Ponto de Equilíbrio vem de uma expressão inglesa Break Even Point, e tem como objetivo mostrar qual é o valor total de vendas necessário para a empresa pagar suas contas e a partir desse valor, começar a obter lucro. Quando um negócio começa do zero, é comum ouvir que leva no mínimo dois anos para começar a dar bons retornos e atingir seu ponto de equilíbrio, mas investir em uma franquia é uma maneira de reduzir esse tempo.

Como franquias de inglês alcançam o ponto de equilíbrio rapidamente

Ponto de equilíbrio financeiro

Antes de abrir uma franquia, você já tem uma estimativa de quanto tempo levará para atingir o ponto de equilíbrio, já que antes de ingressar no negócio você já recebe todas as informações necessárias sobre tempo e lucro.

Primeira captação de alunos

É preciso ter dedicação e disposição em seguir as orientações do franqueador, assim é possível conquistar o ponto de equilíbrio e o retorno do investimento antes do prazo previsto! É comum que, nesse segmento, o ponto de equilíbrio seja alcançado quando a escola de idiomas atinge determinado número de alunos, o que permitirá que ela obtenha uma receita mensal capaz de cobrir todos as despesas.

Fatores que determinam o ponto de equilíbrio

  • Capacidade de alunos que a escola de idiomas consegue atender;
  • Estrutura inicial montada;
  • Suporte oferecido pela franqueadora;
  • Investimento realizado para captação de alunos.

Informações a serem analisadas

Antes de finalizar um negócio como uma franquia de inglês, é necessário analisar algumas informações para ter certeza que o negócio dará certo.

  • Modelo de negócio da franquia;
  • Investimento inicial médio;
  • Contrato da franquia;
  • Taxa de franquia;
  • Fundo de publicidade;
  • Capital de giro.

Fórmula para o Ponto de Equilíbrio

Para encontrar o nível rentável de sua empresa, é necessário calcular a fórmula PE = CF / MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

CF = Custos fixos

Os custos fixos são os custos que não sofrem alteração em relação a venda da empresa ou do aumento e diminuição de sua produção ou quantidade de serviços. Esses custos sempre estarão presentes e não costumam variar muito. Aluguéis, imóveis, contas de água e luz, telefone e internet são alguns exemplos de gastos fixos.

Margem de contribuição

A margem de contribuição revela o valor total (depois de pagar as despesas e os custos variáveis) que cada venda gera e que poderá ser utilizado para a empresa.

 

Agora você já sabe tudo sobre ponto de equilíbrio e como ele funciona nas franquias de inglês, conheça as opções e seja um franqueado da Academia de Inglês Washington.