Ensinar idiomas é uma boa opção para as pessoas que desejam investir no setor educacional. Hoje, aprender outra língua é fundamental para quem estuda e para muitas áreas do mercado de trabalho. Entre os idiomas, destaca-se o inglês, que continua sendo a língua mais falada do mundo.

Para muitas pessoas, montar uma escola de inglês pode parecer algo muito caro, inviável. Por essa razão, elas desistem de seus planos. Porém, será mesmo preciso gastar tanto para abrir uma escola de inglês?

Leia o post e veja como montar uma escola com pouco dinheiro.

Faça uma avaliação financeira

Levante o total do investimento, considerando critérios como:

  • Ponto comercial (pode ser próprio ou alugado);
  • Material;
  • Equipamentos;
  • Custos fixos ao mês;
  • Reformas (caso sejam indispensáveis);
  • Previsão de faturamento.

Para ter um bom planejamento financeiro, você deverá ser capaz de fazer projeções e elaborar um plano de negócios. Por isso, leve em conta:

  • A fase de apresentação ao mercado;
  • O marketing;
  • A aceitação diante das empresas concorrentes;
  • A fase de manutenção;
  • A etapa de superação dos desafios;
  • A fase de maturidade do negócio.

Elabore o seu plano de negócios

Para que tudo dê certo na hora de montar uma escola de inglês, de forma a estimar recursos e avaliar melhor as possibilidades de mercado, é imprescindível elaborar um detalhado plano de negócios. Essa ferramenta deve contemplar:

  • Identificação da escola;
  • Fins e objetivos;
  • Autorização de funcionamento;
  • Alunos e comunidade;
  • Organização administrativa e técnica;
  • Organização pedagógica;
  • Corpo docente;
  • Organização física (quantidade de salas de aula, espaço físico, sala de informática e outros);
  • Conselhos escolares e de representação;
  • Organização da vida escolar (horários e funções);
  • Fins e objetivos do curso oferecido;
  • Duração do curso e carga horária;
  • Calendário escolar;
  • Grade curricular;
  • Avaliação (verificação do rendimento);
  • Matrículas;
  • Transferências;
  • Proposta pedagógica.

Para a escola de idiomas iniciar as atividades, ela precisará seguir as regras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB ou Lei nº 9.394/96) e acompanhar a legislação própria do seu estado e/ou município.

Para o recebimento da Autorização de Funcionamento, você deve apresentar:

  • Regimento escolar;
  • Proposta pedagógica;
  • Plano escolar/projeto pedagógico;
  • Contratos, certidões e comprovantes da escola, como plantas do prédio, determinação dos espaços e distribuição de todos os ambientes.

Procure investidores

Se você sentir que seus recursos financeiros ainda não são suficientes para montar sua escola de inglês, busque investidores: familiares e amigos, os chamados investidores-anjos ou recorra aos crowdfundings.

Os crowdfundings consistem em campanhas de financiamento feitas via internet, em que uma pessoa expõe seu projeto artístico ou ideia de empreendimento e os valores necessários pra concretizá-la. Dependendo das regras do sistema usado, há casos em que o empreendedor pode aproveitar o valor doado para começar seu negócio, mesmo quando não consegue atingir sua meta.

O investidor-anjo é uma pessoa física que aplica seu dinheiro em alguma empresa nascente com alto potencial de desenvolvimento. Na verdade, um investidor-anjo pode ajudar de várias maneiras, não apenas com recursos financeiros. Ele pode, por exemplo, ajudar com o próprio conhecimento e com sua rede de contatos, talvez facilitando um aporte financeiro por parte de uma grande empresa.

Recorrer às empresas para patrocinar sua causa também é uma alternativa. Muitas empresas costumam separar recursos a fim de oferecer a determinados projetos. E quando se trata de projetos educacionais, as chances de conquistar um bom capital poderão ser ainda maiores.

