O universo dos negócios está cheio de documentos e nomenclaturas exclusivas para quem vai empreender. No entanto, as franquias possuem termos bem específicos, por ser um modelo de negócio que tem como estratégia a sua expansão. Se você é novo nesse ramo é bom ficar de olho para não se enganar e melhorar sua performance durante as negociações. Com o tempo, esses termos importantes no mercado de franquia farão parte do seu vocabulário no trabalho e você vai ver que eles fazem todo o sentido.
Veja o que significa cada um dos 10 termos importantes no mercado de franquia que nós separamos para apresentar a você!
Termos importantes no mercado de franquias mais utilizados
Para quem ainda é leigo nesse assunto, é importante esclarecer o básico: a diferença entre franqueador e franqueado.
- Franqueador: dono da rede/marca e que concede a outros empresários o direito de comercializar seus produtos e/ou serviços.
- Franqueado: é o empresário que adquire os direitos de comercialização.
Agora sim, podemos falar dos termos importantes no mercado de franquias que você vai ouvir na sua trajetória como franqueado, caso esteja interessado em fazer parte de uma rede.
1. COF – Circular de Oferta de Franquia
É um documento obrigatório, segundo a lei que protege as franquias – artigo 3º da Lei 8.955/94. O franqueador deve entregar a COF ao candidato a franqueado pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato, pois, esse documento contém todas as informações relevantes sobre a empresa, para que a partir das suas particularidades, o candidato possa tomar a melhor decisão.
2. Royalties
Royalties são uma taxa de uso da marca, paga mensalmente ao franqueador pelo franqueado. O valor pode ser fixo ou uma porcentagem sobre o faturamento, tudo depende das condições pré-estabelecidas mediante o contrato. Algumas redes de franquias isentam os seus franqueados deste tipo de taxa.
3. Taxa inicial de franquia
É a taxa paga no ato da assinatura do contrato. Essa taxa pretende remunerar o acesso do franqueado aos dados do franqueador, também chamado de Know-How
4. Know-how
Esse termo vem do inglês e, em uma tradução genérica significa “Saber como”. O Know-how é a prática de transmissão do conhecimento do franqueador ao franqueado referente aos processos e financiado pela Taxa inicial de Franquia.
5. Manual de Operações
O Manual de Operações é o segundo documento entregue do franqueador ao franqueado. Normalmente, ele é entregue junto com o contrato e é referente à gestão do negócio. Possui detalhes dos procedimentos que ele deve seguir.
6. Conselho de Franquia
“Trata-se de um grupo sem personalidade jurídica, reunido mediante regras pré-estabelecidas para debate e sugestões de aprimoramento de seu sistema de Franquias. Seu caráter é consultivo, sendo suas sugestões, quando houver, encaminhadas à Franqueadora, que tem a decisão final sobre os assuntos tratados”, segundo a Cartilha da ABF. Ou seja, é um canal de relacionamento entre um grupo de franqueados da mesma rede para debater os assuntos de interesse com o franqueador.
7. Território
Somente a COF e o Contrato de Franquia podem definir corretamente o que é o território para cada rede. Inicialmente, o “território” designava a área de proteção do franqueado para que não houvesse concorrentes da mesma rede. No entanto, o território é, de fato, onde o franqueado poderá operar, isso significa: um bairro, um shopping, um perímetro, um raio entre a unidade mais próxima, etc.
8. Taxa de Marketing
É um valor recolhido periodicamente para trabalhar o marketing institucional, ou seja, divulgação. Também pode ser utilizado para ações mais específicas da marca e não há regras como um valor fixo, base de cálculo ou outros.
9. Franchising
Palavra que define o que é a conexão de uma rede de franquia. Um resumo de toda a prática.
10. Licenciamento
Nem todas as franquias utilizam o licenciamento, por que este ele dá a liberdade para o franqueado de, além de comercializar os produtos/serviços com a marca, variar o que é oferecido à clientela.
Agora que você já conhece os mais comuns entre os termos importantes no mercado de franquia, está pronto para negociar com muito mais cautela e propriedade. Lembre-se, com o tempo, eles vão fluir naturalmente no seu dia a dia.