Abrir uma franquia tem muitos pontos positivos e uma das grandes vantagens é receber todo o suporte necessário para a gestão da unidade. Franquias também são a escolha preferida para os investidores que desejam abrir o seu próprio negócio, já que oferecem segurança de um negócio já definido, suporte de gestão e muitas oportunidades de crescimento.

O que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Conheça a lei que rege as franquias

Entender a legislação que regulamenta o Sistema de Franchising é um dos primeiros passos para entrar no negócio. No Brasil, foi criada em 1994, a lei nº 8.955, que explica os deveres e direitos de franqueador e franqueado. Leia mais sobre a legislação de franquias nesse outro post do blog.

Por onde começar

A primeira coisa a se fazer é analisar a si mesmo, fazer uma auto avaliação e ver com que tipo de atividade você tem afinidade. Depois, defina quanto você poderá investir para começar e então faça uma boa pesquisa na internet ou em feiras de franquias.

Se você já tem alguma marca em mente, estude-a detalhadamente, converse com outros franqueadores e estude o público alvo. Feito isso, avalie o contrato de franquia e a circular de oferta de franquia.

Circular de Oferta de franquia (COF)

A COF é um dos principais documentos para o funcionamento do sistema de Franquias, é desenvolvido pelo franqueador e apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.

Taxa de franquia e royalties

A taxa de franquia é a taxa inicial que o franqueado paga para o franqueador para se tornar um franqueado na rede. Essa taxa remunera o direito de uso da marca, treinamento e suporte inicial para abertura da sua unidade. Os Royalties são uma forma de remuneração que o franqueado paga ao franqueador pelo direito continuar usando a marca e de receber suporte contínuo. Muitas redes costumam isentar seus franqueados do pagamento de Royalties.

Lucratividade de franquia

A lucratividade de uma franquia pode variar bastante, ficando geralmente entre 7% e 20% sobre o faturamento. As franquias de serviços como uma franquia de escola de idiomas apresentam melhor lucratividade do que franquias de venda de produtos, podendo chegar a 40%. Confira As vantagens de ter uma escola de inglês e Porque investir em uma franquia de idiomas.

Como é calculado o tempo de retorno de franquia

O tempo de retorno de uma franquia é calculado em meses, com base em projeção de faturamento e lucro de unidade. Ele é atingindo quando seu lucro acumulado se iguala ao valor de investimento que foi realizado para a abertura da unidade, esse resultado também é chamada de ponto de equilíbrio. Entenda mais sobre o retorno de franquia e ponto de equilíbrio nos posts Qual é o retorno de uma franquia de inglês? E Como uma franquia de inglês alcança o ponto de equilíbrio rapidamente.

 

Essas são os principais pontos para analisar antes de abrir uma franquia! Consulte nosso sistema de franquias da Academia Washington e seja um franqueado.