Trabalhe bem o marketing de sua escola de inglês

O marketing é essencial para qualquer negócio. Atualmente, é possível aplicar boas estratégias de marketing com poucos recursos financeiros por meio do mundo digital.

Pense acerca das redes sociais, crie seu blog ou site, integre grupos afins, divulgue na internet. Mídias como Facebook e LinkedIn ajudam bastante a divulgar novos empreendimentos.

Por meio do Facebook, é possível o compartilhamento em larga escala, principalmente se você integrar comunidades de professores ou escolas de inglês. O LinkedIn é uma rede profissional, que também contribui para as startups acelerarem o desenvolvimento, ganhando mais espaço dentro do público e mercado.

Criar seu próprio blog é outra maneira eficiente de divulgar sua escola, antes de ela começar a funcionar. Poste conteúdos interessantes, mostre os serviços que sua empresa vai oferecer, dê descontos e ofereça bolsas para os primeiros alunos (essa estratégia vem sendo muito usada por praticamente todas as instituições de ensino iniciantes). Responda aos comentários dos usuários e entre em contato com as pessoas que demonstrarem interesse pelo curso.

Outras mídias que podem ser aproveitadas são o Twitter e o Instagram. Varie o seu conteúdo entre textos, vídeos e imagens. Use sabiamente as técnicas de SEO, para que as pesquisas online sejam direcionadas para suas páginas. Também existem jornais virtuais em que você poderá anunciar, seja gratuitamente, seja por preços módicos.

Uma forma barata e eficiente de divulgação, nas cidades de pequeno a médio porte, é o uso de carro de som ou outro veículo afim. É possível anunciar com as bicicletas e motos. A divulgação na rádio também costuma funcionar, e nem sempre demanda custos muito elevados (em alguns casos é até possível conseguir descontos ou anúncios gratuitos, por se tratar de divulgação educacional).

Aposte em uma franquia educacional

Outra maneira de montar a sua escola de inglês sem precisar investir muito dinheiro é por meio da ideia de franquia. As franquias educacionais vêm crescendo, principalmente em cidades de menor porte, onde não existe grande quantidade de boas opções para os alunos que desejam aprender um novo idioma.

Abrindo uma franquia, o empreendedor fica ligado a uma marca já conhecida e com boa reputação no mercado — e isso certamente ajuda a impulsionar o negócio, facilitando a captação de alunos. O franchising permite ao franqueado muitos benefícios, como:

  • Transferência de conhecimento (know-how);
  • Manuais de operação;
  • Formatação de negócio;
  • Boas opções de financiamento (de modo que o empreendedor não precisa arcar com custos muito pesados, além dos limites de seu orçamento).

Conheça a Academia Washington: sucesso no ensino de idiomas

A Academia Washington é uma das mais antigas redes de ensino de idiomas no Brasil.

Ela conta com 52 anos de atividades e mais de 70 unidades espalhadas pelo país. O modelo de franquia que oferece apresenta risco mínimo de falência no mercado, pois o franqueador já conhece a atuação do segmento e pode direcionar ao marketing as melhores premissas para o êxito do negócio.

O investimento da montagem para franquia começa em R$ 49,5 mil para municípios menores, e pode atingir R$ 102 mil reais para cidades grandes, incluindo-se a taxa de franquia. Por meio do Sistema de Realização de Sonhos do Franqueado, a academia e o empreendedor elaboram um plano de ação para que as metas sejam atingidas dentro de 1 ano.

A Academia Washington permite que o franqueado ganhe mais do que 40% de lucro, a partir de seu sistema de negócios e programas inovadores. Dois de seus programas se destacam:

  • Programa Socioambiental (parte das mensalidades dos alunos é utilizada em projetos especiais de parceiros da Rede, como a proteção de espécies ameaçadas de extinção);
  • Aluno Nota 10 (inclusão de alunos carentes para aprender inglês, sem nenhum custo).

E você, como está planejando abrir seu empreendimento de idiomas? Já elaborou o plano de negócios? Aproveite para deixar seu comentário.