Não dá para negar que ser fluente em outros idiomas abre uma série de possibilidades profissionais, afinal, é possível trabalhar na área de docência, tradução e até mesmo a administração de uma franquia de escolas.

O domínio de outras línguas, que não a língua materna, representa uma bela oportunidade de empreender e aumentar a renda, conquistando assim a tão desejada independência financeira. Mais do que isso, saber outros idiomas, principalmente o inglês que é a língua universal, amplia as chances de crescimento e realização pessoal na sociedade cada vez mais competitiva e globalizada.

Se você já viveu experiências no exterior, concluiu cursos de língua inglesa, dá aulas do idioma, tem uma boa habilidade no ensino de inglês e acredita no seu potencial empreendedor, talvez seja a hora de passar de professor a dono do próprio negócio.  Caso você se enquadre nesse perfil, veja as nossas dicas especiais para professores de inglês que desejam empreender. Vem com a gente!

Por que empreender?

Muito tem se falado sobre a atual crise econômica do país. Altos impostos, redução da oferta de empregos, demissões em massa e instabilidade política. O cenário assusta quem é empregado, mas, por incrível que pareça, o momento é favorável para quem deseja se tornar empreendedor e driblar os atuais problemas econômicos.

Empreender é uma inegável chance de converter crise em oportunidade, maximizando as possibilidades de ganhar mais, crescer profissionalmente e ter maior qualidade de vida. O que não faltam são boas razões para abrir o negócio próprio.

Se, tempos atrás, abrir e manter um negócio era algo difícil e, muitas vezes inviável, por causa dos altos custos e do demorado processo burocrático, hoje em dia, a abertura de uma empresa está mais descomplicada, assim como seu gerenciamento.

Há a desburocratização do processo, suporte das entidades de classe, unificação de tributos e muitos outros incentivos para os que sonham com um empreendimento para chamar de seu. Outra facilidade é a existência de boas redes de franquia, o que também simplifica a gestão de negócios em diferentes segmentos, inclusive, escolas de idiomas.

Empreender vale muito a pena e os números estão aí para confirmar esse fato. Só para se ter ideia, o Brasil é o país mais empreendedor do mundo segundo uma pesquisa do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, ficando à frente de outros 69 países analisados.

O que é preciso para empreender?

Empreender é, antes de mais nada, um desafio. Portanto, é indispensável ter coragem para abrir o próprio negócio e assumir riscos. Para empreender, é fundamental estar disposto a enfrentar obstáculos e superar dificuldades, pois nem tudo são flores no mundo empreendedor.

Além disso, quem empreende, deve buscar aprendizado contínuo, apostar em novas ideias, produtos e serviços, pensar fora da caixinha, saber criar, antecipar tendências, aproveitar oportunidades e canalizar os conhecimentos, paixões, habilidades e talentos em prol do crescimento da empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta o investimento financeiro para abrir um negócio de sucesso, até porque, mais do que dinheiro, é importante investir tempo, planejamento e dedicação para fazer a empresa crescer.

O bom empreendedor é aquela pessoa determinada, proativa, disciplinada e persistente, que trabalha de maneira determinada, não foge aos desafios e acredita em si mesmo. Por falar nisso, a autoconfiança é fundamental para empreendedores, pois eles são responsáveis por liderar pessoas e projetos, mesmo diante de situações inesperadas, problemas e pressões.

É preciso ter arrojo e visão para empreender, afinal, a verdadeira essência do empreendedorismo está em sonhar alto e enxergar além do que as outras pessoas veem. Os empreendedores conseguem reconhecer boas oportunidades para implantar novos negócios ou reformar modelos antigos. Eles são atentos, positivos e revelam o espírito empreendedor nas pequenas e nas grandes coisas do dia a dia.

Qual é o momento certo para deixar de ser empregado?

Cada empresa surge por uma razão própria. Há os empreendedores de necessidade e os empreendedores de oportunidade. Os empreendedores de necessidade geralmente criam negócios informais para sobreviverem, seja porque a renda do trabalho formal não é suficiente para se manterem ou porque perderam o emprego.

Por outro lado, os empreendedores de oportunidade são os que identificam uma lacuna dentro do mercado que pode ser preenchida justamente por suas competências e habilidades. Então ele cria a própria empresa para atender uma demanda específica ou nicho mal atendido.

Seja em qual das situações acima você se encontre, saiba que se a sua intenção é crescer profissionalmente, aprender, ter mais flexibilidade na sua rotina e aumentar suas chances de ter um maior faturamento, esse é o melhor momento para deixar de ser empregado e passar a ser dono do seu próprio negócio. A hora é agora. Não adie sua decisão!

