutura que a cidade oferece não são motivos determinantes para o sucesso. Pelo contrário, quando você trabalha em mercados ainda pouco explorados, as chances de o seu negócio crescer e obter destaque são muito maiores do que se você ficar “brigando” em áreas que já estão saturadas.

Além disso, essa é uma excelente oportunidade para que você consiga conciliar um ritmo de vida mais tranquilo e com maior qualidade, mas sem deixar de investir no sonho de abrir um negócio. E o melhor, conquistar o sucesso!

Vamos te apresentar alguns benefícios indiscutíveis para que você se convença de que escolher uma cidade do interior pode ser a melhor forma de começar a empreender!

As cidades pequenas não são mais tão pequenas assim

Se o seu maior receio em abrir negócio em uma cidade menor está relacionado ao fato de que você não poderá mais contar com a infraestrutura e as diversas possibilidades de lazer, entretenimento e comodidades que uma cidade grande possui, é melhor começar a rever os seus conceitos!

Muitas cidades pequenas já contam com uma grande variedade de escolas, restaurantes, opções de lazer, bancos, entre outros. Ou seja, ao abrir o seu negócio em uma cidade com esse perfil, você consegue juntar o melhor dos dois mundos: a comodidade e a infraestrutura de uma grande cidade, com a tranquilidade e a diminuição das horas no trânsito de uma cidade pequena!

O custo de vida é muito menor

Independentemente de você abrir um negócio ou não, uma coisa é fato: o custo de vida nas metrópoles está cada vez mais alto e difícil de acompanhar. O aluguel é caro, as compras no mercado levam boa parte do seu dinheiro e fica cada vez mais difícil de sair para jantar fora por causa da conta que chega no final.

Todos esses pontos contam — e muito — no momento em que você decide abrir o seu próprio negócio. Os custos com aluguel, compra de insumos, reformas e até mesmo os salários dos funcionários serão muito mais altos do que se você empreendesse em uma cidade do interior.

Menos concorrência e funcionários mais fiéis

Outra grande vantagem de começar um negócio em uma cidade pequena é que a concorrência é infinitamente menor. Enquanto que em uma cidade grande você pode ter que enfrentar um concorrente a cada esquina, em uma cidade de pequeno porte é possível pesquisar as opções já disponíveis para oferecer novidades e, dessa forma, conseguir se posicionar com destaque no mercado.

Como a oferta de trabalho é menor, os funcionários tendem a ficar mais tempo nas empresas. Além de te gerar um custo menor, esse é um excelente benefício para reter talentos e fazer com que a sua empresa cresça ainda mais!

A fidelização ao cliente é mais fácil

Como a população das cidades do interior é menor, fazer um atendimento ao cliente de qualidade e que aumente a fidelização e retenção é muito mais fácil. Além disso, você não sofre com todo aquele estresse e pressão que vivemos diariamente nas grandes cidades, o que torna o trabalho muito mais agradável e te dá mais tempo para prestar atenção aos detalhes, buscando formas para deixar os seus clientes sempre satisfeitos.

botao_CTA_estudo_viabilidade

Há grandes possibilidades de crescimento

Não é só porque a cidade é pequena que isso significa que o seu negócio só conseguirá crescer até certo ponto, muito pelo contrário! Há uma movimentação muito grande das prefeituras e das empresas para levarem polos comerciais às cidades com poder de desenvolvimento e que possuem custos mais baixos.

Isso representa uma oportunidade de atuar em mercados que estão em expansão e, se você fizer a escolha certa, de sair na frente e conseguir transformar o seu negócio em uma grande potência das cidades pequenas!

A qualidade de vida que você sempre sonhou

O sonho de abrir um negócio próprio sempre vem acompanhado de uma qualidade de vida melhor e de ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa para você, certo? E quer um lugar melhor para fazer isso do que em uma cidade pequena?

O trânsito é muito melhor, as pessoas são amigáveis, o clima é livre de poluição e você ainda pode parar no meio da tarde sem nenhuma preocupação para tomar aquele cafezinho e relaxar.

