Se você pensa em empreender, já deve ter analisado suas questões financeiras e feito um cálculo básico de quanto dinheiro é preciso ter para abrir um negócio – nós inclusive já falamos sobre o investimento mínimo em um outro post do blog, leia aqui. Mas, para ir direto ao assunto desse artigo, para entender quanto dinheiro é preciso ter para começar a empreender, você precisa caprichar no seu plano de negócio, para então chegar no valor X do seu Capital Inicial. Continue lendo!

O que é capital inicial e por que ele é tão importante?

O capital inicial é o valor do primeiro investimento que você precisará fazer para abrir um negócio. Isso significa que você precisa contar com todas as taxas burocráticas de tirar uma empresa do papel e também uma quantidade operacional que irá manter sua empresa até que ela finalmente gere lucros, alcançando seu ponto de equilíbrio. É por isso que reunir o capital inicial é tão importante para começar, afinal, a causa do fechamento de 60% das empresas no Brasil é justamente a falta de dinheiro ou, em outras palavras, a falta de planejamento.

Se você pudesse se apegar a um conselho para abrir seu próprio negócio, esse conselho seria: planeje muito bem. Pois quem falha em planejar, planeja falhar. Por isso a gente não pode deixar de falar do plano de negócios.

Quanto você precisa para abrir um negócio

Plano de negócio para abrir uma empresa

Um plano de negócio muito bem elaborado consegue responder de forma simples e muito clara qual é a sua necessidade de capital inicial para dar início ao sonho do negócio próprio e mais: sem prejuízos. Ele deve ser feito com máxima cautela, tudo deve estar bem estruturado de acordo com cada detalhe colhido. Com o plano de negócios pronto, basta seguir a risca e fazer as atualizações necessárias para responder às questões: o que, onde, como e quanto investir.

Capital inicial para abrir uma franquia

“Empreender fazendo parte de uma rede de franquias é considerada uma das melhores opções para o empreendedor iniciante”, defende Lyana Bittencourt, especialista em franquias da Exame. Isso, por que o modelo de negócio permite que o franqueado conte com todo o suporte da franqueadora, com isso, há muito mais chances de obter sucesso, sem errar no plano de negócios e consequentemente, no capital inicial.

No entanto, cada franquia possui seu preço que varia de acordo com o porte da rede, modelo de operação, segmento, localização e força da marca. Na maioria das vezes, o valor de capital inicial indicado pelas franqueadoras já incluem a reforma dos ambientes, instalações, equipamentos, sistemas, treinamentos, enfim, um enxoval completo para o seu negócio.

Capital de giro

Uma segunda etapa já citada até aqui, também é chamada de capital de giro. Ele é montante que vai manter a sua operação até que a empresa comece a se sustentar sozinha. Pense em custos fixos, despesas que você precisa cobrir e ainda em fazer uma reserva para nunca passar por apertos.

Agora, se você não tem muita habilidade e conhecimento suficientes em finanças, peça ajuda! Essa vai ser uma atitude de grande valia para evitar erros e transtornos.

Se gostou desse posts, comente, queremos saber se conseguimos te ajudar 🙂