Quais são as habilidades de um empreendedor?

Não há uma receita de bolo, fórmula pronta ou mapa com o caminho das pedras para que o empreendedor seja bem sucedido em sua empreitada. Cada pessoa tem sua trajetória, suas expectativas, potencialidades e limitações. Além disso, as competências, habilidades, experiências e atitudes são diversas.

Embora não exista um perfil pré-definido para ser empreendedor, existem características empreendedoras que realmente aumentam as chances do negócio dar certo. Veja a seguir que características são essas:

  • Iniciativa –  O empreendedor busca oportunidades e tem iniciativa. Ele não espera as coisas caírem do céu e costuma se antecipar às circunstâncias.
  • Otimismo – Empreendedores bem sucedidos são otimistas, mesmo em meio às adversidades. Eles acreditam que tudo vai dar certo, mesmo que venham as adversidades.
  • Arrojo – Os empreendedores são arrojados, pois têm coragem para assumir riscos e ousadia para inovar nos projetos e produtos. Os riscos assumidos pelos empreendedores são cuidadosamente calculados. Eles agem para mensurar e controlar as ações, diminuindo os eventuais impactos negativos de cada uma delas.
  • Eficiência – Outra característica dos empreendedores é a exigência de eficiência e qualidade. Ele sempre está disposto a fazer mais, melhor e mais rápido do que a concorrência, criando procedimentos e metodologias para assegurar a excelência e superar as expectativas dos clientes.
  • Persistência – Os resultados de uma empresa nem sempre são rápidos. Os planos também podem não se concretizar conforme o idealizado. Cabe ao empreendedor persistir, reprogramar a rota e insistir até conquistar os objetivos. Grandes empreendedores, por vezes, fazem sacrifícios pessoais e se esforçam de maneira extraordinária, sem desistir diante das dificuldades.
  • Foco –  Empreendedorismo depende de foco. Bons empreendedores têm metas de curto, médio e longo prazo bem definidas. Eles acompanham essas metas e traçam estratégias para alcançá-las. Uma dessas estratégias é justamente manter o foco no gerenciamento de tarefas e objetivos.
  • Comprometimento – Para empreender é necessário assumir a responsabilidade pessoal e profissional de se dedicar. Empreendedores não trabalham menos que empregados. Pelo contrário! Eles devem ser os primeiros a chegarem e últimos a saírem da empresa, pelo menos até que o negócio se estabeleça.
  • Busca por conhecimento – Verdadeiros empreendedores não se cansam de apreender. Não é porque você domina a língua inglesa, tem curso superior e fez várias capacitações, que já sabe o suficiente. A busca por aprendizado deve ser constante, afinal, ninguém sabe tanto que não possa apreender um pouco mais.
  • Capacidade de planejamento – Os empreendedores são sonhadores, mas em suas decisões, equilibram a razão e emoção. Eles possuem capacidade de planejamento e sabem dividir a rotina  em tarefas e objetivos realizáveis. Os prazos são bem definidos e ele sempre tem formas para avaliar os progressos. Se os planos não saem conforme o estabelecido, ele os revisa e traça estratégias novas.
  • Poder de persuasão – Empreendedores de sucesso sabem argumentar, influenciar e persuadir pessoas de maneira envolvente, empática, criativa, inteligente e ética. Eles usam bem as palavras, inspiram a equipe e vendem como ninguém. Essa característica influencia, de forma positiva, na capacidade de liderança do empreendedor.
  • Bons relacionamentos – Quer ser um empreendedor de sucesso? Então tenha bons relacionamentos com fornecedores, empresários, potenciais clientes, colaboradores e parceiros.  Esse traço vai te ajudar a ser bem visto no mercado, além de ampliar sua rede de contatos e possibilitar a manutenção de relacionamentos sólidos e duradouros.
  • Independência – O bom empreendedor confia na sua própria capacidade de planejamento e execução. Ele ouve os outros, mas é autoconfiante e independente para tomar suas decisões com total autonomia e determinação, mesmo que haja oposições, desafios e resultados inesperados.
  • Boa comunicação – Para empreender é crucial se comunicar bem. Isso quer dizer que é preciso falar com clareza e objetividade, além de ouvir de maneira empática e humanizada. Isso ajuda a manter o clima saudável, assim como, evita ruídos e mal entendidos.
  • Autoestima elevada – Empreendedores de sucesso mantêm a autoestima inabalável, ainda que ouçam críticas ou recusas. Eles superam sentimentos e pensamentos negativos, seguindo firmes e resilientes, sem que a visão positiva de si mesmos seja prejudicada. Eles se amam e são autoconfiantes, mas nãoo a ponto de serem convencidos, teimosos e intransigentes.
  • Autocrítica e autoconhecimento – Todo empreendedor deve se conhecer bem para identificar suas potencialidades e limitações. Além disso, deve ter humildade suficiente para reconhecer os erros e saber que pode sempre melhorar, ainda que o negócio esteja indo muito bem.