Ideias de negócio para cidades pequenas

Agora que você já está convencido de que abrir um negócio em uma cidade do interior é uma excelente opção para começar a empreender e tirar os planos do papel, chegou a hora de conhecer as melhores opções. Pensando nisso, listamos 5 ideias de negócios com grande potencial de fazerem sucesso em cidades pequenas!

Agência de turismo

Muitas cidades pequenas costumam contar com grandes atrativos turísticos. Algumas delas se destacam pelas montanhas, outras por estarem no circuito das águas e, ainda, há aquelas que atraem interessados em praticar esportes radicais, entre outras atrações.

Independentemente do perfil que a cidade que você escolher possuir, o setor de turismo é uma excelente opção e com grande potencial de rentabilidade. Você pode começar com uma estrutura pequena, por exemplo, e treinar alguns guias para receber os turistas.

Não se esqueça, claro, de investir em divulgação e atender aos clientes da melhor forma possível, afinal, o seu grande objetivo é fazer as férias deles tornarem-se inesquecíveis.

Cuidados para idosos

Muitos idosos costumam mudar-se para cidades menores justamente pela qualidade de vida que elas oferecem. Por isso, investir nesse segmento também pode ser uma ótima escolha para o seu negócio.

Você pode abrir desde uma empresa focada em atividades e entretenimento para esse público, até uma casa especializada em cuidados. Se optar pela segunda opção, não deixe de contratar profissionais da área da saúde que tenham experiência com esse público e, claro, preste muita atenção às formas de tratamento e aos cuidados oferecidos.

Restaurantes e bares

Algumas cidades pequenas costumam ser carentes quando se trata de restaurantes e bares. E o melhor dessa opção é que, além de todo mundo precisar comer, você ainda pode focar o seu negócio no entretenimento.

Uma boa dica para quem pensa em empreender nessa área é escolher um segmento para atender a um público específico. Você pode abrir um bar para o happy hour ou um restaurante que ofereça opções de almoço para quem trabalha por perto, por exemplo.

Trabalhar com alimentação, no entanto, requer alguns conhecimentos específicos devido às normas e regulamentações da Vigilância Sanitária. Por isso, tome cuidado para não começar já com a perna esquerda.

Salão de beleza

A área da beleza é uma das que mais cresce no Brasil. Se você possui aptidão nesse ramo e já tem alguns conhecimentos sobre cabelo, unhas e maquiagem, essa pode ser uma excelente alternativa para abrir um negócio no interior.

Um salão precisa ter uma estrutura atrativa e impecável. Além disso, é fundamental que ele esteja instalado em um ponto de grande circulação na cidade para que você consiga atrair mais clientes. Invista em equipamentos adequados, selecione os profissionais mais capacitados e não se esqueça de oferecer um atendimento de qualidade.

Escola de idiomas

O segmento de aprendizagem de novos idiomas também é um dos que mais cresce no Brasil. Principalmente durante tempos difíceis em que estamos vivendo, as pessoas buscam cursos para que possam se especializar e conquistar uma posição melhor no mercado de trabalho. O inglês, principalmente, tem se tornado um requisito indispensável para grande parte das vagas em boas empresas. Por isso, entre todas as ideias de negócios, essa talvez seja a mais promissora!

Se você é fluente no idioma e já deu aulas, abrir uma escola de inglês, por exemplo, fica ainda mais interessante. Afinal, você empreenderá em uma área sobre a qual já tem algum conhecimento, e é possível que até você mesmo possa atuar como professor.

Para esse tipo de negócio, também é importante escolher uma boa localização, que pode ser perto de uma área residencial ou, até mesmo, em um bairro empresarial. Invista em uma excelente infraestrutura para receber os alunos e valorize o sistema de ensino da sua escola.

Negócio próprio ou franquia?

Já se decidiu sobre qual opção é a mais adequada para você abrir o seu negócio em uma cidade pequena? Pois fique sabendo que ainda falta mais uma etapa nesse processo! Agora chegou o momento de decidir se você quer abrir um negócio próprio ou uma franquia!

Qual a diferença?

