O empreendedor que vive no interior pode achar que todas as possibilidades de investir estão encerradas, tendo em vista o comportamento de consumo das pessoas que moram em cidades pequenas, desanimando aqueles que têm vontade de investir em franquias.

Quando pensamos nesses consumidores imaginamos um público acostumado com produtos mais simples, clientes fiéis de empresas familiares, que preferem aproveitar viagens para realizar grandes compras e não ligam muito para marcas, por exemplo. Por isso, nem sempre investir em uma franquia em cidades do interior soa como uma boa ideia.

No entanto, acredite: o mundo mudou e com ele os consumidores. Esse pode ser um excelente negócio! Saiba mais sobre esse assunto no artigo de hoje!

Consumidores cada vez mais antenados

Graças à internet, os moradores de cidades menores estão atentos às tendências de consumo e desejam ter perto deles produtos e serviços que antes estavam disponíveis apenas nos grandes centros urbanos.

Um bom exemplo disso é a procura por cursos de inglês, um antigo sonho de muitas pessoas, que antes era impossível, devido a falta de escolas e franquias de idiomas. Por isso, empresários que estão dispostos a investir em franquias do ramo estão encontrando um mercado com crescimento promissor e grandes possibilidades de retorno do investimento.

Investir em franquias em cidades pequenas mostra-se uma excelente oportunidade de entrar em contato direto com um consumidor com poder de renda e vontade de aproveitar uma novidade.

Localidades ainda pouco exploradas

Empreender e investir em franquias nas capitais é um desafio, já que a grande concorrência com outros franqueados pode diminuir o interesse do consumidor. Por isso, nem sempre o empresário consegue encontrar um bom ponto para abrir seu negócio.

Em cidades do interior, a partir de de 15 mil habitantes, esse problema não existe, uma  vez que o número de franquias da mesma marca — ou do segmento — é menor.

Investir em franquias no interior custa menos

Alugar um ponto para investir em franquias em uma capital desanima qualquer empresário. O valor pedido costuma ser bem elevado — além de que lidar com a concorrência, muitas vezes, já estabelecida, também não é barato.

Em pequenos centros urbanos o valor do aluguel é menor, além de ser mais fácil negociar com o proprietário ou a imobiliária. Isso não só diminui o valor do investimento, como facilita o andamento do projeto do franqueado. O empresário ganha tempo e economiza dinheiro.

Menos custo, mais incentivos

Os valores relacionados ao custo para contratar um colaborador costumam ser menores, se comparados aos mesmos custos praticados nas capitais, por exemplo.  Outra vantagem encontrada é uma carga tributária também menor — incluindo impostos como IPTU, por exemplo.

Alguns municípios têm políticas de incentivo voltadas aos empresários que investem em suas cidades. Tudo para estimular a geração de renda e empregos e proporcionar aos moradores da região o acesso a novos serviços.

Outro valor que sofre variação com a mudança de cidades é o custo com divulgação e publicidade. Em regiões menores, com menos pessoas para alcançar, eles caem consideravelmente. No entanto, o retorno costuma ser maior, já que o empresário tem uma noção clara de quem deve atingir com sua estratégia de publicidade.

Uma chance para quem sempre quis empreender

Muitas pessoas com perfil empreendedor pensam que, pelo fato de morar no interior, não conseguiriam investir em franquias. Esse é um grande engano. Na verdade, para essas pessoas, o ideal é tornar-se um franqueado. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lista algumas vantagens de possuir uma franquia, entre elas:

  • Credibilidade: iniciar um negócio com uma marca que já possui credibilidade no mercado é meio caminho andado na hora de vender seu produto. Você não vai ter que provar para o consumidor que o serviço oferecido possui qualidade, porque ele provavelmente já conhece a marca.
  • Apoio do franqueador: credibilidade se conquista. Por isso, o franqueador não vai querer que um empresário fracasse, levando junto o nome de sua marca, já estabelecida no mercado. É de interesse dele que você tenha sucesso em seu investimento; por isso investimentos em marketing, treinamentos, além de acesso a uma rede de contatos, são oferecidos para que pessoas que desejam investir em franquias tenham grandes chances de sucesso.
  • Acesso a um plano de negócio: um plano de negócio nada mais que é um estudo detalhado sobre o investimento que será feito. Tem como objetivo ser um guia dos desafios e oportunidades que o empreendedor encontrá, ajudando-o a entender onde deve fazer seus investimentos. Esse tipo de estudo costuma ser oferecido pelo franqueador para garantir a viabilidade da franquia e sugerir mudanças — como o endereço em que ela será instalada.

Para quem sonha em ter o próprio negócio, investir em franquias pode ser uma boa maneira de torná-lo realidade. Afinal, o novo empresário estará protegido por uma série de vantagens, que empreendedores que investem em negócios independentes normalmente não têm acesso.

Aproveite seu talento

Algumas franquias representam uma grande chance para que o empreendedor continue trabalhando com o que tanto ama. Franquias de idiomas, por exemplo, ajudam professores de inglês a ganhar muito mais do que receberiam lecionando em escolas públicas, além de proporcionar a oportunidade de continuar no ramo educacional.

Se você tem conhecimento avançado de inglês, está na hora de aproveitar todo esse conhecimento e experiência de vida e investir em uma franquia de idiomas. Basta, no entanto, saber se você tem o perfil para ser um professor empreendedor.

Qualidade de vida

Algumas pessoas não abrem mão da vida agitada das capitais. Outros, no entanto, querem fugir dos problemas encontrados nos grandes centros. Morar no interior é um sonho de muita gente — alguns, inclusive, se mudaram para a cidade grande atrás de oportunidades, mas desejam voltar para perto da família e dos amigos.

Investir em uma franquia nas cidades dos seus sonhos pode ajudá-lo a viver onde você tanto deseja, perto daqueles que você tanto ama, e com a qualidade de vida que sempre quis.

Antes de investir em uma franquia é necessário entender bastante sobre o assunto. Baixe (de graça!) nosso e-book “Guia definitivo para abrir uma franquia de escola de idiomas” e tire todas as suas dúvidas! Até a próxima!