O setor de franquias cresceu em 80% nos últimos anos no Brasil com inúmeras opções de investimento. Já existem empresas especializadas nesse ramo, o que prova que o modelo de negócio combina com o público brasileiro.

Apesar disso, esse ramo traz limitações para o investidor, já que dificilmente poderá fazer alterações próprias ou interferir no negócio.

Mas afinal, o que é uma franquia?

Franquia é um sistema que consiste na colaboração de duas partes: o franqueador e o franqueado. O franqueador cede ao fraqueado o direito do uso de sua marcapatente, infraestrutura e venda e distribuição de seus produtos.

É um sistema muito popular já que permite abrir um negócio próprio aproveitando uma marca já conhecida, sem precisar ter todo o trabalho e alto investimento que criar uma marca própria exige.

investir-em-uma-franquia-corretamente

Pra te ajudar a pensar melhor sobre a possibilidade, separamos algumas vantagens e desvantagens de abrir uma franquia. Confira a baixo.

Vantagens

Maior chance de sucesso

Ao começar algo novo do zero, você corre o risco de enfrentar prejuízos e resultados menores do que esperava. Quando você abre um negócio de uma marca já conhecida pelo público, além do status você terá todo o apoio de conhecimento que será transmitido pelo franqueador.

O setor de franquias cresce cada vez mais

Quando você vai ao shopping, por exemplo, pode ter certeza que 70% das lojas e da praça de alimentação são franquias! Isso acontece porque facilmente o público se identifica com o que já conhece. Por esse motivo, o sistema de franquias continua crescendo cada vez mais.

Menor chance de ser afetado pela crise.

Pelo mesmo motivo citado a cima, as chances de uma franquia ser afetada pela crise são menores do que para outros estabelecimentos. O consumidor se sentirá mais confortável em realizar sua compra ou contratar um serviço em um lugar já conhecido.

Economia de escala

Os custos das propagandas serão divididos entre os franqueados, com isso haverá uma redução nos investimentos individuais, além de ser possível melhorar a qualidade de propaganda. O custo de maquinas, equipamentos e instalações também é reduzido.

Desvantagens

Pouca flexibilidade

Há pouco (ou nenhum) espaço para inovações independentes dentro de um sistema de franquias. O franqueador terá normas rígidas de como o negócio deve se mover e provavelmente haverá acompanhamento para verificar o cumprimento das normas além de orientação constante.

Localização forçada

Algumas vezes, mesmo que o franqueado tenha uma boa localização, o estudo feito para a localização da unidade franqueada pode não ser aprovada por não ser apropriada para o negócio.

Pagamento de taxa de franquia e royalties

Antes de começar o negócio é necessário pagar a taxa que varia conforme a franquia escolhida, além disso é preciso pagar royalties (pagar uma quantia pelo direito de uso da marca) para o franqueador sobre os ganhos.

Agora que você já conheceu um pouco sobre o sistema de franquias, está pensando em abrir uma? Conta pra gente!