Antes de mais nada, é importante entender que existem algumas diferenças entre esses dois modelos de negócio. Quando você opta por uma franquia, você recebe todo o apoio e conhecimento da franqueadora.

Como você está investindo em um negócio que já existe e está consolidado no mercado, você já começa alguns passos à frente por trabalhar com uma marca conhecida e receber um plano de negócios pronto, que contempla um modelo de gestão e divulgação que dão certo.

Em contrapartida, quando você abre um negócio próprio, você está começando nessa jornada sozinho. Por isso, você precisará entender a fundo o mercado em que pretende empreender e montar um plano de negócios que seja competitivo. Também é importante lembrar que você lançará uma marca desconhecida; por isso, é preciso investir tempo e dinheiro para que os seus clientes tomem conhecimento e confiem naquilo que você está vendendo.

As vantagens de abrir uma franquia

As franquias costumam ser um excelente modelo de negócios para quem deseja colocar os planos em prática e empreender. A seguir, vamos listar as principais vantagens que a abertura de uma franquia em uma cidade pequena pode trazer para você!

Riscos baixos

Você sabia que 60% das empresas que são abertas no Brasil fecham antes de completar 5 anos? Isso acontece por vários motivos, desde falta de preparo do empreendedor até um plano de negócios falho ou, até mesmo, a escolha do segmento errado para empreender.

Quando falamos do mercado de franchising, esse número cai apenas para 15%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por que um índice tão baixo? Justamente porque os franqueados podem contar com todo o apoio de uma franqueadora, que já atua no segmento há tempo necessário para conhecer como o mercado se comporta e criar modelos de negócio de sucesso.

Apoio da franqueadora

Essa é justamente a próxima vantagem de se investir em uma franquia: o conhecimento da franqueadora. Abrir um negócio próprio não é uma tarefa fácil e, na maioria das vezes, contar apenas com uma boa ideia não basta.

Um empreendedor precisa reunir uma série de características e conhecimentos para que consiga criar um negócio de sucesso e que se mantenha saudável durante os anos. Por isso, contar com todo o apoio possível é mais do que fundamental para garantir que esse investimento seja recuperado e você alcance os seus objetivos.

Retorno mais rápido

Aqui está outro ponto que precisa ser considerado antes de optar por abrir um negócio próprio ou uma franquia. Quanto tempo você pode esperar para ter um retorno do seu investimento?

Quando você opta por abrir uma franquia, esse tempo costuma ser muito mais rápido do que com um negócio próprio, justamente porque você está trabalhando com uma marca que já é conhecida e, com o suporte da franqueadora, poderá passar mais rápido pelas etapas que poderiam tornar o seu lucro menor ou mais devagar.

Sem surpresas

Planejar os custos, fazer as estimativas de vendas, negociar com fornecedores, manter um capital de giro saudável… Esses são apenas alguns exemplos de tópicos fundamentais e nos quais você precisa prestar atenção para evitar surpresas desagradáveis e manter a sua empresa em crescimento.

Com uma franquia, todo esse planejamento já está pronto e é disponibilizado para você pela franqueadora. Isso permite com que você saiba exatamente quais os custos envolvidos e em quanto tempo você começará a colher os resultados.

As vantagens de uma marca conhecida

Estabelecer uma marca no mercado não é uma tarefa fácil e, muito menos, rápida. Além da escolha do nome e da criação de um logo, essa etapa envolve um planejamento de marketing e investimentos em divulgação.

Com uma franquia, todo esse trabalho já está pronto, o que permite com que você aproveite dos benefícios de uma marca já consolidada! E não vá pensando que as vantagens de trabalhar com uma marca conhecida envolvem apenas atrair mais clientes. Essa posição também permite com que você tenha um poder de negociação muito maior com fornecedores.

Franquia de Idiomas para cidades pequenas

Gostou da ideia de abrir uma franquia na sua cidade? Então daremos mais uma dica para aumentar, ainda mais, as chances de o seu negócio ser muito bem-sucedido: uma franquia de escola de ididomas.