Como analisar o mercado?

Antes de ingressar na jornada empreendedora e abrir um negócio próprio, é indispensável analisar o mercado e conhecer o contexto no qual você irá atuar. A análise de mercado ajuda a achar caminhos para iniciar bem o negócio e se desenvolver satisfatoriamente ao longo do tempo. A análise de mercado também contribui na otimização dos esforços de trabalho, fazendo com que o empreendedor gaste energia em ações e projetos que realmente farão a diferença.

Em síntese, a análise de mercado consiste em levantar as informações essenciais para o negócios, acerca do cenário local, economia, concorrência, consumidores, fornecedores, estrutura, etc. Basicamente, analisar o mercado serve para identificar o que a clientela quer e o que os concorrentes oferecem.

É fundamental saber enxergar e analisar os sinais do mercado, já que esses sinais auxiliam o gestor na antecipação dos passos futuros. Como nada ocorre por acaso, o sucesso ou o fracasso é sempre precedido de sinais.

Para fazer uma completa análise de mercado, comece procurando informações em jornais, revistas e na internet. Os resultados não serão específicos, mas te darão uma noção inicial do mercado.

Cumprida essa etapa, parta para a pesquisa de campo e escute diretamente do cliente o que ele espera. Ouça os consumidores, converse com amigos, familiares e profissionais da área para entender o mercado.

Na sua análise, leve em consideração os seguintes aspectos: concorrentes, fornecedores, público-alvo, pontos fortes do negócio, pontos fracos, produtos, etc.

O ideal é que a análise de mercado seja feita periodicamente, mesmo se o negócio obtiver sucesso desde o início. Revisar a análise faz com que você visualize novas oportunidades e encontre caminhos diferentes, caso seja necessário.

Como definir um público?

A definição do público-alvo é um fator determinante para o sucesso da sua empresa a curto, médio e longo prazo. É preciso saber para quem você vai vender e quem o seu negócio vai atender, ainda que esse público passe por readequações com o decorrer do tempo.

Conhecer seu público, o perfil econômico, hábitos e preferências contribui no planejamento da empresa e interfere positivamente na estruturação do marketing e dos objetivos comerciais da escola de idiomas.

Para definir seu público-alvo, comece identificando em quem as estratégias do negócio devem ser focadas. Pesquise os grupos sociais e estipule as faixas-etárias a serem trabalhadas. Faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Quem são as pessoas que precisam da minha empresa?
  • Que pessoas se interessariam pelos meus serviços?
  • Por quem meu negócio será melhor aceito?
  • Qual é o público disposto a pagar por meus produtos?

Respondidas essas questões, o perfil de seus clientes estará previamente delineado. Com o público definido,  você propagará melhor as mensagem da sua escola,   desenvolverá ações mais efetivas e com melhores custos e aumentará a aceitação dos serviços e produtos oferecidos pelo negócio.

Lembre-se que as empresas que não conhecem seus clientes são incapazes de aperfeiçoar serviços de desenvolver  produtos de qualidade. Entender o público-alvo auxiliar no alinhamento do trabalho da empresa com as expectativas da clientela, aumentando assim o nível de satisfação.

Cuidado para não tentar ser abrangente demais. Quem quer atingir muitos públicos ou não conhece bem os clientes potenciais, corre sérios riscos de ter custos elevados e falhas operacionais. Crescer dentro de um nicho específico e atender um público menos diversificado, é uma maneira inteligente de se estabelecer no mercado e conquistar o tão almejado sucesso. Fica a dica!

O que é melhor, franquia ou bandeira própria?

Quando o empreendedor tem o desejo de abrir uma empresa e os recursos financeiros necessários para investir em um negócio, é comum que surjam dúvidas quanto ao modelo ideal de empresa, se é melhor apostar em uma franquia ou criar um negócio próprio.

As franquias geralmente são mais seguras, práticas, acessíveis e rentáveis, tanto que esse modelo de negócio não para de crescer no país. O mercado de franchising no Brasil conta, atualmente, com mais de 1600 redes e o faturamento anual ultrapassa 63 bilhões.

A menos que se tenha uma ideia original e promissora, é melhor se tornar uma escola de idiomas franqueada de uma rede já consolidada, pois com isso, você adquire  o know how de uma empresa de sucesso, uma vez que o negócio já está formatado e obteve bons resultados.

