Ao pesquisar pela melhor franquia de acordo com o seu perfil de empreendedor e investidor, deparamos com inúmeros modelos que vão de 10 mil reais a milhões. No Brasil, existem opções de franquias para todos os bolsos e gostos.

Mas o que realmente preocupa no quesito investimento inicial é o que ele representa em números que saíram da sua conta para começar o seu negócio. Quer saber o que está incluso no investimento inicial de uma franquia? Continue lendo este post!

INVESTIMENTO INICIAL DA FRANQUIA

Um candidato a franqueado, assim como qualquer outro empreendedor, precisa trabalhar com previsões. Isso quer dizer que você precisa estar atento e consciente a tudo que está previsto para o investimento inicial.

O que compreende contar com uma margem a mais para evitar erros, prejuízos e complementar o que for necessário para deixar tudo dentro dos padrões e também com a sua cara.

Vamos ao que interessa: o que normalmente faz parte do investimento inicial.

TAXA DE FRANQUIA

A taxa de franquia é a primeira etapa a ser paga. Ela representa o vínculo entre franqueado e empresa franqueadora e, a partir desse momento, você se torna oficialmente franqueado. O pagamento é feito no momento em que os papéis são assinados.

DIREITO DE USO DA MARCA

O direito de uso da marca está dentro do valor da taxa de franquia, com esse direito, você poderá usar a marca e comercializar em nome dela.

APOIO NA IMPLANTAÇÃO DA FRANQUIA

Seja qual for o modelo de negócio ou o segmento da franquia, você enquanto franqueado receberá todo o apoio da rede para montar sua unidade, desde a administração até a capacitação dos seus funcionários.

APOIO NO DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO

Sua unidade deve seguir os padrões da rede, por isso a franqueadora vai te passar todo o conhecimento para que você alcance o sucesso nesse modelo de negócio.

OBRA CIVIL

Nem todas as franquias incluem o valor das obras e reformas do ponto comercial no investimento inicial. É aconselhável conversar com a franqueadora e se atentar para ter o valor disponível a parte, caso ela não inclua ou não ofereça esse suporte.

ARQUITETURA E MOBILIÁRIO

Muito utilizada e inclusa no investimento inicial de franquias do varejo, pois assim as lojas seguirão o mesmo projeto arquitetônico da rede.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Todos os equipamentos utilizados na operação da franquia estão inclusos no investimento inicial. No caso da Academia de Inglês Washington, consideramos equipamentos como computador para secretaria, bem como projetores, quadros, mesas, carteiras, etc.

ESTOQUE INICIAL

O estoque mínimo de produtos ou matéria-prima para inaugurar a franquia também está previsto no investimento inicial. Mas também é um ponto para conversar e ficar atento.

INAUGURAÇÃO

Além de todos os gastos com a inauguração, para divulgar o seu negócio e a nova unidade da rede, as franqueadoras costumam incluir o marketing de inauguração no primeiro investimento.

Esses são alguns itens do investimento inicial encontrado em qualquer tipo de franquia. Mas podem haver outros dependendo do segmento e do modelo de negócio. Ao avaliar uma Circular de Oferta de Franquia, sempre preste atenção no que está incluso e não tenha nenhuma surpresa.