Se você pensa em empreender, já deve ter analisado suas questões financeiras e feito um cálculo básico de quanto dinheiro é preciso ter para abrir um negócio – nós inclusive já falamos sobre o investimento mínimo em um outro post do blog, leia aqui. Mas, para ir direto ao assunto desse artigo, para entender quanto dinheiro é preciso ter para começar a empreender, você precisa caprichar no seu plano de negócio, para então chegar no valor X do seu Capital Inicial. Continue lendo!
O que é capital inicial e por que ele é tão importante?
O capital inicial é o valor do primeiro investimento que você precisará fazer para abrir um negócio. Isso significa que você precisa contar com todas as taxas burocráticas de tirar uma empresa do papel e também uma quantidade operacional que irá manter sua empresa até que ela finalmente gere lucros, alcançando seu ponto de equilíbrio. É por isso que reunir o capital inicial é tão importante para começar, afinal, a causa do fechamento de 60% das empresas no Brasil é justamente a falta de dinheiro ou, em outras palavras, a falta de planejamento.
Se você pudesse se apegar a um conselho para abrir seu próprio negócio, esse conselho seria: planeje muito bem. Pois quem falha em planejar, planeja falhar. Por isso a gente não pode deixar de falar do plano de negócios.
Plano de negócio para abrir uma empresa
Um plano de negócio muito bem elaborado consegue responder de forma simples e muito clara qual é a sua necessidade de capital inicial para dar início ao sonho do negócio próprio e mais: sem prejuízos. Ele deve ser feito com máxima cautela, tudo deve estar bem estruturado de acordo com cada detalhe colhido. Com o plano de negócios pronto, basta seguir a risca e fazer as atualizações necessárias para responder às questões: o que, onde, como e quanto investir.
Capital inicial para abrir uma franquia
“Empreender fazendo parte de uma rede de franquias é considerada uma das melhores opções para o empreendedor iniciante”, defende Lyana Bittencourt, especialista em franquias da Exame. Isso, por que o modelo de negócio permite que o franqueado conte com todo o suporte da franqueadora, com isso, há muito mais chances de obter sucesso, sem errar no plano de negócios e consequentemente, no capital inicial.
No entanto, cada franquia possui seu preço que varia de acordo com o porte da rede, modelo de operação, segmento, localização e força da marca. Na maioria das vezes, o valor de capital inicial indicado pelas franqueadoras já incluem a reforma dos ambientes, instalações, equipamentos, sistemas, treinamentos, enfim, um enxoval completo para o seu negócio.
Capital de giro
Uma segunda etapa já citada até aqui, também é chamada de capital de giro. Ele é montante que vai manter a sua operação até que a empresa comece a se sustentar sozinha. Pense em custos fixos, despesas que você precisa cobrir e ainda em fazer uma reserva para nunca passar por apertos.
Agora, se você não tem muita habilidade e conhecimento suficientes em finanças, peça ajuda! Essa vai ser uma atitude de grande valia para evitar erros e transtornos.
Se gostou desse posts, comente, queremos saber se conseguimos te ajudar 🙂