Muita gente tem o sonho de se tornar seu próprio chefe e iniciar uma carreira como empreendedor, mas começar um novo negócio não é uma tarefa fácil e entre os muitos questionamentos e dúvidas, surge a pergunta: Qual é o melhor modelo de empreendimento? Abrir um negócio próprio e começar do zero, ou abrir uma franquia?  Esses dois modelos possuem suas características, vantagens e desvantagens e qualquer um deles exige dedicação de tempo, investimento financeiro, estudos e análises.

Para clarear a sua mente e te ajudar a fazer a sua escolha, separamos algumas informações sobre essas modalidades.

QUAL O MELHOR MODELO DE NEGÓCIO: FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO?

Antes de qualquer coisa é preciso analisar quanto você pode investir para dar início a essa etapa e se fazer algumas perguntas: Sou tolerante a grandes riscos? Gosto de seguir padrões pré-estabelecidos? Prefiro um negócio que garanta estabilidade? Tudo isso é importante para o sucesso do seu novo negócio.

Se você está procurando por segurança e estabilidade, o modelo de franquias é o ideal para você. Quando você abre uma franquia, a marca que você estará oferecendo já possui nome no mercado e as chances de sucesso podem dobrar, além de todo o suporte e orientação que você receberá. Ao começar um negócio do zero é necessário muito estudo de mercado, público e concorrência, mesmo assim o sucesso não é tão garantido quanto com as franquias.

ABRIR UM NEGÓCIO DO ZERO É UM GRANDE RISCO

Os gastos para se começar um negócio do zero são maiores, sendo necessário muito empenho e dedicação, além de bastante tempo e dinheiro para criar uma marca e torná-la conhecida no mercado até gerar lucro. O estudo sobre o mercado no qual a empresa está inserida e da concorrência é fundamental, assim como saber se sua área de atuação é rentável, e tudo isso exige muito planejamento.

Por algum tempo fica difícil prever se o negócio vai dar certo ou não e nem todo mundo pode esperar para ver. Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 80% das empresas autônomas fecham antes de completarem cinco anos, enquanto em sistemas franqueados esse percentual não ultrapassa os 15%.

SUPORTE PARA FRANQUIAS E MARKETING

Ao contrário de abrir um negócio do zero, ao abrir uma franquia você receberá do franqueador todo o suporte necessário para desenvolver sua operação da melhor maneira possível. O franqueado e sua equipe recebem treinamento e capacitações do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca. Como o objetivo desse tipo de negócio é ter cada vez mais sucesso, a franquia disponibiliza o máximo de apoio e material para quem irá representá-la.

O marketing da franquia é compartilhado, o que reduz os esforços e os custos com a divulgação. Os gastos gerais também são muito mais altos quando se decide criar uma marca do zero. Além de investir menos em divulgação, você não precisa criar uma identidade visual para a marca, usada geralmente em logos, banners, sites, redes sociais e outros materiais que costumam ter valores bem elevados e que serão feitos pelas melhores empresas do ramo da propaganda.

FRANQUIAS COM BAIXA CUSTO INICIAL E LUCRO

Existem franquias para todo tipo de investimento inicial e o lucro pode vir rapidamente, isso acontece porque a maioria das pessoas prefere comprar produtos ou adquirir serviços em nomes já conhecidos do que apostar no desconhecido.

Outro aspecto relevante é a facilidade em aspectos jurídicos. O sistema de franquias conta com legislação completa, que estipula as responsabilidades de ambas as partes e controla documentos, planos, procedimentos operacionais, situações de vínculos empregatícios, entre outros, de forma bastante efetiva.

DESVANTAGENS DO SISTEMA DE FRANQUIA

POUCA FLEXIBILIDADE

Há pouco (ou nenhum) espaço para inovações independentes dentro de um sistema de franquias. O franqueador terá normas rígidas de como o negócio deve se mover e provavelmente haverá acompanhamento para verificar o cumprimento das normas além de orientação constante.

LOCALIZAÇÃO FORÇADA

Algumas vezes, mesmo que o franqueado tenha uma boa localização, o estudo feito para a localização da unidade franqueada pode não ser aprovada por não ser apropriada para o negócio.

PAGAMENTO DE TAXA DE FRANQUIA E ROYALTIES

Antes de começar o negócio é necessário pagar a taxa que varia conforme a franquia escolhida, além disso, na maior parte das franquias,  é preciso pagar royalties (pagar uma quantia pelo direito de uso da marca) para o franqueador sobre os ganhos.

Agora que você conheceu um pouco sobre os prós e contras do sistema de franquias, você acha que esse modelo é o melhor para você investir? Sem dúvidas, a franquia é um grande facilitador em vários aspectos para quem deseja empreender. É importante estudar e ficar atento às boas oportunidades do mercado!