Nas franquias,  você tem um suporte especializado para definir o ponto, mix de produtos, promoções, fornecedores e divulgação, sempre com base em pesquisas e análises detalhadas no mercado.

Como gerir uma escola, sendo um professor e não um administrador?

Talvez você esteja se perguntando como irá gerenciar uma escola de idiomas sendo um professor e não um administrador. Calma! Embora a teoria seja importante, é na prática que se desenvolvem os grandes empreendedores.

Gostar de idiomas, conhecer a área e ter experiência na educação, mesmo que unicamente como professor, é a base para uma boa atuação como gestor. No mais, é preciso seguir alguns passos para facilitar e fundamentar o processo de gestão. São eles:

  • Desenvolver a liderança – Para gerir a escola com eficiência, assuma a postura de líder do negócio. Isso vai te dar segurança para orientar os demais profissionais e conduzir a empresa de maneira positiva.
  • Montar um plano de negócios – Monte um plano de negócios, pois ele irá te ajudar no direcionamento da empresa e alcance dos objetivos. Seu plano deve responder 7 perguntas básicas: What (o que será feito?), Why (por que será feito?),  Where (Onde será feito?),  When ( Quando será feito?), Who (Por quem será feito?),  How  (Como será feito?) e How Much (Quanto custará para ser feito?).
  • Cercar-se de uma boa equipe – Nenhum empreendedor chega longe sozinho. Na sua escola você precisará de bons professores como você, coordenadores confiáveis, pessoas criativas para o marketing, secretária organizada, etc. Contrate pessoas competentes e comprometidas, valorize esses profissionais e cerque-se de gente em quem você confie, principalmente se você estiver ausente.
  • Buscar ajuda especializada – Para abrir seu negócio e gerenciá-lo tranquilamente, busque ajuda especializada em entidades de classe, como o Sebrae. Também vale a pena procurar franquias consolidadas, pois essas redes contam com experiência e estrutura suficientes para te oferecer um respaldo especializado.
  • Estabeleça processos – Organize a rotina da sua empresa através do estabelecimento de processos. Crie um fluxo que envolva a captação de clientes, atendimento, marketing, venda, pós-venda e por aí vai.
  • Mantenha o controle do seu negócio – Toda empresa tem o tamanho limite que seu gestor consegue controlar. Sendo assim, desde o início do negócio, estabeleça protocolos e critérios para monitorar os processos, as finanças e o crescimento da empresa. Gestores precisam estar sempre atentos!
  • Conheça bem a sua área – Pesquise, estude e tenha uma visão ampla do seu negócio. Não dá para dominar todos os segmentos, mas é importante saber como funciona tudo que diz respeito a sua empresa: atendimento, gestão, vendas, recursos humanos, contabilidade, administração, etc.
  • Não se penalize no caso de erros – Errar é humano. Mesmo os grandes empreendedores cometem falhas. O mais importante é aprender com elas, corrigi-las e evitar que se repitam. Quando houver um problema, levante, sacuda a poeira e dê a volta por cima! Tenha em mente que por mais que o empresário tenha certificados e cursos, domine técnicas de gestão e tenha experiência, ele nem sempre acertará de primeira no gerenciamento da empresa.

Conclusão

O empreendedorismo não é um dom ou habilidade nata que só os privilegiados possuem. Ele pode ser desenvolvido, basta querer se tornar um empreendedor de sucesso e batalhar por isso.

Com determinação e foco, é plenamente possível adquirir características essenciais para os empreendedores, como a capacidade de delegar tarefas, definir metas, planejar, gerenciar projetos, monitorar resultados, criar soluções e persistir.

Certamente, se você chegou a esse ponto da leitura, é porque o empreendedorismo te atrai e a busca por novos conhecimentos também. É chegado o momento de levar essa atração a diante e tirar os planos de abrir um negócio próprio do papel. Conte conosco nessa tarefa!

A Academia de Inglês Washington é uma escola de idiomas com mais de 50 anos de mercado. Com uma metodologia de ensino diferenciada do que existe no mercado,  a escola foca nos resultados esperados no processo de aprendizagem.

Com base em conversação e conteúdo de qualidade, a Washington oferece uma grande bagagem para conversar, preparando o aluno para falar inglês fluentemente em todo o mundo, de modo que a gramática seja absorvida e internalizada naturalmente.

A boa notícia é que a Academia Washington Franchising está em plena expansão de escolas de inglês através de franquias em todo o Brasil. O investimento para a abertura de uma franquia Washington é bem acessível e todo suporte é oferecido aos empreendedores durante o processo de implantação e gestão do negócio. Para saber mais sobre essa oportunidade de empreendimento, acesse: http://www.academiawashington.com.br/

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