No Brasil, o que não falta por aí é talento para empreender. Você provavelmente já ouviu dizer que “o brasileiro só não dominou o mundo, porque não quer”. Mas você há de concordar que o que falta para muita gente é o famoso capital, afinal de contas, para empreender é preciso arcar com muitos custos que precisam estar nos planos de quem quer abrir seu próprio negócio. Pensando nisso, fizemos esses posts com algumas dicas para você empreender usando um baixo investimento. Confira!

Como empreender sem dinheiro?

Antes de qualquer coisa, você precisa estar ciente de que os valores de investimento para abrir o próprio negócio variam muito, principalmente porque existem muitos fatores determinantes para isto. O ramo de atuação, a bandeira/franquia, localização e ideia são exemplos de fatores que podem mudar completamente o tamanho do seu investimento.

Não ter dinheiro para empreender é muito comum. Por isso, não se deixe abater e não desista, pois existem alternativas para começar mesmo assim e viabilizar o negócio com o mínimo de recurso possível.

Comece algo que você domine

Quando você começa um negócio de que você tem conhecimento as chances de dar certo já são bem maiores. Assim, você constrói a sua empresa sobre as suas habilidades e dispensa qualquer tipo de assistência que costumam custar uma fortuna para o empreendedor.

Reduza os padrões

Toda empresa possui custos fixos, por isso, é fundamental que você tenha a consciência de economizar o máximo possível para não entrar em gastos que podem afundar o seu negócio. Na hora de começar, o homeoffice pode ser suficiente, assim como os equipamentos podem ser simples e outros detalhes que você pode dispensar. Deixe para investir nisso quando alcançar o seu ponto de equilíbrio.

O Marketing Digital será seu superamigo!

Além de ser mais barato, o marketing digital é mais eficiente e rápido, trazendo ótimos resultados para o seu negócio desde que ele começa. E depois, quando ele já estiver estabelecido, o marketing te ajudará a manter a visibilidade do negócio.

Busque clientes e investidores desde o início do projeto

Mesmo que o seu negócio não esteja completamente pronto e finalizado para vender, busque seus clientes e investidores apresentando um projeto. Quanto mais rápido você encontrar essas pessoas, mais rápido você terá retorno, ainda que nessa fase inicial o seu investimento seja maior do que o ganho.

Tenha um sócio

Dividir o árduo trabalho e também as despesas do negócio pode ser uma ótima maneira de, literalmente, somar forças. Porém, escolher um sócio é uma tarefa que precisa ser feita com muito cuidado, caso contrário, pode ser também uma péssima ideia.

Ainda existem várias outras formas de começar seu próprio negócio com um investimento mínimo. Estas são só algumas ideias para que você tenha certeza de que é possível e que todos os esforços valem a pena.

Comente o que achou e o que você fará para começar seu negócio.