Como dissemos, o mercado de ensino de idiomas é muito promissor no Brasil, mesmo com a crise. Para você ter uma ideia, esse foi um dos segmentos que mais se destacou no mercado de franquias em 2015, de acordo com dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF).

Como o país tem uma carência muito grandes por profissionais especializados e as empresas estão exigindo cada vez mais qualificação em suas contratações, a tendência é que a procura por cursos de idiomas aumente cada vez mais!

Como escolher a franquia ideal para você

Ficou interessado e está pensando em abrir uma franquia de escola de idiomas? Então vamos te ajudar com os pontos que devem ser considerados para que você faça a melhor escolha!

Preste atenção nos investimentos

A decisão acaba sempre pesando mais no bolso, certo? Por isso, é muito importante que você se informe e considere todos os investimentos necessários para abrir a sua franquia de idiomas.

Entenda qual o montante necessário para começar a sua escola e veja se ele cabe no seu bolso. Lembre-se que, nessa decisão, alguns fatores como o tempo de retorno e o ponto de equilíbrio da franquia também precisam ter um peso grande. Afinal, um dos motivos pelos quais você escolheu abrir uma franquia é justamente por ter um retorno mais rápido.

Pergunte sobre bonificações

É isso mesmo que você leu! Algumas franqueadoras de idiomas trabalham com bonificações nos royalties. Isso significa que você pode ter mais tranquilidade para focar em sua escola e conseguir juntar mais dinheiro no caixa até que você já esteja totalmente estabelecido no mercado e colhendo os frutos do sucesso.

Entenda as iniciativas de marketing

Pergunte para a franqueadora quais são e como funcionam as iniciativas de marketing. Analise os investimentos em divulgação para garantir que você abrirá uma franquia que terá uma boa exposição no mercado. Além disso, veja se a franqueadora dá algum apoio para investimento em divulgação local, afinal, o marketing é a alma do negócio.

Veja o projeto visual

Numa escola de inglês, não é apenas o método de ensino e os professores que contam. Como em todo negócio, a parte visual “enche os olhos” e funciona como grande atrativo para proporcionar um ambiente de estudo agradável e que atraia mais alunos. Por isso, é importante conhecer o projeto visual da franquia de escola de idiomas e, até mesmo, visitar algumas unidades.

Priorize quem oferece treinamento e suporte

Especialmente nos primeiros anos, você vai precisar de todo suporte e conhecimento possíveis para que a sua escola de idiomas dê certo e seja um sucesso. E um dos principais motivos de escolher uma franquia para colocar esses planos em prática é o apoio que a franqueadora oferece.

Pergunte sobre os treinamentos oferecidos e entenda como funciona a dinâmica entre a franqueadora e as franquias. Poder usufruir de cursos específicos de administração, pedagogia e marketing, além de fazer treinamentos de atualização, são fundamentais para o seu sucesso.

Abrir um negócio em uma cidade pequena é uma excelente oportunidade para tirar os planos de empreender do papel e conquistar uma vida com muito mais qualidade e tranquilidade.

Além dos benefícios que uma cidade desse porte proporciona para deixar a sua vida mais saudável e feliz, essa também é uma ótima estratégia para quem almeja começar um negócio próprio e obter sucesso, uma vez que as cidades do interior apresentam diversas oportunidades para quem pensa em abrir uma empresa.

Junte tudo isso aos conhecimentos e suporte que uma franquia pode te oferecer e você terá a receita do sucesso! Não deixe de se informar e pesquisar sobre os segmentos mais promissores, como o de escolas de idiomas. Lembre-se que apostar em um segmento de franquias que está em ascensão faz toda a diferença na hora do seu negócio crescer e decolar.

Por fim, avalie as opções de franquia de escola de idiomas, veja qual se encaixa melhor no seu perfil e que oferece melhores condições para que você se desenvolva e seja um empresário de sucesso!

Ainda está com alguma dúvida sobre o mercado de franquias ou deseja saber mais sobre como é abrir uma escola de idiomas? Então não deixe de conhecer a Academia Washington Franchising e entender melhor as suas opções!