Falar mais de um idioma deixou de ser um diferencial para tornar-se um requisito básico para qualquer profissional no mercado de trabalho. Por isso, abrir uma escola de idiomas é uma excelente oportunidade para aqueles que sonham em empreender. Se esse é o seu caso, continue lendo o nosso artigo e confira algumas dicas essenciais para colocar esse sonho em prática e ter sucesso com uma escola de idiomas!

1. Localização ideal

O primeiro passo para abrir uma escola de idiomas de sucesso é escolher a melhor região. Afinal, o desempenho do seu negócio estará diretamente relacionado a estar no local certo para facilitar o acesso dos alunos.

Antes de alugar o imóvel, faça uma pesquisa e conheça a fundo o bairro. Tente levantar informações que impactarão diretamente no sucesso da sua escola, como o poder aquisitivo da região, o perfil dos moradores (famílias, idosos, executivos, entre outros) e a quantidade de concorrentes próximos. Também é importante prestar atenção se não há um local ou outro estabelecimento por perto que possa afastar potenciais alunos.

Todos esses pontos te ajudarão a definir tanto a abordagem e a metodologia de ensino da sua escola, quanto a avaliar se o local escolhido realmente tem potencial para gerar negócios.

2. Infraestrutura completa

A infraestrutura do espaço que você pretende alugar é outro item de extrema importância para abrir uma escola de idiomas de sucesso. Isso porque, além do ensino propriamente dito, uma escola vende comodidade e espaço físico agradável e propício para os estudos.

Opte por espaços em que seja possível ter um estacionamento próprio para facilitar o acesso dos alunos e que permitam uma expansão física para quando o negócio decolar. Também é importante analisar a estrutura física e prestar atenção em pontos como: acessibilidade, espaço para as salas de aula, sala dos professores, recepção, quantidade de banheiros, entre outros. Tente repassar todos os itens antes de assinar o contrato do imóvel, pois uma mudança de local no futuro pode prejudicar a sua escola.

3. Exigências legais e fiscais

Independentemente do tipo de negócio, conhecer as normais legais e fiscais é essencial para elaborar um plano de negócios e te preparar para não ser surpreendido enquanto a escola já estiver funcionando.

Pesquise e informe-se sobre todas as exigências que a sua escola de idiomas terá que cumprir para se estabelecer. Esse é um trabalho constante, já que novas regulamentações surgem a todo o momento. Lembre-se: é sempre melhor se adiantar do que ter que ser surpreendido com uma multa porque a sua escola não estava em conformidade com alguma lei.

4. Equipe completa

A equipe é um dos ativos mais importantes de uma escola de idiomas, afinal, se a escola não tiver bons professores, os alunos não terão interesse em continuar os estudos. Procure por professores competentes e que trabalhem com uma metodologia de ensino que se encaixe com o posicionamento da sua escola. Se a sua ideia for oferecer cursos apenas para crianças, por exemplo, é essencial que os professores tenham facilidade e paciência para lidar com elas.

A equipe administrativa também precisa ser escolhida muito bem. As recepcionistas, por exemplo, serão o cartão de visitas e o primeiro contato que potenciais alunos terão com a sua escola. Por isso, invista em treinamentos constantes para incentivar a equipe e mantê-la atualizada. Também é importante estar sempre por perto para avaliar o atendimento e dar feedbacks de melhorias para os funcionários e professores.

5. Gestão e processos em ordem

Ter uma gestão profissional não é exclusividade de grandes empresas. A sua escola pode — e deve — ter uma gestão eficaz e com processos claros e bem definidos. Isso é essencial para manter os negócios em crescimento e com as finanças saudáveis.

Automatizar o máximo possível da gestão e das informações é o ponto-chave para otimizar processos, aumentar a produtividade da equipe, melhorar o relacionamento com os alunos e acompanhar os resultados da escola. Um software de gestão te ajudará a tomar decisões, além de te manter informado sobre os pontos de atenção e que precisam ser melhorados.

6. Marketing e divulgação

De nada adianta montar uma escola de idiomas com uma infraestrutura ótima e profissionais qualificados e talentosos se ninguém ficar sabendo. Por isso, o marketing e a divulgação são essenciais para a sua escola decolar!

O marketing digital pode ser um grande aliado da sua escola, já que permite com que você divulgue os cursos e promoções sem precisar investir grandes verbas em mídia. Crie um site atrativo e com informações atualizadas e aproveite o poder das redes sociais para falar sobre os diferenciais, promoções e a abertura de novas turmas. Mantenha os alunos e prospects informados sobre os novos cursos com e-mail marketing ou, até mesmo, pelo blog da escola.

7. Diferenciais

Por que uma pessoa faria um curso de idiomas na sua escola e não em outra? Essa é uma pergunta para a qual você precisa ter a resposta na ponta da língua!

Pense em como a sua escola de idiomas pode se diferenciar das demais para que você consiga uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes e desperte a atenção do seu público. Esse diferencial pode ser uma metodologia de ensino inovadora, um perfil específico de alunos que você pretende atrair ou, até mesmo, equipamentos e infraestrutura que os alunos só encontrarão na sua escola.

O importante aqui é encontrar uma forma de oferecer benefícios que os alunos não encontrarão em nenhuma outra escola e, dessa forma, se destacar no mercado.

8. Relacionamento com alunos

Manter um relacionamento próximo e aberto com os alunos é fundamental para que a sua escola de idiomas continue crescendo e tenha sucesso. Isso porque fidelizar clientes é essencial para qualquer negócio, já que custa muito mais conquistar um cliente novo do que manter os atuais.

Seja receptivo aos feedbacks dos seus alunos e mantenha canais em que eles se sintam à vontade para conversar com você e com os professores. Esses canais podem ser desde o e-mail da escola até as redes sociais ou uma caixinha de sugestões. O importante é que você consiga manter um relacionamento positivo e saiba transformar as críticas em diferenciais para a sua escola.

Além disso, alunos satisfeitos têm mais propensão em indicar a sua escola para amigos e familiares, funcionando como uma equipe de vendas extremamente qualificada para atrair novos alunos!

Depois de ler essas dicas, com certeza você está mais confiante para abrir a sua própria escola de idiomas e realizar o sonho de ter um negócio próprio! Para receber ainda mais informações sobre o tema, curta a nossa página no Facebook!

 

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