Todas as pessoas desejam ter êxito em suas vidas. Mas qual será a chave para o sucesso? Quem empreende sabe que o sucesso depende de boas escolhas, e que estas, por sua vez, dependem de informação.

Mas você pode estar se perguntando como ter acesso à informação, e pensando que o mundo é muito agitado, que não temos tempo o suficiente… A solução para todas essas questões é mais simples do que parece: organize-se.

Chave para o sucesso: dê valor ao tempo!

O tempo é um recurso finito, assim como o dinheiro e os recursos naturais. Ele tem valor. Quando nos damos conta disso, começamos a nos questionar sobre como usamos nosso tempo. Maratona de séries, horas nas redes sociais… afinal, isso tudo vale a pena?

A resposta depende de uma autoanálise. Como você usa seu tempo?

Organização é a chave para o sucesso!

Para evitar o desperdício de seu tempo, uma das saídas mais eficientes é a organização. Saiba exatamente quais são as tarefas que você tem que entregar nesta semana e do que precisa para concluí-las. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso.

Crie metas

Quando escrevemos nossas metas, elas começam a ganhar forma. Nosso cérebro é uma ferramenta incrível, mas ele pode nos enganar. Ficar horas pensando sobre uma coisa não é o mesmo que trabalhar nela.

Por isso, coloque metas mensais, semanais e diárias que devem ser cumpridas. Mas seja realista, não crie objetivos que vão além da sua capacidade de trabalho.

Transforme-as em tarefas

Escolher um novo fornecedor para sua empresa é uma meta. Pesquisar novos fornecedores é uma tarefa. Fazer orçamentos é outra.

Metas devem ser transformadas em tarefas, afinal, elas são um conjunto de ações que terão que ser tomadas. Faça uma lista com suas tarefas e, assim que terminá-las, você terá concluído uma meta.

Use a tecnologia

Fazer uso da tecnologia é uma chave para o sucesso. Realizar reuniões por Skype, por exemplo, é mais econômico e pode ajudá-lo a organizar melhor suas tarefas, pois poupa o tempo que seria necessário com locomoção.

Ferramentas como Trello estimulam o trabalho colaborativo, independentemente da localização dos usuários. O Google Docs, por sua vez, permite que um relatório ou uma planilha sejam escritos e acessados em qualquer lugar. Assim, você se organiza e escolhe os melhores horários e locais para trabalhar.

Evite perder tempo com e-mails que não são importantes. Um site que vai ajudá-lo a selecionar as mensagens que interessam é o Unroll.me. Ele organiza as mensagens e ajuda a sair de grupos ou newsletter que não são interessantes.

Rescue Time, por sua vez, monitora sua navegação e mostra quanto tempo você dedica ao trabalho e quanto tempo gasta em outros sites. O resultado é surpreendente. O site tem ainda uma versão Pro que bloqueia algumas páginas por determinado período de tempo.

A principal chave para o sucesso é transformar sua vontade de mudar em realidade. Não procrastine seus resultados, pois, como já foi dito neste artigo, o tempo não é infinito.

Quer ajudar outras pessoas a encontrarem a chave para o sucesso? Então compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.