Muita gente tem o sonho de se tornar seu próprio chefe e iniciar uma carreira como empreendedor, mas começar um novo negócio não é uma tarefa fácil e entre os muitos questionamentos e dúvidas, surge a pergunta: Qual é o melhor modelo de empreendimento? Abrir um negócio próprio e começar do zero, ou abrir uma franquia?  Esses dois modelos possuem suas características, vantagens e desvantagens e qualquer um deles exige dedicação de tempo, investimento financeiro, estudos e análises.

Para clarear a sua mente e te ajudar a fazer a sua escolha, separamos algumas informações sobre essas modalidades.

Qual o melhor modelo de negócio: Franquia ou negócio próprio?

Antes de qualquer coisa é preciso analisar quanto você pode investir para dar início a essa etapa e se fazer algumas perguntas: Sou tolerante a grandes riscos? Gosto de seguir padrões pré-estabelecidos? Prefiro um negócio que garanta estabilidade? Tudo isso é importante para o sucesso do seu novo negócio.

Se você está procurando por segurança e estabilidade, o modelo de franquias é o ideal para você. Quando você abre uma franquia, a marca que você estará oferecendo já possui nome no mercado e as chances de sucesso podem dobrar, além de todo o suporte e orientação que você receberá. Ao começar um negócio do zero é necessário muito estudo de mercado, público e concorrência, mesmo assim o sucesso não é tão garantido quanto com as franquias.

Abrir um negócio do zero é um grande risco

Os gastos para se começar um negócio do zero são maiores, sendo necessário muito empenho e dedicação, além de bastante tempo e dinheiro para criar uma marca e torna-la conhecida no mercado até gerar lucro. O estudo sobre o mercado no qual a empresa está inserida e da concorrência é fundamental, assim como saber se sua área de atuação é rentável, e tudo isso exige muito planejamento.

Por algum tempo fica difícil prever se o negócio vai dar certo ou não e nem todo mundo pode esperar para ver.

Franquias com baixa custo inicial e lucro

Existem franquias para todo tipo de investimento inicial e o lucro pode vir rapidamente, isso acontece porque a maioria das pessoas prefere comprar produtos ou adquirir serviços em nomes já conhecidos do que apostar no desconhecido.

Suporte para franquias e Marketing

Ao contrário de abrir um negócio do zero, ao abrir uma franquia você receberá do franqueador todo o suporte necessário para manter o seu negócio, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.

Além disso, o valor investido com a divulgação da marca é baixo pois na maioria dos casos, a franquia já é conhecida no mercado. O marketing da franquia é compartilhado, o que reduz os esforços e os custos com a divulgação. Os gastos gerais também são muito mais altos quando se decide criar uma marca do zero.

Franquia de idiomas

No ramo de franquias o segmento de escolas de idiomas é um dos mais certeiros, isso porque hoje em dia saber uma segunda língua não é mais um diferencial, e sim um pré-requisito para ter uma boa colocação no mercado de trabalho, assim este modelo de negócios é considerado muito seguro.

Conheça o suporte para franqueados da Academia de Inglês Washington e atinja com rapidez os resultados esperados para o seu negócio.